contato@biz2digital.com.br / (19) 9 7818-2900 

Fale com especialista

Saiba onde coletar dados para sua análise BI

Início/Estratégia Digital/Saiba onde coletar dados para sua análise BI

Descubra onde devem ser coletados os dados para a análise Business Intelligence.

As estratégias de Business Intelligence têm se tornado uma tendência importante entre os negócios corporativos. 

Isso acontece pelo aumento da percepção dos diretores e da equipe administrativa sobre a necessidade em fundamentar os dados obtidos em análises, alcançando caminhos mais assertivos. 

No desempenho do Marketing Digital, setor fundamental para conquistar novos clientes e consequentemente aumentar o número de vendas e o faturamento, o BI demonstrou ser uma chave indispensável para definir tomadas de decisão. 

No entanto, para que esses dados tenham, de fato, utilidade, é importante saber onde devem ser coletados para a análise BI. 

Quer saber onde são encontrados os dados para análise Business Intelligence e como as informações devem ser estruturadas? Continue a leitura. 

Ferramentas de coleta de dados

O BI é uma forma de analisar de maneira inteligente e estratégica dados que oferecem entendimento sobre o cliente, suas compras e o negócio em si. 

As maneiras mais populares para realizar essa análise são através de web analytics, processo que mede e analisa informações, além de ferramentas de automação de marketing.

Outra forma de conseguir os dados para processos de análises é por meio de relatórios disponibilizados por equipes de marketing e vendas. 

Periodicamente, esses setores reúnem informações importantes sobre o desempenho de suas ações, podendo oferecer relatórios eficientes às avaliações de BI. 

Além disso, vale lembrar que a melhor forma de demonstração dessas referências acontece em plataformas como o Excel, além de gráficos demonstrativos. 

Os principais parâmetros que podem ser entendidos por meio dos dados obtidos são:

  • Informações sobre a chegada de novos visitantes ao site
  • Landing pages onde acontecem os maiores números de conversões
  • Entendimento sobre a jornada de compra
  • Taxas de desempenho e conversão
  • Itens mais comprados

Com essas e outras informações, o BI pode construir o melhor caminho a ser seguido, pautado em bases reais.

O sistema de análise BI

Para estruturar a análise BI de forma objetiva, extraindo um entendimento mais preciso, é necessário responder a alguns questionamentos:

  1. O que os dados demonstram? 
  2. Por que o que está sendo apresentado acontece? 
  3. As informações são positivas? Caso não sejam, apontar qual seria o cenário ideal. 
  4. O que precisa ser elaborado para conquistar o que se espera? 

A partir disso, podem ser desenvolvidos planejamentos estratégicos que fundamentam a tomada de decisão em uma empresa. 

Isso favorece o desempenho da equipe em geral, já que direciona cada funcionário a atuação de determinada tarefa que possa ser executada a fim de obter melhores resultados.

Além disso, o BI favorece a organização de adaptações e mudanças necessárias na empresa, preparando a equipe para seguir caminhos mais eficientes.  

Depois de tudo estabelecido, é possível, inclusive, analisar cenários futuros que possam dificultar o rendimento do negócio, aprimorando a performance da empresa para que ela esteja preparada em ocasiões adversas. 

Agora que você conhece as principais formas de coletar os dados para a análise BI e sabe como as informações são estruturadas, assine nossa newsletter. 

Manteremos você informado sobre as principais tendências e novidades do Marketing Digital para alavancar seus negócios. 

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Agende uma reunião
Ir ao Topo