Hoje, a Endeavor é uma organização bastante conhecida dos empresários. Mas, quando ela começou a atuar no Brasil essa realidade era um pouco diferente – e foi exatamente essa necessidade de prospectar novos empreendedores que fez com que a marca optasse pelo inbound marketing.

Ao desembarcar em solo nacional, os gestores de marketing da organização sem fins lucrativos presente em 25 países e com sede nos Estados Unidos, perceberam que a realidade do empreendedorismo no Brasil ainda era muito incipiente.

O gerente de produto do portal da marca, Rodrigo Grecco, brinca que, em 2010, a palavra “empreendedorismo” nem constava no dicionário. E era justamente essa a dificuldade inicial, colocar o tema em discussão e começar a educar o mercado.

Além disso, existiam todas as dificuldades que o Brasil (ainda) apresenta, como alta carga tributária, burocracia excessiva e cenário econômico complicado – itens que fazem com que o empreendedorismo seja uma missão complicada no nosso país.

O principal problema vivenciado pela Endeavor

No ano de 2010, a Endeavor lançou um portal na internet. Porém, apesar disso, suas equipes de marketing ainda eram muito tradicionais e trabalhavam de maneira isolada dentro da empresa, com ferramentas que não eram integradas.

Por isso, o conhecimento sobre empreendedorismo (algo vital para a Endeavor) acabava restrito às mentorias feitas pelas rede Endeavor e aos artigos presentes no portal.

Foi então que, em 2012, o time da Resultados Digital entrou em ação, questionando as equipes de marketing sobre a possibilidade de usar o Inbound Marketing para modificar aquela realidade.

Até o momento, as alternativas tradicionais não tinham trazido resultados e a Endeavor não era conhecida e nem forte no cenário brasileiro, como acontecia em outros países que já tinham o hábito de empreender.

O primeiro passo na nova estratégia de inbound foi começar a entender quem eram os empreendedores que acessavam o portal, e então compreender quais eram os principais desafios desse público e que obstáculos eles enfrentavam.

Após definir as personas e os dilemas, foi mais fácil entender quais conteúdos deveriam ser priorizados e de que forma isso seria abordado. O próximo passo foi criar maneiras diferenciadas de disseminar esse conteúdo, como vídeos, e-books, minicursos, ferramentas e vários outros formatos, colocando o conhecimento da empresa em prol dos empresários que acessavam o portal e que se relacionavam com a marca.

Com o tempo, os números do portal começaram a aumentar e as equipes passaram a sentir o impacto que a Endeavor tinha na vida de vários empresários ao redor do país. Assim, as equipes de marketing passaram a modificar sua maneira de agir, deixando de ser uma área isolada da empresa e passando a terem uma atuação transversal.

A partir do momento que a marca se tornou sólida e importante para os gestores brasileiros, o desafio mudou. Hoje a Endeavor deseja, mais do que encontrar novos empreendedores, engajar os que já se conectam com a organização, auxiliando-os a crescerem – aproveitando de todo o conhecimento e conteúdo que a entidade oferece.

avaliaçao da presença digital

Os resultados obtidos com Inbound Marketing

Durante quase 4 anos de estratégias Inbound, o portal Endeavor conseguiu saltar de 400 mil visitantes para 6 milhões e meio. Outro dado importante: no início das estratégias, a Endeavor tinha zero leads, porque não conseguiam reter seus visitantes, e hoje conta com uma base de mais de 800 mil leads, sendo que, destes, 400 mil são empreendedores.

Além de todos esses dados impressionantes, a Endeavor ainda conta com 30 mil empresários engajados com a organização, utilizando os conteúdos da marca para modificarem as suas realidades – e ajudando a levar o nome da Endeavor ainda mais longe.

São inúmeros os casos que as equipes recebem de empresas que estavam à beira da falência, mas que conseguiram modificar essa situação através dos e-books oferecidos, das aulas EAD e de vários outros conteúdos. Sendo que alguns desses empresários conseguiram não apenas evitar a falência, como aumentar o rendimento e até expandir a atuação dos seus negócios.

Com todos esses números, os objetivos da Endeavor só aumentam e o desejo é transformar o Brasil em um país de empreendedores, capacitando essas pessoas para que elas consigam encarar os desafios e modificar a realidade brasileira, inclusive com ações que mobilizem o governo para a retirada de obstáculos e para a fomentação de incentivos ao empreendedor.

A organização diz que trabalha, diariamente, para “deixar de existir”, porque quando isso acontecer é sinal de que o empreendedor já possui ferramentas e condições de empreender melhor.

Hoje o Inbound Marketing é a ferramenta mais importante para que a Endeavor continue alcançando cada vez mais empreendedores e transforme suas realidades.

Como o Inbound Marketing pode ser aplicado à realidade B2B?

Como você viu, através desse case de sucesso da Resultados Digitais, o inbound marketing também pode ser aplicado à realidade das empresas B2B.

Assim como nas estratégias B2C, conhecer bem a sua persona, entender seus dilemas e produzir conteúdos focados são itens extremamente importantes para criar uma relação de confiança com seus públicos de interesse.

Porém, enquanto no B2C, as campanhas de atração se baseiam mais em argumentações emotivas, que visem sensibilizar o cliente e sem tantos assuntos técnicos, no B2B é o lado racional o mais explorado, buscando nutrir o lead com informações relevantes para melhorar o seu próprio negócio, preparando-o para a compra e mostrando como a sua empresa pode ajudá-lo a fazer mais vendas.

É importante tentar se mostrar como um parceiro, e nesse sentido os conteúdos e a nutrição de lead são ainda mais relevantes. Quanto mais confiança houver no inbound marketing B2B, mais efetiva será a sua estratégia.

A personalização é uma palavra importante nas estratégias de marketing, oferecendo conteúdos relevantes e exclusivos, criando uma cultura de aprendizado e de conhecimento, colocando a sua empresa como uma verdadeira parceira de negócios e que pode ser decisiva no sucesso do seu cliente.

Diferentemente do marketing tradicional, o inbound marketing se baseia em uma relação mais próxima e direcionada com os leads, oferecendo informações valiosas e ajudando essas pessoas nos seus processos de decisão de compra – algo essencial na realidade B2B. Neste post explicamos o que é e como funciona o inbound marketing.

E, então, depois de ler essas informações e esse case de sucesso, já está convencido de que adotar uma estratégia de Inbound Marketing pode ser essencial para a sua empresa B2B? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como você pode ter resultados tão expressivos como os da Endeavor.

Agendar reunião Inbound Marketing