CRM na prática para PMEs – Parte II

Na primeira parte deste artigo, nós abordamos sobre o que é um CRM e qual a sua importância em pequenas e médias empresas, além de darmos algumas dicas fundamentais para que você comece a utilizar esse sistema de forma mais estratégica no seu negócio.

Agora que você já entendeu exatamente o que é e quais as vantagens de contar com um CRM para PMEs, que tal ver mais algumas dicas práticas que podem lhe ajudar a conquistar ainda mais resultados? Continue a leitura e confira!

Saiba quais são os principais tipos de CRM

Na hora de escolher o CRM para PMEs é fundamental que você entenda as diferenças dos softwares disponíveis no mercado, utilizando aquele que realmente traga vantagens interessantes ao seu negócio. Os mais usados são os listados abaixo.

CRM Operacional

É mais direcionado para a criação e a administração de canais de relacionamento com o cliente, podendo ter aplicações de front-office e back-office, como suporte técnico, atendimento ao consumidor e pós-venda.

Com esse tipo de CRM você poderá coletar informações de cada um dos seus consumidores, identificar os clientes em potencial, receber e monitorar os feedbacks, verificar quantas ligações um consumidor fez para o seu SAC até resolver o seu problema, entre outros.CRM Funil de Vendas

CRM Analítico

É focado na análise das informações do consumidor, ajudando você a ter uma visão mais específica sobre quem forma a sua clientela, facilitando na hora de aplicar soluções inteligentes e direcionadas para o seu público.

Com esse tipo de CRM, seu time de vendas poderá entender melhor o que combina com cada perfil de cliente, se preparando de forma mais precisa para as visitas, entendendo as melhores formas de pagamento, o canal de vendas mais usado e até identificando o momento ideal para a abordagem.

Esse CRM ainda pode ser usado auxiliando as suas campanhas de marketing, ajudando na hora de segmentar os seus clientes e de tornar as suas ações mais interessantes e com resultados melhores.

CRM Colaborativo

Também pode ser chamado de CRM Social e diz respeito aos pontos de contato entre a sua empresa e os seus clientes, como chat online, e-mail, redes sociais, telefone e centrais de autoatendimento.

Esse tipo de CRM permite que todas as informações obtidas possam ser disseminadas pelos diferentes setores da empresa, tornando suas equipes mais próximas e auxiliando a obter dados relevantes para vários setores.

Use o CRM para fidelizar os seus clientes

Fidelizar os clientes é um dos objetivos principais de inúmeras empresas. Afinal, clientes fiéis costumam gastar mais, compram com frequência e ainda necessitam de um investimento menor para mantê-los.

Porém, essa pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente se você estiver em um mercado concorrido. Conhecer muito bem o seu cliente é essencial para criar campanhas e ações de fidelização que realmente tragam retorno.

Por exemplo, você poderá pensar em uma campanha típica de fidelização, como criando um cartão no qual a cada X compras o seu cliente ganha um brinde. Porém, será que essa é uma ação que trará retorno?

Sem conhecer muito bem os seus clientes, pode ser difícil saber se eles têm interesse nesse brinde e se enxergam essa campanha como algo diferente e interessante no seu negócio.

Pode ser que eles percebam mais valor em campanhas de desconto ou até na possibilidade de testar antes de todo mundo algum lançamento da sua marca. Informações que um bom CRM poderá lhe oferecer.

Aumente a produtividade dos seus times com o CRM

Um bom CRM será capaz de lhe oferecer uma gama variada de relatórios em várias áreas, como marketing, vendas e atendimento. De posse dessas informações, você poderá entender como cada setor está se comportando e pensar em ações para deixar seus times ainda mais eficientes.

Além disso, um CRM lhe oferecerá uma visão muito mais ampla dos seus processos internos, permitindo que você analise quais estão mais lentos do que deveriam e até pense em formas de automatizá-los, trazendo vantagens óbvias no que diz respeito à produtividade.

Um bom exemplo é o uso de planilhas e anotações em papel da sua cartela de clientes. Essas ações, além de colocarem em risco as suas informações, ainda podem fazer com que você perca muito tempo procurando dados, não auxiliam na hora de fazer a informação fluir entre suas equipes e nem oferecem um cruzamento de dados precisos.

Transferindo esses dados para um CRM você notará um aumento na sua produtividade, bem como uma comunicação mais fluida entre suas equipes.

Melhore o seu padrão de atendimento

Um padrão de atendimento é algo muito importante, fazendo com que cada um dos seus clientes consiga interagir com o seu negócio de maneira eficiente, evitando, por exemplo, que determinado consumidor seja tratado melhor, em detrimento a outros.

Infelizmente, sem o auxílio da tecnologia, isso é algo difícil de ser verificado e mensurado – e é claro que essa atitude pode acabar contribuindo negativamente para a imagem do seu negócio.

Com um CRM você terá acesso a uma variedade de informações, permitindo diagnosticar falhas e desvios no seu padrão de atendimento, e treinando suas equipes para evitar que esses problemas voltem a ocorrer.

Torne seu atendimento ainda mais personalizado

Nós estamos na era da personalização. Independentemente do setor em que você atua, saiba que os clientes, hoje, não querem ser tratados apenas como “mais um”. Eles querem se sentir especiais e terem uma verdadeira experiência de compra.

Mas, conseguir isso não é algo assim tão simples, principalmente se você não conhece muito bem quem forma a sua clientela, quais são suas principais queixas e exigências e nem o que esperam da sua empresa.

Com um CRM você conhecerá melhor cada uma das pessoas que compra de você, facilitando na hora de criar ações que tornem o seu atendimento ainda mais personalizado e a sua comunicação muito mais direcionada.

É claro que os seus clientes sentirão essa diferença e perceberão que são importantes para o seu negócio, criando um vínculo com a sua marca e também favorecendo a fidelização.

Como você pode notar, existem muitas formas de aproveitar um CRM para PMEs, com resultados diferenciados, auxiliando a tornar seus times mais produtivos, seu atendimento mais personalizado e suas ações muito mais certeiras, aumentando suas vendas.

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