Saiba como aproveitar a Mensuração de Resultados e melhorar seu desempenho digital.
O cenário que envolve estratégias de marketing digital está relacionado a testes que possam ser cada vez mais assertivos com base na análise de métricas e resultados.
Nesse sentido, é importante compreender como as ações se desenvolveram e se foram capazes de atingir objetivos de atração, conversão, engajamento e vendas, por exemplo.
Verificar o desempenho das estratégias significa avaliar pontos necessários ao aprimoramento e entender como otimizar os processos para alcançar os objetivos desejados.
Quer conhecer mais sobre as análises de Mensuração de Resultados? Continue a leitura!
Por onde começar?
O primeiro passo para analisar métricas está na definição e entendimento de um objetivo.
Tendo isso, é possível compreender pontos do processo que precisam ser otimizados a fim de conquistar determinado propósito.
É importante, nesse momento, escolher ferramentas que serão responsáveis por apresentar os dados pertinentes à análise, como por exemplo o Google Analytics.
Essa é a plataforma mais popular entre as indicadoras de métricas, oferecido como um serviço gratuito para conseguir medir e monitorar desempenhos de ações, entendendo o comportamento dos usuários.
O que deve ser analisado?
Existem duas formas de análise de resultados que são importantes na validação de ações: de acordo com e etapa do funil e outra de acordo com o canal digital.
A primeira, sabendo que as estratégias são desenvolvidas com base na etapa de compra que o cliente está – topo, meio ou fundo de funil – é possível verificar o desempenho de cada ação em determinado momento.
Isso significa visualizar métricas de visitação, conversão e vendas, por exemplo, compreendendo pontos fortes e outros que precisam de ajuste no processo.
A segunda análise está relacionada a uma verificação em cada canal, que possui suas próprias métricas. Um exemplo disso é a análise do volume de visitas em um site vindas de maneira orgânica ou através de landing pages.
Com isso, será possível entender o comportamento do seu público em diferentes canais, como Facebook, YouTube, Instagram e WhatsApp, validando também a qualificação dos leads.
Métricas importantes na Mensuração de Resultados
Se seu negócio faz investimentos em Marketing Digital, é fundamental que alguns indicadores sejam acompanhados para certificar o desempenho das atuações de Google Ads e Facebook Ads, que incluem:
- ROAS, equivalente ao retorno de gastos por anúncio nas plataformas digitais.
- CPL, o custo por lead.
- CPC, o custo por clique de acordo com a palavra-chave.
- CPA, o custo por conversão.
- CPM, o custo por cada mil impressões.
- Valor investido por período em anúncios.
No entanto, existem também outras métricas pertinentes ao time comercial e que devem ser monitoradas em conjunto com a equipe responsável pelo marketing digital. São elas:
- ROI, o retorno sobre investimento apresenta o valor gerado sobre o investimento em marketing.
- LTV, é responsável por indicar o lucro líquido que cada cliente pode gerar.
- CAC, está relacionado ao investimento de uma empresa para obter um novo cliente.
Esses indicativos oferecem a possibilidade de otimizar e entender o desempenho do investimento digital, fazendo com que os recursos possam ser melhor aproveitados.
Agora que você já entende o que é Mensuração de Resultados e suas principais formas de análise para aprimorar as estratégias de marketing, entre em contato com a BizDigital e conheça os serviços completos e excepcionais desenvolvidos para alavancar seu negócio.