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Guia de Vendas no WhatsApp

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Saiba tudo sobre vender no WhatsApp e como aumentar seus clientes. 

O aumento de vendas online tem acontecido significativamente por meio de sites, e-commerce e lojas virtuais. A novidade está relacionada a expansão do uso do aplicativo WhatsApp como caminho para potenciais negócios, a fim de alcançar um número ainda maior de clientes, tendo como base a quantidade de usuários que estão presentes no app. 

Para que as vendas pelo WhatsApp tenham sucesso, é importante seguir um planejamento estratégico que organiza desde o ponto de partida, a abordagem aos clientes, a administração desse processo, campanhas pelo WhatsApp e outros pontos importantes. 

Quer conhecer detalhadamente o processo estratégico para vendas no WhatsApp? Continue a leitura! 

Principais vantagens de vender no WhatsApp

1º passo: WhatsApp Business

A versão Business do WhatsApp direciona o aplicativo para empresas, com funcionalidades de um perfil comercial ainda mais eficiente e profissional. 

Você poderá, por exemplo, etiquetar cada conversa de acordo com a etapa do processo de um cliente e outras funções, além de exibir métricas relacionadas às mensagens, tais como quantidade de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. 

2º passo: Utilize sua própria base de clientes

É importante que você utilize as estratégias de venda no WhatsApp com seus próprios clientes e outros usuários que em algum momento pesquisaram por seus produtos e serviços. Com isso, você terá uma base de pessoas verdadeiramente interessadas em fazer negócios com sua empresa. 

Um exemplo de como captar potenciais clientes é por meio de produtos digitais e landing pages, como por exemplo: ofereça um guia completo sobre determinado assunto relacionado a sua marca e que seja de interesse dos usuários, pedindo em troca um contato de WhatsApp, de modo que posteriormente o relacionamento possa ser desenvolvido. 

3º passo: Organize sua lista de clientes em categorias

É importante que você tenha diferentes modos de se relacionar com cada perfil de potenciais clientes, abordando campanhas de vendas de diferentes formas. Exemplos dessas categorias são: seguidores, usuários que já questionaram detalhes do produto ou serviço e, enfim, aqueles que já efetuaram alguma compra. 

Mapear cada um desses faz com que o direcionamento de cada chamada seja ainda mais efetivo, aumentando consideravelmente as vendas. 

4º passo: Faça listas de transmissão

As listas de transmissão são uma ótima opção de relacionamento com clientes. 

Diferente dos grupos, elas são mais dinâmicas e pessoais, uma vez que, mesmo selecionando diversos contatos, cada usuário do WhatsApp irá receber uma conversa individual com sua oferta. 

5º passo: Desenvolva marketing de conteúdo 

Um modo eficiente de manter clientes fiéis é por meio do desenvolvimento de marketing de conteúdo. Essa estratégia vai além das vendas, mas ao mesmo tempo está consideravelmente ligada a elas, uma vez que potenciais clientes continuam acompanhando a marca com publicações interessantes e valiosas sobre seu nicho. 

O exemplo no caso de uma marca de roupas: ensinar suas clientes a combinar vestidos e botas. 

6º passo: Crie uma base de relacionamentos para além do WhatsApp 

Você pode levar sua base de contatos do WhatsApp para outros canais onde poderá desenvolver outros tipos de relacionamento, além de também ter a oportunidade de venda, como é o caso do Facebook e do Instagram.

7º passo: Explore campanhas com gatilhos mentais

Gatilhos mentais no WhatsApp podem ser a chave para um cliente decidir, de fato, fechar um negócio com sua empresa. 

Você já tem um contato próximo e direto, por isso, usar técnicas de gatilhos mentais em campanhas que demonstram a importância da compra para o cliente é essencial para ampliar suas vendas. 

Pode se tratar de gatilhos da urgência, demonstrando ao cliente que essa é uma chance única e necessária, o gatilho da escassez, demonstra que o produto ou serviço poderá ficar indisponível e outros, que envolvem as emoções do cliente.

8º passo: Mantenha uma rotina de relacionamento frequente e constante

Seguindo todos os passos, é importante manter uma rotina de relacionamento frequente e com constância, de maneira estratégica, em busca de alavancar os negócios de forma exponencial. 

Agora que você já conhece tudo sobre o guia de vendas no WhatsApp, assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como esse. 

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