6 estratégias de sucesso para campanhas no Google Ads!

O Google Ads é uma ferramenta poderosa e capaz de auxiliar a sua estratégia de marketing digital a trazer muito mais resultados. Com ela, você consegue atingir vários objetivos, como atrair mais tráfego para o seu site ou para determinada página específica (como uma landing page), auxiliar nas vendas de determinado produto ou serviço, gerar mais engajamento e até melhorar a autoridade do seu site.

Porém, para conseguir extrair o máximo de possibilidades que esta ferramenta oferece é preciso conhecimento e atenção. Para lhe ajudar, nós separamos algumas dicas para melhorar o retorno sobre as suas campanhas Google Ads. Confira!

1. Tenha um objetivo claro

Antes de tomar qualquer ação, é extremamente recomendável que você delimite adequadamente os seus objetivos. Como você viu na introdução desse artigo é possível que a sua campanha Google Ads lhe traga inúmeros resultados, mas, para cada objetivo, ações diferentes devem ser tomadas.

Algumas das suas metas com os anúncios podem ser:

  • lançar uma nova marca, produto ou serviço;
  • aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço do seu catálogo;
  • alcançar mais público para um evento da sua marca;
  • conquistar novos parceiros e investidores;
  • tornar a sua marca mais conhecida;
  • atrair mais tráfego para o seu site, blog ou uma página específica dentro da sua estratégia (uma landing page ou alguma das redes sociais do seu negócio);
  • entre outras.

Além de olhar para o próprio negócio, na hora de definir as metas é essencial que elas sejam realistas e possíveis, por isso é preciso entender o seu mercado, o posicionamento da empresa dentro do setor e também onde se deseja chegar, em quanto tempo e com qual investimento.

2. Analise sua concorrência

Agora que você já tem os seus objetivos claros é hora de entender o que os seus concorrentes estão fazendo, e como estão fazendo. Para isso, você pode inserir as palavras-chaves relacionadas ao seu setor ou produto e analisar as empresas mais bem posicionadas no Google (tanto para tráfego orgânico, como pago).

Em relação ao Ads, analise os textos das campanhas usados pelos seus concorrentes, a palavra-chave, as extensões mais usadas, para onde os links direcionam (e como essas páginas de destino estão otimizadas), entre outros.

A partir dessa análise criteriosa, você já começará a ter mais ideias para os seus anúncios, entendendo como funcionam àqueles que mais trazem conversões e cliques – e também como a sua concorrência tem feito para despertar a atenção do público-alvo.

3. Cuidado na hora de escolher as palavras-chaves

A escolha das palavras-chaves deve ser feita de forma extremamente criteriosa, afinal ela tem um grau de importância imenso dentro da sua campanha Google Ads. Por isso, use o planejador do próprio Google de maneira inteligente.

Lembre-se que, muitas vezes, uma palavra-chave que você acredita ser interessante pode não ter um bom fluxo de pesquisas e a falta desse tráfego pode acabar se revertendo em uma campanha ineficiente, que não traga cliques, nem conversões.

Por isso, analise com cuidado todas as opções de palavras-chaves que o Google lhe oferece, você verá que muitas serão bem diferentes daquelas que você tinha pensado atualmente. Nesta hora, vale à pena analisar o volume de busca, o custo médio e a concorrência para cada keyword.

4. Otimize as suas páginas de destino

Não adianta você criar um anúncio super bacana, com um texto afinado e com ótimas palavras-chaves se a sua página de destino for ruim ou não cumprir com o que o anúncio promete.

Um erro muito comum é se fazer um anúncio sobre determinado produto e o mesmo acabar redirecionando o internauta para a home do site. Ou seja, a pessoa clica no seu anúncio querendo saber mais sobre o produto, mas não consegue encontra-lo. É claro que, nessa situação, a taxa de conversão será baixíssima.

Além de se atentar a esse ponto, ainda é importante que você confira se o site para onde o anúncio redireciona está adequado, com todos os hiperlinks funcionando, com as informações adequadas, com formas de entrar em contato com a empresa e também com CTAs que façam com que o visitante realize a conversão esperada.

Lembre-se que uma página de destino adequada é extremamente importante para ter um anúncio bem classificado, afinal o Google utiliza esse índice de qualidade para reduzir o custo por clique e ainda melhorar a sua posição nos resultados de busca.

Uma dica, para quem ainda não tem um site totalmente otimizado, é investir em uma página específica para o seu anúncio, como uma landing page, assim você poderá otimizá-la melhor e ainda oferecer uma ótima experiência ao seu usuário.

5. Faça testes com a sua audiência

O Google é uma fonte inesgotável de dados e informações, principalmente, sobre nós, os usuários. E, recentemente, ele lançou uma ferramenta bem interessante que pode ajudar nas suas campanhas Ads, o in-market audiences.

Com ela, os anunciantes podem analisar os dados demográficos dos usuários e definir estratégias e metas mais específicas, considerando o comportamento do seu público-alvo na rede.

Dessa forma, o Google consegue saber quando um visitante está pesquisando e comprando produtos ou apenas clicando em anúncios semelhantes. Ao repassar essas informações aos anunciantes, ele contribui para melhorar as taxas de conversão.

Essa ferramenta pode ser encontrada logo acima das palavras-chaves e deve ser marcada para que possa funcionar adequadamente.

6. Fique de olho no índice de qualidade

O índice de qualidade é uma avaliação que o próprio Google realiza com os anúncios, gerando uma nota de 1 a 10. Essas notas ajudam a entender, por exemplo, se as palavras-chaves especificadas e a página de destino são relevantes para o usuário que está pesquisando sobre aquele assunto.

Quanto maior for a nota do seu anúncio, menor o preço que você pagará e melhor o posicionamento que conseguirá. Assim, tente focar em anúncios que sejam relevantes e que tenham ligação entre a palavra-chave escolhida, a página de destino e o que o seu público-alvo tem pesquisado na rede.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil tornar as suas campanhas Google Ads um sucesso de cliques e de conversões? Se você gostou desse conteúdo, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro do universo do marketing digital.

 

 

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Ir ao Topo