5 dicas para fazer sua equipe vender mais

Aumentar as vendas é um desafio enfrentado por boa parte dos gestores, e não é para menos! Afinal, as vendas desempenham um papel importante da manutenção da saúde financeiro da sua empresa, permitindo a recuperação do capital investido no seu negócio.

Os desafios que se apresentam na hora de aumentar as suas vendas não são pequenos, ainda mais no cenário econômico atual – onde a recuperação da economia do país após a recessão dos últimos anos, embora consistente, ainda é lenta.

Justamente por isso, pensando em ajudar você, gestor, a fazer a sua equipe vender mais, preparamos 5 dicas que vão aumentar a taxa de conversão do seu time. Confira a seguir:

#1. Prepare a sua equipe!

Toda a relação de vendas é baseada essencialmente nas habilidades de gerenciamento de pessoas – suas e da sua equipe. Logo, investir em um processo rigoroso de seleção e treinamento da sua equipe de vendas é a base para conseguir alcançar números mais sólidos na conversão de vendas da sua empresa.

Para começar, garanta que seus colaboradores possuam um bom nível de habilidade interpessoal e muita flexibilidade na hora de lidar com os clientes e suas possíveis objeções.

Sua equipe de vendas deve, igualmente, conhecer a fundo os serviços ou produtos oferecidos. Dessa forma, serão capazes não só de melhor auxiliar os clientes, mas principalmente de melhor guiar o processo de compra, identificando as necessidades do cliente e favorecendo uma melhor combinação cliente-produto.

Não se esqueça: seja na loja física, seja no contato através dos canais digitais, a sua equipe de vendas é o rosto da sua marca para o cliente – e a experiência vivenciada nesse contato é o que o seu cliente vai levar da marca para amigos e familiares. Garanta que essa seja a melhor experiência possível.

#2. Invista na visibilidade da sua marca!

É claro que a sua equipe de vendas tem um papel importante na conversão de vendas, sejam elas ativas ou receptivas, mas, convenhamos, ela sozinha não fará milagre algum. É sua função, como gestor, investir na visibilidade da marca, trabalhando à favor da sua equipe de vendas. Como?

Um bom começo é buscar um maior destaque nos meios digitais: afinal, hoje, o mundo está cada vez mais conectado! Busque desenvolver um blog bacana, que reflita a cara e a personalidade da sua marca – e alimente esse espaço com publicações que não sejam mera publicidade.

A internet pôs ao alcance da mão do seu cliente uma infinidade de opções e para a sua empresa conseguir se destacar no meio delas vai ser preciso oferecer um conteúdo de qualidade, que possua significado e aplicabilidade, despertando um interesse real no seu público-alvo.

Outra estratégia de visibilidade, aliada à essa primeira, é o investimento em uma boa gestão da sua marca nas redes sociais. Manter um perfil atualizado da marca nas redes mais acessadas pelo consumidor que você está buscando cativar é um bom começo, mas considere igualmente investir em campanhas pagas nessas mesmas redes sociais – a maior parte delas permite definir de forma clara o público que será atingido (idade, sexo, região, etc.)

Desenvolva estratégias que permitam captar leads a partir dessa primeira atração. É em cima desses leads – e da reputação da sua marca – que sua equipe de vendas poderá trabalhar para aumentar as vendas da sua empresa.

#3. Marque presença online.

Se a sua empresa ainda não realiza vendas online, está mais do que na hora de se atualizar. Ao optar por utilizar uma solução e-commerce, a sua empresa amplia consideravelmente o público atingido, aumentando o seu potencial para conversão em vendas. Agora, se a sua empresa já possui uma página operante, que tal investir em um website que seja “mobile friendly”?

A maior parte dos acessos à internet na atualidade não ocorrem mais a partir de equipamentos do tipo desktops, mas, ao contrário, a partir dos mais diferentes devices: smartphones, tablets, etc.

Para se adequar a essa nova tendência, e conseguir atender a esse novo público, possuir um website da sua marca que seja facilmente acessível a partir de qualquer aparelho móvel e que seja completamente operacional nessas mesmas condições é essencial.

Afinal, você certamente não vai querer que a sua empresa perca uma venda só porque o seu site não funciona corretamente em um smartphone, não é mesmo?

#4. Relacionamento com o cliente: a chave para aumentar suas vendas!

Atrair novos clientes potenciais é o primeiro passo para aumentar a sua conversão em vendas. O segundo passo é desenvolver um relacionamento com esses leads, de forma a criar a oportunidade ou momento perfeito para a conclusão da venda.

Para isso, trabalhe com sua equipe na elaboração de campanhas de email marketing, que mantenham ativa essa relação do cliente potencial com a sua marca. Invista nos canais de comunicação direta, como mídias sociais: nelas, o cliente potencial pode se comunicar diretamente com a sua equipe, sanando dúvidas, ou ainda compartilhar os conteúdos publicados pela sua empresa, criando uma conexão com a marca.

Analise a necessidade de implantar uma solução CRM na sua empresa. Um CRM é um software pensado para facilitar o gerenciamento de clientes, otimizando o processo de vendas para sua equipe.

#5. Gerenciamento de qualidade: garanta o melhor retorno para as suas ações de vendas

Investir em ações de marketing e promoções de vendas são iniciativas que tem um bom potencial para aumentar as suas vendas. É claro que, como gestor, cabe a você acompanhar essas ações de perto, controlando as métricas das vendas realizadas.

Dessa forma você poderá avaliar o real impacto dessas ações no volume de vendas da sua empresa, determinando as ações e estratégias de vendas mais eficazes e com maior retorno. Essa informação vai permitir que você vá adequando as suas estratégias de vendas à resposta obtida do mercado, de forma a garantir um aumento da conversão de vendas que seja consistente.

Uma boa forma de otimizar essa análise é utilizar um software ERP online. Como você certamente já sabe, um ERP é um software financeiro online e uma ferramenta para gestão integrada da sua empresa, permitindo acompanhar os mais diversos aspectos do seu negócio: gestão financeira, controle de estoques, conciliação bancária, etc.

Além disso, uma das ferramentas disponíveis em um ERP de qualidade é a geração de relatórios gerenciais, que vão permitir que você realize esse tipo de análise de forma muito mais rápida e confiável, trazendo agilidade para a sua gestão e otimizando toda a cadeia de tomada de decisões.

E você? Quais as estratégias de vendas mais efetivas praticadas pela sua marca? Não deixe de comentar aqui com a gente!

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