Saiba o que diferencia um chatbot de outro e como eles podem transformar seu negócio.
Com as pessoas cada vez mais conectadas a internet e o avanço de tecnologias de atendimento em tempo integral, empresas têm investido no aprimoramento do relacionamento com os usuários.
A implantação de chatbot nos negócios oferece a possibilidade de atendimento a qualquer horário, esclarecendo dúvidas de modo instantâneo sem formar filas de espera.
É fato que a solução proporciona inúmeros benefícios, mas é fundamental conhecer os diferentes tipos de bots para que o ideal seja aplicado a sua empresa.
Para conhecer os tipos de chatbots e como a ferramenta pode impactar positivamente em seu negócio, continue a leitura!
De maneira geral, os chatbots são divididos em dois grupos:
- O primeiro, está relacionado a pré configuração do bot, que atua como um robô responsável por desenvolver conversas com os usuários em uma linguagem natural.
- O segundo grupo de chatbot utiliza inteligência artificial para aprimorar suas funcionalidades à medida que dialoga com clientes e acessa bancos de informações.
Dentro desses dois grupos gerais, existem outros diferenciais que promovem as melhores estratégias de acordo com suas necessidades: escudos, proativos, conversacionais, sociais e otimizadores.
Chatbot Escudo
Essa categoria de chatbot está relacionada ao esclarecimento de dúvidas frequentes, reclamações e sugestões nos canais de atendimento.
A equipe de atendimento humano da empresa fica responsável apenas por casos mais específicos, o que melhora a rotina de trabalho, tornando-a mais dinâmica.
Chatbot Proativo
Diferente do escudo, os chatbots proativos não esperam que o usuário inicie uma conversa para responder às suas dúvidas.
Quando verifica que o cliente, ao navegar pelo site, pode ter alguma dificuldade, o chatbot proativo inicia um diálogo para solucionar o problema.
Esse diálogo tem como objetivo apresentar orientações ao usuário, além de apresentar notificações que impulsionam o processo de compra, como por exemplo, o aviso de um cupom de desconto.
Chatbot Conversacional
A categoria conversacional do chatbot é bastante popular por conversar com usuários por longos períodos.
Nesse caso, o principal objetivo é entreter e engajar o consumidor, envolvendo-o com a marca.
Chatbot Social
As maiores funcionalidades dos bots estão ligadas a conversas exclusivas com usuários únicos.
No entanto, a ferramenta pode interagir com inúmeras pessoas ao mesmo tempo com o mesmo objetivo, como é o caso do desenvolvimento de pesquisas.
Empresas buscam pelos bots sociais especialmente para conhecer melhor a opinião do público, entendendo o que pode ser aprimorado em seu negócio de modo geral.
Chatbot Otimizador
O tipo otimizador tem relação com a organização de tarefas, como soluções para passagens, agendamentos de consultas e reuniões, confirmações de pedidos e muito mais.
São excelentes parceiros para aplicativos, como também no desenvolvimento de diálogos via WhatsApp e Facebook.
O chatbot é uma tecnologia em potencial para alavancar seu negócio em inúmeros fatores, especialmente quando o assunto é relacionamento com clientes.
Agora que você conhece os tipos de chatbots e como eles podem auxiliar no desenvolvimento de sua empresa, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que o chatbot pode oferecer.