Estudo de caso: como a Francisca Joias aumentou as vendas com o marketing digital

A verdade é que, de uns anos para cá, surgiram muitos “gurus do marketing” que prometem ganhos milionários em pouco tempo e sem quase nenhum esforço. Justamente por isso, muitos empresários acabam duvidando da eficácia do marketing digital e não usam essa ferramenta poderosa no dia a dia dos seus negócios.

Mas, apesar de muitas pessoas sem tanto conhecimento terem “explodido” vendendo fórmulas milagrosas, uma estratégia sólida de marketing digital (e que nada se relaciona ao “ganhe muito dinheiro, sem trabalhar”) pode, sim, trazer resultados expressivos, tanto melhorando as vendas, como modificando a imagem da empresa em questão.

Um desses exemplos é da Francisca Joias Contemporâneas, que em parceria com a Resultados Digitais (uma das principais agências de inbound marketing do país) conseguiu aumentar o tráfego do seu site, o número de leads captados e, claro, turbinar as suas vendas.

Quer saber mais sobre esse case de sucesso? Continue a leitura!

A empresa Francisca Joias Contemporâneas

Desde 2012, a Francisca Joias Contemporâneas atua no ramo de acessórios femininos e foi criada por Sabrina Nunes. A ideia inicial foi concebida como uma loja virtual em uma pequena plataforma online, com uma quantidade bem pequena de produtos que, na época, eram revendidos.

Porém, Sabrina não estava feliz apenas com as revendas, ela tinha o sonho de criar uma empresa que produzisse suas próprias peças e que pudesse oferecer a suas clientes uma experiência única. Assim, surgiu a Francisca Joias Contemporâneas, um e-commerce capaz de alcançar consumidores em todo o país.

Apesar do sucesso, Sabrina notou que havia muitas pessoas que apenas entravam em contato com a empresa, mas acabavam não finalizando as compras. E ela não sabia como lidar com esses leads. Foi tentando resolver essas questões que a empresa descobriu o inbound marketing.

O problema da Francisca Joias Contemporâneas e a solução com o marketing digital

A principal dificuldade do e-commerce estava na comunicação mais assertiva, já que um número grande de pessoas acabava entrando em contato com a empresa (para tirar dúvidas, ou até procurar um produto específico), mas não se transformavam em clientes.

No começo, a solução foi bem simples, com o uso de disparos de e-mail marketing para esses leads, levando até essas pessoas mais informações sobre os produtos, resolvendo as dúvidas que elas possuíam e ainda informando sobre promoções exclusivas.

Mas, com o crescimento da marca, muitos clientes passaram a se interessar em vender as joias em atacado e assim surgiu a ideia de criar um programa de revendedoras.

Para isso, a solução foi criar uma landing page recrutando as pessoas interessadas em revender as joias e, junto da página, foi montado um fluxo de nutrição, oferecendo a esses interessados informações sobre os produtos, o programa, além de dicas para aumentar as vendas de cada um dos acessórios.

Os resultados das ações de marketing digital

Somente com a landing page para revendedoras foram gerados mais de 15 mil leads para a empresa.

Outra ação que gera resultados constantes é a campanha para a Black Friday, sempre no fim de novembro.

Com uma landing page exclusiva para essa data, os clientes se cadastram para receber informações antecipadas das promoções que estarão disponíveis na Black Friday. A taxa de conversão somente dessa ação é de 65%.

Além desses exemplos, a Francisca Joias hoje conta com estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo bem densas, combinando landing pages específicas, materiais para blog, newsletters e outras ações.

Juntas essas medidas conseguiram:

  • Aumentar o tráfego do site da empresa em 30% ao mês;
  • Aumentar em mais de 1000% o número de leads gerados no período de 12 meses;
  • Reduzir drasticamente o gasto com campanhas patrocinadas nas mídias sociais;
  • Aumentar o faturamento mensal, sendo que 42% da receita é proveniente das estratégias de marketing digital.

 

O que podemos aprender com esse exemplo?

Já deu para notar que não existe nenhuma receita pronta ou fórmula de sucesso quando o assunto é marketing digital, não é mesmo?

O case da Francisca Joias Contemporâneas demonstra alguns pontos importantes para atingir (e superar) as metas de vendas e de penetração da marca, como:

  • Conhecimentos precisos sobre seu público-alvo e as demandas dos seus clientes;
  • Criação de material altamente informativo e que supra as necessidades dessas pessoas;
  • Comunicação adequada e assertiva para os leads, criando um relacionamento e um engajamento com a marca;
  • Análise das oportunidades e criação de campanhas específicas para essas situações (como foi o caso da Black Friday);
  • Nutrição constante dos leads através de um ótimo sistema de e-mail marketing, capaz de guiá-los pelo funil de vendas;
  • Melhora no blog e no site da marca, com posicionamento adequado das palavras-chaves, SEO e disponibilidade de materiais ricos;
  • Presença sólida nos meios digitais, inclusive nas principais redes sociais usadas pelo público-alvo da marca.

Todos esses são pontos-chave de qualquer estratégia de marketing digital e de inbound marketing e precisam ser pensados e adequados a sua realidade e objetivos.

Como você pode notar, uma estratégia diferente pode ser pensada para cada necessidade da sua empresa, seja para atrair novos potenciais clientes, seja para melhorar suas taxas de conversão, ou seja, ainda para lançar um novo serviço ou segmento de atuação (no caso da Francisca Joias foi a revenda em atacado). Para se aprofundar no assunto, veja os melhores posts sobre marketing digital que você precisa ler.

Definindo os objetivos de maneira clara e estudando muito bem quem são as pessoas com quem a sua marca deseja se relacionar, é possível desenhar a estratégia mais adequada e usufruir melhor das ferramentas digitais disponíveis para atingir esses resultados.

O que o marketing digital pode fazer pelo meu negócio?

Depois da análise desse case, é possível que você já esteja tendo novas ideias para aplicar no seu negócio, não é mesmo?

Pois saiba que o marketing digital oferece inúmeras possibilidades para atingir objetivos distintos e pode ajudar a sua empresa a:

  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar o posicionamento da marca;
  • Atrair mais possíveis clientes;
  • Melhorar a comunicação da sua empresa com seus clientes e leads;
  • Ajudar no lançamento de novos produtos e serviços;
  • Modificar o posicionamento da sua marca;
  • Criar engajamento e identificação com a sua marca, tornando-a destaque no seu setor.

Saiba mais com os 7 benefícios do inbound marketing para o seu negócio.

Quer fazer como a Francisca Joias Contemporâneas e tantas outras empresas de sucesso e encontrar a estratégia adequada de marketing digital para o seu negócio? Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores e saiba o que podemos fazer pela sua empresa!

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