Descubra onde devem ser coletados os dados para a análise Business Intelligence.
As estratégias de Business Intelligence têm se tornado uma tendência importante entre os negócios corporativos.
Isso acontece pelo aumento da percepção dos diretores e da equipe administrativa sobre a necessidade em fundamentar os dados obtidos em análises, alcançando caminhos mais assertivos.
No desempenho do Marketing Digital, setor fundamental para conquistar novos clientes e consequentemente aumentar o número de vendas e o faturamento, o BI demonstrou ser uma chave indispensável para definir tomadas de decisão.
No entanto, para que esses dados tenham, de fato, utilidade, é importante saber onde devem ser coletados para a análise BI.
Quer saber onde são encontrados os dados para análise Business Intelligence e como as informações devem ser estruturadas? Continue a leitura.
Ferramentas de coleta de dados
O BI é uma forma de analisar de maneira inteligente e estratégica dados que oferecem entendimento sobre o cliente, suas compras e o negócio em si.
As maneiras mais populares para realizar essa análise são através de web analytics, processo que mede e analisa informações, além de ferramentas de automação de marketing.
Outra forma de conseguir os dados para processos de análises é por meio de relatórios disponibilizados por equipes de marketing e vendas.
Periodicamente, esses setores reúnem informações importantes sobre o desempenho de suas ações, podendo oferecer relatórios eficientes às avaliações de BI.
Além disso, vale lembrar que a melhor forma de demonstração dessas referências acontece em plataformas como o Excel, além de gráficos demonstrativos.
Os principais parâmetros que podem ser entendidos por meio dos dados obtidos são:
- Informações sobre a chegada de novos visitantes ao site
- Landing pages onde acontecem os maiores números de conversões
- Entendimento sobre a jornada de compra
- Taxas de desempenho e conversão
- Itens mais comprados
Com essas e outras informações, o BI pode construir o melhor caminho a ser seguido, pautado em bases reais.
O sistema de análise BI
Para estruturar a análise BI de forma objetiva, extraindo um entendimento mais preciso, é necessário responder a alguns questionamentos:
- O que os dados demonstram?
- Por que o que está sendo apresentado acontece?
- As informações são positivas? Caso não sejam, apontar qual seria o cenário ideal.
- O que precisa ser elaborado para conquistar o que se espera?
A partir disso, podem ser desenvolvidos planejamentos estratégicos que fundamentam a tomada de decisão em uma empresa.
Isso favorece o desempenho da equipe em geral, já que direciona cada funcionário a atuação de determinada tarefa que possa ser executada a fim de obter melhores resultados.
Além disso, o BI favorece a organização de adaptações e mudanças necessárias na empresa, preparando a equipe para seguir caminhos mais eficientes.
Depois de tudo estabelecido, é possível, inclusive, analisar cenários futuros que possam dificultar o rendimento do negócio, aprimorando a performance da empresa para que ela esteja preparada em ocasiões adversas.
Agora que você conhece as principais formas de coletar os dados para a análise BI e sabe como as informações são estruturadas, assine nossa newsletter.
Manteremos você informado sobre as principais tendências e novidades do Marketing Digital para alavancar seus negócios.