contato@biz2digital.com.br / (19) 9 7818-2900 

Fale com especialista

Como escolher o chatbot ideal para sua empresa?

Início/Uncategorized/Como escolher o chatbot ideal para sua empresa?

Saiba como identificar o melhor tipo de chatbot para o seu negócio. 

Uma pesquisa conduzida pela Mind Bowser em parceria com a ChatbotsJournal.com, uma comunidade  de especialistas do chatbot, avaliou índices importantes a respeito da presença da tecnologia em empresas. 

De acordo com os relatórios apresentados, 75% das organizações entrevistadas desejam adquirir um chatbot, ao mesmo tempo que 76% dos participantes garantem que as ferramentas necessárias para a implantação estão disponibilizadas facilmente, demonstrando que os chatbots são tecnologias acessíveis. 

No entanto, pode não ser uma tarefa fácil identificar o modelo ideal de chatbot para determinada empresa e que corresponda a todas as necessidades de atendimento, relacionamento, apresentação de relatórios e outras funcionalidades. 

Pensando nisso, destacamos pontos fundamentais que devem ser analisados durante o planejamento de implantação do chatbot e que farão toda a diferença no desempenho do bot. 

Para conhecer os maiores detalhes sobre cada ponto, continue a leitura!

Defina qual funcionalidade do chatbot mais importa no seu negócio

Entender suas principais necessidades para adquirir o chatbot é uma etapa fundamental no processo de adesão da tecnologia. 

As funcionalidades disponibilizadas podem estar relacionadas a otimização do atendimento ao cliente, assim como aprimorar o relacionamento para promover marketing e vendas. 

Outras necessidades do seu negócio podem estar ligadas ao desenvolvimento de pesquisas e relatórios, realização de cobranças, agendamentos e muitas outras possibilidades: basta mapear o que melhor se encaixa no seu negócio para designar a automação do bot. 

Estude seu público-alvo

Estudar o público-alvo é tão importante quanto identificar a principal necessidade da sua empresa, já que essa análise vai medir os canais em que o bot deverá estar: como o WhatsApp, por exemplo. 

Para além disso, é importante mensurar a frequência com que os usuários utilizam cada canal, ao mesmo tempo que analisa o tipo de comunicação que o consumidor tem como preferência. 

Encontre especialistas em chatbots

Encontrar um especialista em processos tecnológicos de automação, como é o caso do chatbot, é um pilar essencial para que o projeto tenha sucesso. 

Será este profissional o responsável por assessorar sua empresa, compreender as maiores necessidades, auxiliar no desenvolvimento do planejamento, treinar a equipe para entender os dados disponibilizados pelo bot e muito mais. 

Faça um mapeamento das vantagens

Soluções digitais garantem inúmeros benefícios para o seu negócio, por isso é importante fazer uma relação de custo-benefício de acordo com suas necessidades e as vantagens da tecnologia, avaliando pontos financeiramente positivos que podem ser gerados para a empresa. 

Realize testes

Realizar testes é uma etapa importante para qualquer decisão, de modo que possa ser analisado, na prática, a funcionalidade do chatbot. 

Podem ser simulados diálogos, agendamentos, disponibilidade de informações, novidades, produtos, serviços e muitos outros. 

Priorize colocar-se no lugar do cliente, para entender suas experiências como consumidor com o bot, passando por todos os processos que um usuário real poderia vivenciar entrando em contato com sua empresa. 

Para garantir um auxílio ainda mais personalizado para sua escolha, entre em contato e conheça tudo o que o chatbot pode oferecer ao seu negócio. 

Para conhecer mais dicas sobre tecnologias digitais que são tendências, assine nossa newsletter.  

banner chatbot

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Agende uma reunião
Ir ao Topo