Conheça as melhores estratégias para o uso de chatbot focado na obtenção de leads qualificados.
Geração de leads é o termo que envolve o processo de início do interesse de um possível cliente sobre algum produto ou serviço. Alcançar leads qualificados é um desafio presente em todas as empresas, especialmente aquelas que estão em desenvolvimento e expansão.
Ao mesmo tempo que existe a necessidade de geração de leads qualificados dentro de um negócio, a implantação de chatbot tem se expandido consideravelmente, aplicado para o atendimento e relacionamento eficientes com clientes.
Pensando nisso, o chatbot para empresas pode atuar como geração de leads qualificados, quando aplicadas 5 estratégias fundamentais no desenvolvimento desse processo.
Quer saber como gerar leads qualificados com chatbot utilizando 5 estratégias fundamentais? Continue a leitura!
Qual a relação entre o chatbot e a geração da leads?
A medida que a formação de um lead caracteriza a primeira impressão de um cliente sobre a marca, que envolve a necessidade e o desejo por um produto ou serviço, o chatbot é responsável por iniciar contatos de modo muito prático, fazendo com que o cliente interaja e se relacione com sua empresa.
Nesse sentido, durante o contato com o chatbot o cliente pode se sentir mais envolvido com a possibilidade de compra, além de ter um atendimento personalizado com informações imediatas.
Quais as principais vantagens da utilização de chatbot?
O chatbot é uma ferramenta com recursos que potencializa a geração de leads qualificados e estão entre suas principais vantagens:
- Disponibilidade em tempo integral.
- Atendimento rápido e eficiente.
- Multicanal – pode estar presente em diversas plataformas, como WhatsApp, Web Chat, Facebook Messenger e SMS.
- Identificação de leads qualificados pelo tipo de diálogo.
- Contato humanizado.
- Integração com sistemas já existentes.
Estratégias para gerar leads qualificados com chatbot
1. Agrupamento de informações
É possível utilizar o chatbot como forma de coletar dados e informações dos clientes pertinentes ao seu negócio.
Podem ser programados diálogos que buscam identificar preços, principais necessidades e comodidades que são importantes para que o cliente decida finalmente efetivar a compra e que poderão ser aplicadas na sua empresa posteriormente.
2. Entrega de conteúdo
Pelo diálogo desenvolvido, o chatbot pode ser programado para observar quais informações são relevantes para serem entregues aos clientes, de modo que sejam desenvolvidas listagens que filtrem leads em potencial.
3. Engajamento
A estratégia de engajamento dos clientes é fundamental para que eles permaneçam conectados à marca.
Esses recursos de engajamento garantem maior interação, além de possibilitar um relacionamento mais duradouro, mesmo após o contato inicial.
4. Landing Page
O chatbot pode atuar como o formulário de uma landing page, transformando visitantes do site em leads, formando novos contados com as informações fornecidas pelos clientes.
5. Conversas Reais
Para evitar que o chatbot forneça informações fora de contexto para os usuários, é importante que sejam programadas respostas úteis e reais para cada assunto, demonstrando, dessa forma, um atendimento personalizado e próximo do cliente.
Além disso, em casos específicos, deve existir a possibilidade de encaminhar o diálogo a um atendente da equipe.
Agora que você já conhece as principais estratégias para gerar leads qualificados com chatbot, assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como esse.