Como escolher o chatbot ideal para sua empresa?

Saiba como identificar o melhor tipo de chatbot para o seu negócio. 

Uma pesquisa conduzida pela Mind Bowser em parceria com a ChatbotsJournal.com, uma comunidade  de especialistas do chatbot, avaliou índices importantes a respeito da presença da tecnologia em empresas. 

De acordo com os relatórios apresentados, 75% das organizações entrevistadas desejam adquirir um chatbot, ao mesmo tempo que 76% dos participantes garantem que as ferramentas necessárias para a implantação estão disponibilizadas facilmente, demonstrando que os chatbots são tecnologias acessíveis. 

No entanto, pode não ser uma tarefa fácil identificar o modelo ideal de chatbot para determinada empresa e que corresponda a todas as necessidades de atendimento, relacionamento, apresentação de relatórios e outras funcionalidades. 

Pensando nisso, destacamos pontos fundamentais que devem ser analisados durante o planejamento de implantação do chatbot e que farão toda a diferença no desempenho do bot. 

Para conhecer os maiores detalhes sobre cada ponto, continue a leitura!

Defina qual funcionalidade do chatbot mais importa no seu negócio

Entender suas principais necessidades para adquirir o chatbot é uma etapa fundamental no processo de adesão da tecnologia. 

As funcionalidades disponibilizadas podem estar relacionadas a otimização do atendimento ao cliente, assim como aprimorar o relacionamento para promover marketing e vendas. 

Outras necessidades do seu negócio podem estar ligadas ao desenvolvimento de pesquisas e relatórios, realização de cobranças, agendamentos e muitas outras possibilidades: basta mapear o que melhor se encaixa no seu negócio para designar a automação do bot. 

Estude seu público-alvo

Estudar o público-alvo é tão importante quanto identificar a principal necessidade da sua empresa, já que essa análise vai medir os canais em que o bot deverá estar: como o WhatsApp, por exemplo. 

Para além disso, é importante mensurar a frequência com que os usuários utilizam cada canal, ao mesmo tempo que analisa o tipo de comunicação que o consumidor tem como preferência. 

Encontre especialistas em chatbots

Encontrar um especialista em processos tecnológicos de automação, como é o caso do chatbot, é um pilar essencial para que o projeto tenha sucesso. 

Será este profissional o responsável por assessorar sua empresa, compreender as maiores necessidades, auxiliar no desenvolvimento do planejamento, treinar a equipe para entender os dados disponibilizados pelo bot e muito mais. 

Faça um mapeamento das vantagens

Soluções digitais garantem inúmeros benefícios para o seu negócio, por isso é importante fazer uma relação de custo-benefício de acordo com suas necessidades e as vantagens da tecnologia, avaliando pontos financeiramente positivos que podem ser gerados para a empresa. 

Realize testes

Realizar testes é uma etapa importante para qualquer decisão, de modo que possa ser analisado, na prática, a funcionalidade do chatbot. 

Podem ser simulados diálogos, agendamentos, disponibilidade de informações, novidades, produtos, serviços e muitos outros. 

Priorize colocar-se no lugar do cliente, para entender suas experiências como consumidor com o bot, passando por todos os processos que um usuário real poderia vivenciar entrando em contato com sua empresa. 

Para garantir um auxílio ainda mais personalizado para sua escolha, entre em contato e conheça tudo o que o chatbot pode oferecer ao seu negócio. 

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