As pequenas e médias empresas vivem uma realidade de negócio bem diferente das grandes corporações e, justamente para conseguirem se desenvolver e lucrar ainda mais, é que ter conhecimentos e dados precisos sempre à mão são fundamentais.
O CRM para PMEs tem sido cada vez mais utilizado, ajudando os pequenos gestores a gerenciarem melhor o relacionamento com os clientes, atendê-los de forma mais adequada e ainda oferecer um mix de produtos que esteja mais próximo dos seus desejos.
Você tem dúvidas sobre o uso do CRM para PMEs? Então continue a leitura.
Mas, o que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamentos com os Clientes, em português. Esse é um sistema que funciona de modo a organizar e gerenciar todos os dados e informações importantes sobre os seus consumidores, desde a fase de captação, até o pós-venda.
Embora o termo seja novo, o CRM sempre foi aplicado nos comércios, desde antes da informatização, quando, por exemplo, o dono de uma mercearia do bairro tinha anotado no seu caderninho o nome dos clientes, o endereço, a data de aniversário, os produtos que mais gostavam e assim por diante.
Afinal, conhecer bem quem forma a sua base de clientes é uma ótima forma de atendê-los melhor e de se diferenciar da concorrência. Com a chegada da tecnologia, esse sistema se tornou ainda mais inteligente e efetivo, sendo aplicado em todos os tipos e tamanhos de negócio.
O que faz exatamente um sistema de CRM?
Apesar das informações acima, muitas pessoas têm dúvidas de quais são as ações práticas de um CRM. Com ele, você poderá:
- rastrear e gerenciar todas as informações relativas aos seus clientes;
- capturar de forma inteligente os e-mails dos seus clientes;
- simplificar as tarefas repetitivas, como o disparo de mala direta ou e-mail marketing, acompanhando o comportamento dessas pessoas de forma mais efetiva;
- conectar toda a sua equipe por meio de dispositivos variados, como computadores, notebooks, tablets e smartphones;
- ter acesso a recomendações e insights devido a uma variedade de relatórios gerenciais;
- expandir e personalizar o seu CRM de acordo com o crescimento e as novas demandas da sua empresa.
Quais as vantagens do CRM para PMEs?
Conhecer o seu cliente é algo extremamente importante para que você consiga:
- oferecer um atendimento mais personalizado;
- melhorar o seu mix de produtos ou serviços;
- entender as necessidades e exigências de quem forma a sua clientela;
- entender a variação do consumo no seu estabelecimento;
- se comunicar de forma mais adequada com essas pessoas;
- identificar novas oportunidades de negócio, entendendo as carências da sua empresa e do mercado e os desejos dos consumidores;
- fortalecer o relacionamento entre seus clientes e a sua marca.
E todas essas vantagens são importantes não apenas para as grandes empresas, mas principalmente para as pequenas e médias que trabalham com um capital mais limitado e que, por isso, precisam saber muito bem onde investirem, além, é claro, de poderem lidar com muito mais proximidade com seus clientes.
Com um bom CRM você terá acesso a vários dados importantes sobre os seus clientes que poderão ser usados de várias maneiras. Veja algumas logo abaixo.
Campanhas de marketing
Com os dados sobre quem são e o que querem os seus clientes, você poderá pensar em campanhas de marketing muito mais direcionadas e que, por sua vez, tragam muito mais resultados, reduzindo os custos e aumentando o retorno sobre esse investimento.
Melhora na fidelização
Ninguém gosta de perder clientes para a concorrência, não é mesmo? Mas, infelizmente, nem sempre é fácil entender o porquê isso está ocorrendo. Com um CRM você poderá rastrear esses consumidores e entender melhor o nível de satisfação dos mesmos, reduzindo as perdas de clientes e criando programas de fidelização que sejam mais efetivos.
Aumentar as vendas e o ticket médio
Mais vendas é sinal de mais lucro – e quanto mais os seus clientes conhecem e gostam da sua marca, maiores são as chances de eles fazerem compras com um ticket médio maior, inclusive aproveitando os seus lançamentos, por exemplo. Mas, para tornar a sua empresa ainda mais interessante, é preciso entender muito bem o que desejam os seus clientes e assim oferecer produtos e serviços que estejam em sintonia com esses desejos.
Aproveitar novas oportunidades de negócio
Quanto mais conhecimento você tem sobre os seus clientes, mais fácil é identificar possíveis nichos e produtos ainda não explorados pela sua empresa e pelo seu mercado – e assim criar novas oportunidades de negócio, aumentando a sua receita.
Informações organizadas e visíveis
Além de todos esses benefícios, com um CRM você terá todas as informações que são importantes para o seu negócio organizadas de forma simples e prática, podendo ser acessadas por todos os membros da sua equipe. Isso dá mais agilidade ao dia a dia do seu setor de vendas, por exemplo, e evita a perda de dados importantes para as suas estratégias.
Mas, será que o CRM é uma boa solução para o meu negócio?
Apesar de todas essas vantagens, muitos pequenos e médios empresários ainda têm dúvidas se essa é uma solução realmente vantajosa. Existem alguns sinais que costumam mostrar que esse é o momento adequado para investir em um CRM, como:
- equipes de vendas que precisam trabalhar juntas, mas que dificilmente conseguem compartilhar as mesmas informações;
- dificuldades na hora de encontrar os dados dos seus clientes que sejam importantes para as suas tomadas de decisões;
- mistura de aplicativos que não se conectam a um banco de dados da sua empresa e nem trazem facilidade ou agilidade;
- você sabe que a experiência do cliente é algo importante, mas sente que a está deixando de lado por falta de preparo, de tempo ou de informações precisas sobre esse assunto;
- seu departamento de TI está sobrecarregado;
- você sente que muitas das suas negociações acabam passando despercebidas, já que a maioria dos seus dados estão anotados em cadernos ou planilhas e não consegue integrar essas informações e nem transformá-las em ações reais.
Se você está passando por uma ou mais dessas situações, talvez esse seja o momento ideal para você investir em um CRM para PMEs e começar a modificar a realidade do seu negócio e a forma como você lida com seus clientes, que, afinal, eles são o seu maior patrimônio.
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