6 dicas de crescimento para empresas de SaaS

O mercado de SaaS está em franco crescimento no Brasil, o que faz com que muitos empresários desse setor tenham dúvidas sobre como emplacarem seus negócios e de que forma se diferenciarem em uma área que está a cada dia mais concorrida.

Justamente por suas características únicas, esse setor tem algumas diferenciações comparado com o mercado tradicional de software. Entendê-las é primordial para quem busca se destacar.

Além disso, separamos outras dicas importantes de crescimento para empresas de SaaS que vão fazer o seu negócio se tornar ainda mais lucrativo no próximo ano. Confira!

1. Conheça muito bem o seu cliente

É muito comum que as startups passem muito tempo focadas no desenvolvimento do seu produto ou serviço, investindo horas em equipes de tecnologia, e quase não pensem em entender o seu cliente.

Esse é um problema grave, afinal, você poderá acabar desenvolvendo algo que não responda as dúvidas e dificuldades do seu cliente – ou ainda perder oportunidades importantes de expansão.

Sem que você perceba o seu cliente, será muito mais difícil encontrá-lo e saber dialogar com ele. Uma boa maneira de reverter essa situação é realizando MVPs (Produtos Viáveis Mínimos, em português), por exemplo, permitindo que você colete mais informações dos seus clientes, identificando comportamentos e tendências que ajudem na hora de direcionar as suas estratégias de vendas.

2. Invista em marketing digital

De todos os segmentos do marketing, o digital, com certeza, é o que possui maior afinidade com as empresas de SaaS, principalmente porque também conta com o apelo tecnológico.

Além disso, com uma boa estratégia de marketing digital, você ainda terá a capacidade de educar a sua clientela, ajudando que essas pessoas entendam o seu mercado e os seus diferenciais, e veja valor no que você oferece (algo que seria difícil de conseguir com o marketing tradicional).

Para conseguir isso, você pode começar montando um blog atrelado ao seu site e criando conteúdos específicos e focados nas principais dúvidas dos seus clientes. Pense também em formas de captação de leads (como com a distribuição gratuita de e-books, webinars ou outros tipos de materiais ricos) e, com o tempo, vá nutrindo esses leads com informações importantes e relevantes.

Outro ponto muito interessante do marketing digital é a alta capacidade de mensuração. Ou seja, com ele, você conseguirá acompanhar de perto os indicadores das suas estratégias, otimizando o seu investimento (algo que costuma ser importante principalmente para as empresas que estão começando no setor).

3. Pense em melhorar a experiência do seu cliente

A expressão “experiência de consumo” nunca esteve tão em alta – e isso não é por acaso. Afinal, mais do que comprar um produto ou serviço, as pessoas querem que suas exigências e demandas sejam consideradas e atendidas pelas empresas e que a compra feita se reverta em benefícios reais no seu dia a dia.

Por tudo isso, uma empresa de SaaS também deve considerar a experiência do seu cliente em todos os momentos da compra, desde o contato inicial, até o suporte e a atenção pós-venda.

Outro ponto importante é sempre buscar entender e melhorar a experiência do cliente com o próprio software em si. Se ele for difícil de usar ou de entender, ou se o suporte for deficitário, por exemplo, certamente a imagem da sua marca não ficará muito bem “vista”.

4. Ofereça possibilidade de testes antes de fechar a venda

Um software é sempre um bem intangível – e por isso sua venda deve ser diferenciada. Ao contrário de inúmeros produtos, o seu cliente não poderá tocar, cheirar ou degustar o que você vende, mas isso não significa que ele não poderá entender e ver os benefícios que a sua solução oferece.

A melhor forma de conseguir isso e de sensibilizar seu possível comprador é ofertando as versões gratuitas de teste. Mas, é claro, que para atingir o seu objetivo é primordial que a experiência com o software em questão seja positiva. Por isso, invista em usabilidade e em desenvolver soluções para os problemas reais do seu público.

Alinhado a essas questões você poderá pensar em uma estratégia de marketing ainda mais efetiva, como oferecendo uma linha direta (como um chat exclusivo) para que o testador tire suas dúvidas e compartilhe suas opiniões, melhorando o seu atendimento e aumentando as chances de conversão.

5. Personalize o seu serviço

Soluções simples, rápidas e transacionais são a base para qualquer empresa de SaaS. Justamente por isso é essencial que o seu software seja maleável e capaz de se adaptar às necessidades específicas de cada cliente e de cada nicho de atuação.

As personalizações, muitas vezes, podem ser cruciais para que um cliente feche a venda, principalmente dependendo do setor em que ele atua, como nos casos de softwares que sejam capazes de cumprir legislações municipais, estaduais, federais e internacionais, ao mesmo tempo.

Mas não pense que é só. Uma boa personalização também envolve as formas de pagamentos, que podem ser diferenciadas dependendo do porte da empresa ou das necessidades em relação aos módulos do software.

6. Mantenha o controle do negócio

Gerenciar o seu negócio vai muito além do que apenas saber quais são as entradas e as saídas. Para conseguir crescer e prosperar é muito importante fazer um planejamento financeiro de todo o ano, incluindo previsões para cenários favoráveis e desfavoráveis.

Lembre-se que você ainda precisará lidar com todas as exigências legais e burocráticas de um negócio, como emissão de nota, gerenciar contratos, notificar clientes sobre mudanças nos softwares ou planos e, claro, definir métricas que lhe permitam analisar corretamente a evolução do seu negócio.

Quanto mais você tiver controle de todas essas variáveis, mais fácil será criar metas que possam ser atingidas, sem comprometer a sua vida financeira e nem a qualidade de vida dos seus funcionários.

Um crescimento sustentável é algo que todas as empresas buscam, e com as de SaaS isso não deve ser diferente. Por isso, planejamento estratégico e financeiro, aliados a uma boa gestão da inovação são essenciais.

E, então, com essa dicas de crescimento para empresas de SaaS ficou mais fácil fazer o seu negócio em tecnologia decolar no próximo ano? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente.

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