Marketing online e offline: vantagens e desvantagens

Na hora de definir as melhores formas de divulgar a sua empresa, muitas pessoas têm dúvidas entre optar pelo marketing online ou offline – já que nem sempre sabem o qual pode trazer mais vantagens e estar de acordo com a sua realidade.

Embora o marketing digital esteja em franco crescimento, nem todo mundo sente-se seguro com essa opção e acaba preferindo pelos meios tradicionais. Mas, será que essa é a melhor escolha em relação ao custo x benefício das campanhas?

Você também tem dúvidas sobre esse assunto? Continue a leitura e descubra qual campanha de marketing é ideal para o seu negócio!

Marketing online e marketing offline: quais as diferenças?

Além do básico – que é o meio usado para a divulgação da mensagem – os marketings feitos nas plataformas digitais e nos meios tradicionais possuem diferenças significativas, que devem ser consideradas na hora de optar pela melhor campanha para os seus objetivos. Confira algumas:

Marketing offline

É o marketing tradicional, também conhecido como marketing de interrupção ou outbounding marketing e que se baseia na premissa principal de atrair o consumidor para o seu negócio forçando uma venda ou a promoção de determinados produtos.

Para isso, são usadas estratégias como anúncios em outdoors, busdoor, rádio, TV, jornal e etc. que acabam “surpreendendo” o consumidor enquanto ele anda pela rua, lê suas notícias ou assiste a uma telenovela, por exemplo.

Note que esse marketing não é solicitado, ou seja, o consumidor não tem, muitas vezes, alguma relação com a empresa. A venda acontece por um “bombardeio” de informações e promoções que tende a fazer com que essa pessoa sinta um desejo de consumir.

Em épocas passadas, quando o consumidor era mais passivo e o acesso às informações era mais difícil, esse tipo de marketing funcionou muito bem e ainda continua funcionando para determinados tipos de público.

Porém, com o advento da internet, o acesso rápido e instantâneo às informações e a maior possibilidade de interação, o perfil do consumidor passou a mudar e com isso também surgiram novas estratégias de marketing.

Marketing digital

O marketing digital, ao contrário do tradicional, se utiliza das plataformas online para fazer a divulgação das empresas.

Hoje existem duas possibilidades de se fazer marketing online: através das estratégias de marketing de interrupção (como anúncios nas redes sociais, pop-ups, banners em site e etc.) ou por meio do inbound marketing.

O inbound marketing prega o contrário do outbound marketing. Ou seja, ao invés de interromper o consumidor em um momento de lazer, como ao navegar em uma rede social, por exemplo, a empresa oferecerá conteúdos interessantes e instigantes que levem esse consumidor a sentir vontade de conhecer mais sobre a empresa e assim fazer negócios com ela.

A ideia é se relacionar com o cliente, aumentando a confiança na marca e fazendo que o consumidor vá atrás do negócio – e não o contrário, como no outbound marketing.

Vantagens e desvantagens do marketing offline e online

Marketing offline

Vantagens

  • Credibilidade das mídias tradicionais: o rádio, a TV e o jornal ainda trazem a inúmeros consumidores uma noção de credibilidade maior e por isso os anunciantes que usam esses veículos podem ser vistos como empresas mais “sérias” ou mais “confiáveis”;
  • Alcance de um público determinado: embora a internet esteja em vários lares brasileiros, infelizmente ela ainda não é a realidade de muitas pessoas, principalmente as que moram em zonas mais afastadas. Se esse público é o que consome os seus produtos, então é preciso usar os veículos que eles têm acesso.

Desvantagens

  • Pode ser visto como intrusivo por uma parcela da população;
  • É difícil metrificar o seu alcance;
  • Em alguns casos, o seu valor é bastante superior;
  • Não permite a interatividade;
  • É mais difícil conseguir engajamento com a marca.

Marketing online

Vantagens

  • Baixo custo: em geral o investimento inicial costuma ser menor, além disso, o poder de metrificação aumenta o índice de retorno do investimento;
  • Mensuração: nos meios digitais é mais fácil ter acesso a dados precisos e saber se a sua estratégia está atingindo os objetivos propostos enquanto ela ainda está “rodando”, permitindo que você corrija os erros e reduza as perdas;
  • Segmentação: embora a internet tenha um grande poder de alcance, ela também permite que você segmente com quem deseja falar, focando suas campanhas nos seus públicos de interesse e tornando-as mais efetivas.
  • Interatividade: a internet é conhecida por aproximar pessoas e o marketing digital se utiliza dessas ferramentas para melhorar a relação entre clientes, potenciais clientes e a empresa.

Desvantagens

  • Pode não atingir todos os públicos, já que nem todo mundo ainda tem acesso à internet;
  • Em setores que trabalham com um público mais tradicional, pode ser difícil conseguir ter o mesmo poder de branding que o marketing offline;
  • Incapacidade para o consumidor tocar, mexer ou até mesmo sentir o cheiro dos produtos – diferente das estratégias de marketing no ponto de venda, por exemplo.

Marketing online ou offline: qual o melhor para o meu negócio?

Como você pode notar, tanto o marketing nos meios tradicionais, como o marketing na internet possuem suas vantagens e desvantagens, sendo mais ou menos indicados de acordo com o perfil do seu público e com os objetivos e o porte da sua empresa.

Nada impede, porém, que uma empresa realize tanto o marketing tradicional como o digital, atingindo os vários públicos que compõem o leque de consumidores e stakeholders do seu negócio e ainda criando campanhas que convertam entre si.

Hoje, muitas marcas fazem uma união entre o tradicional e o digital, com campanhas que começam nas redes e terminam nos pontos de venda, por exemplo, ou vice-versa.

Nada impede que a sua empresa crie um folder promocional com um QR-Code que redireciona a uma página de contato, no qual o cliente inclui seus dados e concorre a um brinde exclusivo ou recebe descontos nas próximas contas, por exemplo.

A partir desses dados, você poderá dar sequência a suas estratégias digitais e ainda tornará o folder mais interessante para o público que também utiliza a internet.

O importante, independente da estratégia adotada, é sempre tentar entender quem é o seu cliente e o que ele deseja com o seu negócio, encontrando assim as melhores maneiras de se relacionar com essa pessoa, estando nos meios que ela usa e falando a mesma linguagem que ela.

Gostou de saber mais sobre as vantagens e desvantagens do marketing online e offline? Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário pra gente!

 

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