Qual a vantagem de integrar o chatbot no WhatsApp?

Entenda o que é o chatbot no WhatsApp e como ele pode aprimorar o atendimento ao cliente do seu negócio.

Você sabia que mais do que um aplicativo de conversas, o WhatsApp pode ser uma ferramenta extremamente valiosa para empresas?

Com a criação da versão business do app, em 2018, as empresas passaram a se conectar diretamente com os seus clientes, tornando a interação simples e eficaz.

Mas não para por aí: quando o WhatsApp Business é combinado com a inteligência dos chatbots, essa comunicação se torna ainda mais eficiente e rápida.

Quer saber mais sobre o chatbot para o Whatsapp e como ele pode revolucionar a maneira que você se comunica com seus clientes? Continue a leitura!

O que é um chatbot?

Um chatbot nada mais é do que um programa de inteligência artificial projetado para interagir com usuários. 

Por isso, quando integrado ao WhatsApp, ele é capaz de estabelecer diálogos com os clientes, respondendo e fazendo perguntas de qualificação, agendamentos e entre outras funcionalidades de forma automatizada e rápida, o que otimiza a interação e, consequentemente, proporciona maior satisfação ao consumidor.

Whatsapp para empresas: tipos de contas

Se você ainda não utiliza o WhatsApp Business, antes de entender o que é o chatbot, é preciso conhecer as funcionalidades oferecidas para quem empreende de forma virtual. 

WhatsApp Bussines

Na versão mais simples do WhatsApp Business você consegue criar um perfil empresarial com informações básicas como: descrição do negócio, horários de funcionamento, catálogo de produtos ou serviços, endereço comercial e site.

Além disso, ela também oferece funções mais complexas como pagamento pelo app e respostas automáticas para mensagens enviadas fora do expediente. 

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre cada uma das funcionalidades oferecidas pela versão básica do WhatsApp Business, clique aqui e leia nosso texto “Motivos para você implantar o WhatsApp em seu e-commerce”.

WhatsApp Business API

Já com WhatsApp API – que também conta com as funcionalidades da versão anterior – é possível criar chatbots personalizados, automatizar respostas, enviar notificações ativas, realizar transações comerciais e muito mais, tudo dentro do aplicativo!

Isso porque essa versão permite a integração do WhatsApp Business com sistemas externos de robôs de atendimento via chat, como o Zenvia Bots.

Essa integração viabiliza a automatização das conversas dos clientes com o chatbot para abranger muito mais do que apenas informações básicas, como o horário de funcionamento.

Quando utilizar o chatbot do Whatsapp no seu negócio 

Agora que você já sabe como o chatbot pode ser integrado ao aplicativo de mensagens instantâneas, chegou o momento de entender em quais momentos essa integração pode ser utilizada. Vamos lá?

Instruções sobre vendas

O chatbot pode ser uma excelente ferramenta durante o primeiro contato com o cliente, respondendo perguntas frequentes e fornecendo informações sobre produtos ou serviços.

Além disso, é possível programá-lo para enviar promoções e até mesmo ajudar os clientes a escolher o produto ideal para suas necessidades.

Qualificar leads

Ainda pensando no primeiro contato com o usuário e em como despertar o interesse dele para os produtos ou serviços do seu negócio, o chatbot pode ser implementado na geração de leads.

Com ele você pode criar um fluxo de mensagens, fazendo perguntas relevantes ao consumidor e coletando dados importantes, os quais vão indicar aos vendedores as necessidades, os interesses e o orçamento disponível do cliente em potencial.

Situação do pedido

Mantenha os clientes informados sobre a situação de seus pedidos por meio do chatbot do WhatsApp, fornecendo atualizações automáticas sobre o status do pedido – confirmação de pagamento, envio e entrega. 

Contato pós-venda 

O chatbot pode ser utilizado para enviar mensagens automatizadas de agradecimento após a compra, solicitar feedback dos clientes acerca da experiência de compra ou oferecer suporte caso necessário. Dessa maneira você reforça os laços com os clientes e os fideliza. 

Conteúdos úteis

O chatbot pode enviar automaticamente conteúdos úteis e relevantes – como dicas, tutoriais, guias ou até mesmo links para artigos no blog da sua empresa -, conforme o engajamento do usuário, proporcionando uma experiência personalizada para cada um dos seus clientes!

Vantagens de se utilizar o chatbot no WhatsApp

Além de elevar a experiência de atendimento ao cliente a um novo patamar, a implementação do chatbot no WhatApp possui diversas outros benefícios para o seu negócio, como: 

Custo-benefício

Com a utilização dessa ferramenta, é possível reduzir os gastos e a quantidade de colaboradores empregados na execução de tarefas repetitivas e operacionais. 

Dessa forma, você pode destinar os seus recursos, seja financeiro ou pessoal, para atividades mais complexas que não são passíveis de serem realizadas por robôs.

Comunicação eficiente

Quando esses trabalhos operacionais e repetitivos são realizados de forma manual, eles ficam mais suscetíveis a erros, o que pode gerar transtornos e insatisfação ao cliente. 

Utilizando o chatbot é possível otimizar a eficiência operacional, tornando a comunicação mais rápida, simples e autônoma.

Maior alcance 

Por se tratar de uma ferramenta automatizada, ela é capaz de atender centenas e até milhares de clientes em um único dia. 

Dessa maneira, a automação de tarefas permite a efetividade na comunicação, mesmo com uma grande demanda. 

Clientes satisfeitos

Com o chatbot, você pode oferecer um atendimento rápido, eficiente e disponível 24 horas por dia.

Isso resulta em uma maior satisfação dos clientes, fortalecendo o relacionamento entre eles e a sua empresa, o que impulsiona o sucesso do seu negócio!

Agora que você já conhece as vantagens de integrar o chatbot no WhatsApp do seu negócio, você pode aprender como obter a versão business e conhecer outras funcionalidades do aplicativo clicando aqui.

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