Nutrição de leads: o que é e como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a vender mais?

Essa é uma cena comum: um empresário monta seu site, cria campanhas e estratégias de marketing digital, produz conteúdo rico e começa a atrair tráfego. Em alguns meses, ele alcança o número de 10 mil visitas. Mas, em contrapartida, o número de vendas e negócios fechados continua estagnado.

O que pode estar acontecendo é um fato óbvio, mas ainda ignorado por muitos empresários no mundo digital, nesse caso não existe nenhuma estratégia de nutrição de leads, buscando interagir com esses visitantes e transformá-los em clientes.

Se você também tem vivido uma realidade parecida com a que citamos, continue a leitura e descubra como resolver esse problema e alavancar as suas vendas!

Nutrição de leads: o que é e como pode me ajudar?

Ter um alto número de visitantes no seu site ou blog é algo importante, porém seria bem mais interessante se esses visitantes fossem clientes fiéis do seu negócio, não é mesmo?

Uma maneira muito eficiente de fazer isso é capturando e nutrindo os leads. Ao criar estratégias de captura de leads (o contato desses visitantes), como e-books, webinars, podcasts e outros materiais ricos, você precisa pensar em formas de se comunicar com essas pessoas.

ebook Landing Pages na prática

É nesse ponto que entra a nutrição de leads. Ao entender quem são esses visitantes e em qual estágio do funil de vendas eles estão, você poderá pensar em conteúdos direcionados que ajudem esses leads a avançarem dentro do funil, até estarem prontos para serem abordados por suas equipes de vendas.

Na prática, a nutrição de leads é o envio sistemático e automático de e-mails direcionados, com indicações de conteúdos, materiais ricos, promoções e produtos que tenham interesse para o lead e que esteja de acordo com a etapa do funil que ele se encontra.

A intenção é oferecer cada vez mais informação para que essa pessoa avance na sua decisão de compra e esteja interessada em fechar negócio com você, deixando-a pronta para que a sua equipe de vendas finalize o contato e realize a venda.

Essa é uma estratégia importante para conseguir transformar visitantes em clientes, reduzindo os custos e ampliando as suas oportunidades de negócio. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Forrester Research, a nutrição de leads é capaz de aumentar em 50% o volume de vendas de uma empresa a um custo 33% menor do que o de conquistar novos contatos.

Quais os benefícios reais que a nutrição de leads pode trazer para a minha estratégia?

Ainda não está convencido de que essa é uma estratégia realmente eficiente? Veja alguns benefícios reais que ela pode trazer para o seu negócio:

  • Redução do tempo dos seus profissionais, já que a nutrição é um processo automatizado – um mesmo e-mail é enviado para todos os seus contatos que possuem um perfil semelhante e que estão na mesma etapa do funil;
  • Os e-mails são segmentados, apesar de automáticos, o que significa que o conteúdo é relevante para o seu lead, gerando ótimos resultados de engajamento e de taxas de abertura;
  • Gera maior volume de oportunidades de vendas, já que o envio automático permite que vários leads com perfis semelhantes tenham contato diário com a sua marca;
  • Cria oportunidades mais qualificadas, porque essas pessoas estarão recebendo frequentemente conteúdos direcionados que ajudam a educá-los e orientá-los no processo de compra;
  • Aumenta as chances de vendas e ainda faz com que esse cliente volte a fazer negócio com você, porque ele enxerga valor no produto ou serviço que você vende e estabelece uma relação de confiança com a marca;
  • Melhora a sua capacidade de análise de dados e resultados, o que ajuda a tornar o seu processo mais eficiente.

Como posso fazer uma boa nutrição de leads para o meu negócio?

Já está convencido de que a nutrição de leads é fundamental para o sucesso das suas estratégias digitais? Então veja algumas dicas para aplicá-la de forma correta:

Analise o conteúdo que você já possui

Fazer uma espécie de curadoria em todo o conteúdo que você já divulgou nas suas mídias sociais e no seu blog é muito importante. Identifique os posts blogs, e-books, apresentações, vídeos e outros e os separe por temas e pelo funil de vendas. Pense em como eles podem ser aproveitados dentro de uma sequência específica.

Defina o objetivo da campanha e fique de olho nas personas

Antes de sair planejando os seus disparos, pense o que você deseja alcançar com a campanha de nutrição de leads: informar sobre como funciona um novo software que a sua empresa está lançando? Aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço? Melhorar a participação das pessoas em um evento que a empresa está promovendo?

Em seguida, mantenha a sua atenção nas personas que receberão aqueles e-mails. Pense quais são os conteúdos mais relevantes para elas (com base nas suas características e também em onde se encontram no funil de vendas). Não se esqueça de redigir o e-mail com uma linguagem próxima e atrativa.

Sinalize qual foi o motivo para que você tenha recebido aquele lead

Como àquele contato chegou até a sua base? Foi através de um e-book que o lead baixou? Um cadastro em um evento? Uma compra já realizada? Entender esse ponto ajuda a definir em qual fase de compra o lead está e por quais conteúdos ele pode se interessar.

Defina as ofertas que serão enviadas em cada estágio

Agora que você já tem mais informações sobre seus leads, comece a separar seus conteúdos voltados para o aprendizado (posts e e-books mais introdutórios sobre o seu setor), reconhecimento do problema (conteúdos um pouco mais aprofundados e que leve a persona a perceber oportunidades e erros, como checklists e ferramentas de avaliação), consideração da solução (estudos de caso, diagnósticos, guias de soluções) e avaliação e compra (orçamentos, comparativos, experimentação gratuita).

Avalie periodicamente suas ações

Após montar o fluxo de envio das mensagens e a periodicidade, lembre-se de avaliar periodicamente a sua nutrição de leads, repassando àqueles que já estão no período de avaliação e compra para as suas equipes de vendas.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil entender e implementar a nutrição de leads nas suas estratégias digitais? Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? Deixe um comentário pra gente!

ebook Landing Pages na prática

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Ir ao Topo