Como o Inbound Marketing pode evitar altos custos com a aquisição de novos clientes?

Todo empreendedor sabe o quanto o custo com a aquisição de novos clientes pode pesar na hora de definir o orçamento para as estratégias de marketing. Mas, você já pensou em usar um método mais efetivo e que ainda ajudasse a diminuir esse valor? Pois isso é o que o inbound marketing pode trazer para as suas campanhas. Quer saber mais como ele funciona e como pode ajudar você a diminuir o seu orçamento com marketing? Continue a leitura.

O que é o custo com a aquisição de clientes (CAC) e por que ele é importante?

O CAC é o número que demonstra o quanto a sua empresa está investindo para conquistar um novo cliente e envolve todo o trabalho realizado nas suas campanhas de marketing e de propaganda, até o fechamento da compra.

A fórmula para chegar ao valor do CAC é muito simples: some todos os investimentos que você teve que fazer para adquirir um novo cliente e então divida esse valor pelo número de clientes conquistados dentro do período analisado.

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa investiu um montante de R$ 5 mil em campanhas de marketing e o setor de vendas conquistou 10 novos clientes nesse período. O CAC será de R$ 500.

Embora a fórmula seja simples, para que ela seja efetiva você precisa conhecer todos os investimentos feitos, como salários dos funcionários envolvidos, comissões de venda, treinamentos, ferramentas e softwares, eventos, anúncios, viagens, contatos telefônicos, assessoria de imprensa e assim por diante.

Outro ponto importante é que você deve apenas incluir nesse cálculo os clientes que realmente foram atraídos pela estratégia que se está analisando.

O CAC é fundamental para ajudar você a entender se o seu negócio está investindo mais do que ganha. No exemplo acima o CAC foi de R$500, mas se esse cliente comprou de você um produto ou serviço de R$ 400, por exemplo, você está tendo um prejuízo de R$100.

Como o inbound marketing pode me ajudar a diminuir o CAC?

Como você viu no cálculo acima existem inúmeros investimentos que precisam ser feitos para que suas campanhas tragam retorno. Com o inbound marketing, você poderá usar dos recursos do marketing de conteúdo e da automação do marketing digital para “enxugar” esses itens e diminuir a sua conta.

Ao contrário do marketing tradicional, o inbound busca criar mecanismos para que o consumidor encontre o seu produto ou serviço e assim passe a se relacionar com a sua marca. Veja nosso artigo sobre os benefícios do Inbound Marketing.

Usando as plataformas digitais, o seu investimento inicial terá de ser muito menor do que para anunciar em meios tradicionais como a TV ou os jornais, por exemplo, e ainda existem as vantagens trazidas com a segmentação e as métricas precisas.

Ou seja, com as ferramentas certas você poderá afunilar as suas estratégias para que elas atraiam apenas as pessoas que sejam de interesse da sua marca, automatizar os processos e ainda ter métricas precisas que indicam se tudo está acontecendo como planejado, ou se é preciso alterar o rumo das ações – o que pode ser feito rapidamente e com menos custos.

Como funciona o inbound marketing na atração de clientes?

Como dissemos, o inbound marketing busca se relacionar com seus públicos-alvo de maneira diferenciada. Assim, ao invés de “bombardear” o possível cliente com propagandas e promoções, ele tenta criar um ambiente favorável para que o cliente procure pela empresa.

O principal “braço” do inbound marketing é o marketing de conteúdo, que se baseia na criação sistêmica de conteúdos focados e interessantes que resolvam as dúvidas dos possíveis consumidores, eduquem a clientela e ainda propiciem um relacionamento com a sua marca.

Alguns pontos essenciais do inbound marketing na atração de clientes são:

Jornada do comprador ou funil de vendas

Para o inbound marketing, nem todas as pessoas que chegam até o seu blog ou site possuem o mesmo “nível de interesse e de informações” para que realmente resolvam fechar negócio com você.

Isso significa que algumas pessoas ainda estão pesquisando e se informando sobre o seu setor, outros estão analisando o que você oferece (e a relevância desse produto ou serviço nas suas realidades) e outros já estão prontos para comprar, querendo saber os diferenciais do seu negócio.

Todas essas pessoas precisam ser “abarcadas” na sua estratégia de inbound marketing e captadas corretamente.

Para isso, seus conteúdos devem ser interessantes o suficiente para fazer com que seus possíveis clientes passem por todas essas etapas, descobrindo o problema, considerando a sua solução e fechando negócio com você.

Criação de conteúdo sistemático e interessante

Para cada uma dessas etapas, você deverá produzir conteúdos relevantes e interessantes que sejam capazes de atrair a atenção das pessoas e que façam com que elas comecem a desenvolver um relacionamento com a sua marca.

Note que a sua campanha de marketing não é invasiva, ao contrário, ela se baseia em “capturar a atenção” dos clientes que estão na rede pesquisando sobre temas relacionados ao seu nicho de atuação, oferecendo conteúdo altamente informativo.

Captação e nutrição de leads

Além de criar conteúdos interessantes e relevantes, é importante que você pense em maneiras de disseminar esses conteúdos e assim atrair a atenção do seu público-alvo.

Existem muitas formas de captar novos leads, como através das páginas de captura, em que a pessoa se cadastra para receber um material rico (que pode ser um e-book, um infográfico, um webinar e outros), através do cadastro para participar de eventos on-line, pela assinatura da newsletter e também por meio das redes sociais.

Quando você captar o contato dessas pessoas é preciso trabalhar de maneira a criar uma relação com elas, e isso acontece com a nutrição de leads, um processo automático que envia de forma sistemática informações relevantes, como blogs posts do interesse da pessoa, dicas de cursos ou palestras que você está promovendo, promoções e lançamentos e outros.

Conclusão

Depois de ler esses passos, você pode estar pensando que o inbound marketing também trará custos altos para a sua empresa, mas isso não é verdade.

A maioria dos processos pode ser automatizada e você não terá que dispor de tempo e nem de funcionários para fazer essas ações.

Além disso, com uma única peça de conteúdo, por exemplo, você poderá captar inúmeros clientes e ainda nutrir os leads que já possui, sendo que os blog posts, e-books e outros são muito mais baratos de serem produzidos do que as ferramentas das estratégias tradicionais.

Construindo essa relação com os seus potenciais clientes, a sua empresa ainda estará educando-os sobre o seu setor de atuação e também sobre as soluções que você oferece, isso significa que esses contatos já chegam para as equipes de vendas muito mais qualificados e prontos para fechar negócio.

Tudo isso diminui o tempo e otimiza os processos para a aquisição de novos clientes, reduzindo os custos e as equipes envolvidas, deixando o seu CAC mais de acordo com a sua realidade.

Já está convencido de que o inbound marketing pode ajudar o seu negócio a reduzir os custos com a aquisição de novos clientes? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário pra gente.

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