Saiba como a integração do atendimento do e-commerce ao WhatsApp pode ser uma estratégia positiva para o seu negócio.
Vender on-line é um desafio para muitas marcas que tiveram a decisão de apresentarem seus negócios ao mercado digital.
O alcance a milhares de clientes não é o mais importante quando falamos sobre relacionamento: o atendimento pré, durante e pós venda pode fazer com que a sua marca esteja em destaque nas referências de cada cliente.
Unido a isso, o WhatsApp, que desenvolveu a versão Business para atender às necessidades do âmbito comercial, é um grande aliado no atendimento a distância.
Isso aconteceu pela presença de milhões de usuários no aplicativo, bem como pela praticidade do app em tornar as conversas mais próximas e ágeis.
A integração do atendimento do e-commerce ao WhatsApp oferece inúmeros benefícios para sua empresa.
Conheça modos de como fazer essa integração:
Botão direto para o WhatsApp no e-commerce
Uma das formas mais usuais de relacionar o e-commerce ao WhatsApp é utilizando um botão no site.
Ao clicar, o cliente é direcionado automaticamente para uma conversa no aplicativo onde pode esclarecer dúvidas ou iniciar o processo de compra.
Campanhas que levam ao WhatsApp
É comum que campanhas de Google e Facebook levem o cliente direto para o e-commerce ou para páginas específicas de produtos.
Além dessas alternativas, é possível vincular uma campanha ao WhatsApp dando destaque a promoções para pedidos feitos no aplicativo ou a conversas com especialistas para esclarecer dúvidas, por exemplo.
Mensagens automáticas para recuperar carrinhos e boletos vencidos
Abandono de carrinhos ou a recuperação de boletos vencidos enviados por e-mail podem ser mais efetivos quando a estratégia se estende para o WhatsApp.
Nesse sentido, é possível encaminhar uma mensagem via WhatsApp para clientes que deixaram produtos no carrinho do e-commerce e não concluíram a compra ou, então, para aqueles que efetuaram a compra, mas não fizeram o pagamento do boleto.
Pelo WhatsApp é possível entender de modo mais dinâmico os motivos que levaram o cliente a não concluir o pedido.
Informações sobre o pedido
O pedido é feito no e-commerce e automaticamente seu cliente recebe mensagens a cada atualização da compra: confirmação de pagamento, separação e envio.
Essa é uma integração avançada do atendimento do e-commerce ao WhatsApp e proporciona ao cliente maior segurança e confiança no seu negócio.
Notificação sobre produto que estava esgotado
Pode ser que algum produto no e-commerce esteja esgotado quando o cliente teve interesse em adquiri-lo.
Caso aconteça, é interessante adicionar uma caixinha de “avise-me quando chegar”, onde o cliente possa informar o número do WhatsApp para receber atualizações sobre o produto.
Quando o estoque é reposto, é encaminhado ao WhatsApp do cliente uma mensagem que avise sobre a disponibilidade.
Pesquisas de satisfação
Depois que o produto é entregue, é possível encaminhar aos clientes no WhatsApp pesquisas de satisfação que procuram reunir avaliações, dúvidas e sugestões de quem comprou seu produto ou serviço.
Além de demonstrar ao cliente o interesse em saber sua experiência, é uma ótima estratégia para aprimorar os processos de venda e relacionamento.
Agora que você conhece as formas de utilizar o WhatsApp integrado ao atendimento do seu e-commerce, conheça outras funcionalidades do app clicando aqui.
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