Descubra como criar sua loja de produtos no WhatsApp para vender mais.
Existe uma certeza para ampliar as vendas: o processo de compra para o cliente deve ser cada vez mais prático e ágil.
Uma forma de torná-lo mais dinâmico é oferecer o catálogo de produtos do seu negócio em uma plataforma onde a maioria dos clientes está: o WhatsApp.
A versão Business do aplicativo trouxe inúmeros benefícios para o relacionamento entre empresas e consumidores, favorecendo o aumento das vendas por meio de diversos mecanismos.
Um deles é a criação de uma loja dentro do app para que seja cadastrado um catálogo de produtos: em uma conversa com o cliente, o processo de compra e venda acontece no próprio aplicativo.
Quer saber como criar uma loja no WhatsApp? É necessário que você tenha a versão Business do aplicativo e que ele esteja atualizado. Depois, basta seguir o passo a passo de acordo com seu celular:
Sistema IOS do celular:
- Para celulares IOS, no canto inferior direito, selecione a opção “configurações”
- Clique agora em “ferramentas comerciais”
- Em seguida, selecione a opção “catálogo”
- Clique em “adicionar novo item”
- Inclua as informações sobre seu produto: imagem, nome do produto, preço, descrição (descreva com detalhes para que o cliente encontre todas as características), link e código
- Para cadastrar um novo produto, repita quantas vezes for necessário, até completar todo o cadastro
Sistema Android do celular:
- Se seu celular tem o sistema android, selecione os três pontos no canto superior direito e clique em “configurações”
- Em seguida, selecione “configurações da empresa”
- Clique em “catálogo”
- Agora, selecione a opção “adicionar produto ou serviço”
- Inclua as informações sobre seu produto: imagem, nome do produto, preço, descrição (descreva com detalhes para que o cliente encontre todas as características), link e código
- Para cadastrar mais itens, clique no ícone no canto inferior direito e repita o processo até completar todo o cadastro de produtos.
Tanto no sistema IOS como no sistema Android, para enviar o catálogo aos clientes basta seguir os mesmos passos:
- Com a conversa aberta, você deve clicar no ícone do clipe e selecionar a opção catálogo.
- Feito isso, selecione os produtos que deseja enviar para o cliente e clique em enviar.
Além disso, outra opção para a venda é de que o próprio cliente acesse o catálogo e crie seu carrinho de compras.
Depois de incluir todos os itens, o cliente envia o pedido para a conversa com a empresa no WhatsApp e a compra poderá ser concluída por um link de pagamento disponibilizado pelo atendente.
Além dessa, outra forma de pagamento é o WhatsApp Pay: para isso, basta que a funcionalidade esteja configurada no aplicativo.
Tornar o processo de compra do cliente mais dinâmico é um procedimento fácil no WhatsApp e que vai além de impulsionar as vendas: o uso da ferramenta torna mais próximo o contato com clientes e demonstra maior preparo em acolher o consumidor.
Para ficar por dentro de mais dicas sobre como aprimorar seu negócio, assine nossa newsletter.