Estratégias de inbound marketing para 2023

Aprenda a atrair novos clientes para o seu negócio de maneira estratégica. 

Investir em estratégias de marketing para o seu negócio e não obter o retorno esperado pode ser frustrante. 

Muitas vezes, isso acontece devido à aplicação de abordagens tradicionais que não conseguem alcançar pessoas com potencial para se tornarem clientes de um determinado empreendimento.

Se você quer mudar isso, é hora de conhecer as poderosas estratégias de inbound marketing e impulsionar seus resultados no mundo digital.

Quer saber mais sobre essa forma de marketing e como aplicá-la no seu negócio? Continue a leitura! 

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing – também chamado de “novo marketing” – é um método qualificado e estratégico de marketing que busca conectar uma empresa de forma direcionada ao seu público-alvo. 

Essa abordagem ocorre por meio de diversas táticas que tem como objetivo atrair e envolver clientes, convertendo-os em leads, isto é, potenciais clientes interessados nos produtos ou serviços oferecidos. 

Ao contrário das abordagens tradicionais e menos eficazes de marketing – afinal quem nunca se deparou com o anúncio de um serviço ou produto que jamais teve interesse? – o inbound marketing busca entender as necessidades e interesses do público para fornecer informações e anúncios úteis, criando uma conexão entre a empresa e os potenciais clientes. 

Como aplicar o inbound marketing?

O inbound marketing pode ser executado por meio de técnicas bem estabelecidas, como marketing de conteúdo, otimização para mecanismos de busca (SEO), mídias sociais e automação de marketing.

Para simplificar o processo, dividimos a implementação do inbound marketing em quatro passos essenciais, com algumas estratégias para cada etapa. Vamos lá?

1. Atrair 

O primeiro passo é atrair pessoas para aumentar o tráfego das suas plataformas digitais. No entanto, não basta apenas ter um grande volume de usuários acessando suas plataformas, é necessário atrair um tráfego qualificado, ou seja, pessoas com interesse genuíno no seu negócio.

Uma estratégia eficaz no marketing de conteúdo são os blogs. Por isso, ter um um blog dentro do seu site pode ser interessante, uma vez que a partir deles é possível atrair pessoas com interesse em seu nicho. 

Para obter sucesso, é essencial fornecer conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo, como dicas úteis e soluções para problemas.

Além disso, no contexto do inbound marketing, o uso de técnicas de SEO é indispensável. 

A inclusão de palavras-chave relevantes em textos ajuda a melhorar a visibilidade do blog nos mecanismos de pesquisa. 

Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem por termos relacionados ao seu nicho, há uma maior probabilidade de encontrarem seu site.

2. Converter

Agora que você já atraiu visitantes até a sua plataforma digital, é necessário capturar informações para que seja possível transformá-los em leads.

Para isso utilize calls to action (CTAs) – chamadas para ação – para incentivar os visitantes a realizarem ações específicas, como “clique aqui” ou “teste gratuito”. 

Ao seguir uma CTA, o usuário é direcionado para uma landing page relacionada ao assunto do post ou anúncio que clicou. 

Nessas páginas, ofereça conteúdos interessantes, como ebooks, cupons de desconto ou promoções, em troca das informações do visitante – como nome, email e telefone. 

Assim, é possível coletar os dados dos interessados na oferta e alimentá-los com mais conteúdo até que, eventualmente, realizem uma compra ou contratem o serviço.

3. Vender

Nessa etapa, você já tem acesso aos clientes em potencial e tem a chance de convertê-lo em boas vendas.

Para transformar o lead qualificado em comprador, o email marketing é uma ótima ferramenta. 

Ao utilizar a base de dados que você formulou na etapa anterior, é possível enviar mensagens personalizadas que despertam o interesse do cliente em potencial. 

Utilize o email para oferecer descontos e promoções exclusivas, lembrando-se de destacar os benefícios do seu produto ou serviço, criando um senso de urgência e fornecendo incentivos.

Além disso, você pode aproveitar a automação de marketing, outra estratégia do inbound marketing, combinada ao email marketing. 

Por meio da automação é possível agilizar o processamento dos leads ao longo do funil de vendas, enviando conteúdo relevante e adequado para cada etapa do processo de compra. 

Essa abordagem permite acompanhar e nutrir os leads de forma mais eficiente, garantindo uma experiência personalizada e aumentando as chances de sucesso nas vendas.

4. Fidelizar

Depois de ter conquistado o cliente, chegou o momento de fidelizá-lo para que eles continuem consumindo sua marca e a divulguem para outras pessoas.

Nessa etapa, você deve investir na comunicação contínua com os clientes em redes sociais e newsletters. 

Por meio das redes sociais, mantenha um relacionamento próximo, compartilhando conteúdo relevante e oferecendo suporte. Além disso, envie newsletters regularmente com novidades e promoções exclusivas. 

Essas estratégias fortalecem o vínculo com os clientes, fazendo com que eles sempre se lembrem da sua marca, e incentivam a divulgação boca a boca.

Pronto! Essas são algumas estratégias de inbound marketing capazes de transformar a forma como você atrai clientes, proporcionando uma experiência menos intrusiva e mais duradoura aos consumidores da marca. 

Ficou interessado nas técnicas de inbound marketing e quer saber mais? Clique aqui e leia nosso artigo “Qual a vantagem de integrar o Chatbot ao WhatsApp?” e descubra como adotar a automação de marketing no seu negócio por meio do aplicativo de mensagens.

Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre como as tecnologias digitais podem transformar a sua empresa, entre em contato e conte com a nossa ajuda! 

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