Saiba o que é importante na hora de definir suas métricas de análise de desempenho do Marketing Digital.
O planejamento estratégico das ações de marketing digital é uma etapa fundamental para que o plano possa ter um bom desempenho.
Esse planejamento inclui definir como as métricas de marketing serão analisadas e o que você precisa fazer para ter um mapeamento eficiente desses dados.
Apesar de muitas empresas acreditarem que as métricas analisam apenas tópicos relacionados à likes, compartilhamentos e comentários, existem outros pontos importantes que você deverá considerar.
Observando todas as informações, será possível reajustar estratégias, medir a performance e calcular o que está funcionando com eficiência.
Quer saber como definir um planejamento estratégico para analisar as métricas de marketing digital? Continue a leitura!
A importância da análise de métricas
Avaliar as métricas é o caminho para estruturar e entender as maiores necessidades e o comportamento do consumidor.
Com essa observação, poderão ser validados o que funciona ou não para um negócio, além de ter a chance de otimizar o investimento em marketing, aprimorando os níveis de retorno ao negócio.
Como definir o planejamento das métricas?
Existem muitas formas de avaliar os resultados de uma ação de marketing, mas é importante saber de que forma as informações devem ser agrupadas para conquistar uma análise pertinente.
O ponto inicial é saber como dividir as métricas em grupos.
Os três principais são voltados para:
- Receitas e vendas;
- Conversão e retenção de cliente;
- Redes sociais.
Saiba o que analisar dentro de cada grupo
Métricas de marketing para receitas e vendas
O primeiro grupo se refere às finanças e investimentos que uma empresa faz. Para essa avaliação, é importante observar:
ROI – Retorno sobre o investimento: verifica se o investimento tem dado resultados positivos.
CAC – Custo de aquisição por clientes: avalia se o investimento para conquistar um cliente é válido quando comparado ao retorno de gastos do consumidor.
Ticket Médio: Demonstra o valor médio gasto pelos clientes com o produto ou serviço oferecido pela empresa.
Métricas de marketing para conversão e retenção de clientes
Entende como os clientes se comportam quando chegam até a empresa, avaliando o caminho percorrido no funil de vendas. Observa-se:
Conversão: demonstra o número de clientes que passaram de uma ação estratégica para uma nova fase, entendendo o que é atrativo ao usuário.
Geração de leads: visitantes interagindo com uma página de compras passam a ser leads quando se comportam de determinada maneira, demonstrando maior interesse pelo produto ou serviço.
Retenção de clientes: a métrica de retenção avalia quantos clientes permaneceram em contato com a empresa a ponto de fazerem novas compras, o que se deriva da construção de um relacionamento contínuo.
Métricas avaliadas pelas redes sociais
Os dados explorados pelas métricas de redes sociais fazem com que a empresa entenda como está o engajamento do público com a produção de conteúdo, assim como o que mais desperta a atenção dos usuários. É avaliado, nesse caso:
Alcance: mede quantas pessoas uma publicação ou o próprio perfil alcançaram.
Engajamento: é avaliada pela quantidade de interações em uma publicação, podendo ser utilizada como forma de medir a relevância de um conteúdo e o quanto ele foi útil para os seguidores.
Menções: essa métrica possui característica qualitativa, já que se refere a o que as pessoas dizem nas redes sociais sobre a marca, podendo ser comentários positivos ou não.
Agora que você sabe o que fazer e como dividir as métricas de marketing para ter uma análise eficiente, assine nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como esse para ajudar a alavancar seu negócio digital.