O aumento da produtividade hoje é uma questão de sobrevivência para as empresas. Nesse mundo altamente competitivo, onde as barreiras geográficas são ultrapassadas diariamente e o consumidor está cada vez mais exigente, ganha quem consegue fazer mais com menos.

Os gestores precisam se manter atentos para criar estratégias que mantenham seus colaboradores motivados e altamente produtivos. Algumas empresas desenvolvem planos de benefícios que visam agradar seus funcionários, ou então oferecem palestras motivacionais ou ainda oferecem bônus e outros tipos de benefícios financeiros para tentar elevar o valor agregado da empresa.

Esses recursos contribuem para que os colaboradores se mantenham motivados, mas será que isso influencia realmente na produtividade da empresa? Apesar de a motivação estar diretamente ligada à produtividade, esse não é o único fator relevante e pode não ser suficiente para alcançar os resultados desejados.

Mas existem algumas medidas simples que são essenciais para alcançar esse aumento da produtividade e o sucesso da organização. Algumas ações que otimizam a estrutura organizacional garantem a eficiência da empresa e, como consequência, aumentam a produtividade.

1. Converse com a sua equipe

O primeiro passo para aumentar a produtividade da empresa é identificar quais problemas afetam a rotina de trabalho e para conseguir isso, nada será melhor do que conversar com os funcionários. Você pode fazer isso de maneira individual ou em grupo deixando-os a vontade para falar o que consideram ser prejudicial.

2. Identifique as falhas nos processos internos

Diante das informações que você obteve na conversa com os funcionários, é preciso agora identificar quais processos contêm falhas que precisam ser resolvidas. Analise todos os setores da empresa e liste tudo o que for encontrado de problema.

Com essa lista de falhas, avalie cada uma dela e busque soluções para cada problema. Depois de avaliar as soluções, chame novamente os colaboradores para debaterem sobre as sugestões.

3. Estabeleça um objetivo alcançável

Imagine a posição que você deseja que sua empresa esteja daqui a um ano, por exemplo, e estabeleça que esse será o objetivo da organização. Divida o objetivo em etapas a serem cumpridas ao longo do ano criando metas que facilitam o acompanhamento e compartilhe com seus colaboradores o objetivo final e as metas intermediárias, estabelecendo prazos e determinando funções específicas. Dessa forma todos terão acesso ao desempenho da equipe.

4. Reconheça quem merece

Não há nada que desestimule mais do que ver alguém que não se esforça ganhar os mesmos benefícios do que outra pessoa mais empenhada em sua função. É preciso reconhecer quem merece, pois isso fará uma enorme diferença na equipe.

Quando a empresa pratica a gestão por reconhecimento os funcionários se sentem mais dispostos a dar o melhor de si. E esses reconhecimentos podem ser através de elogios públicos, folgas, flexibilidade de horário de trabalho, mimos, etc.

5. Abertura da comunicação e da cultura produtiva

A comunicação interna é um ponto importante que, frequentemente, as empresas não dão a devida atenção. É fundamental que haja um canal aberto de comunicação entre a gestão e os colaboradores e onde seja possível receber feedback contínuo de ambas as partes.

Os funcionários devem sentir liberdade para propor melhorias em seu funcionamento. Erros de gestão também podem ser cometidos e não devem ser escondidos. Os líderes devem ser vistos como exemplos para seus colaboradores. Assumir seus erros gera confiança.

6. Tecnologia e ferramentas

A tecnologia veio para facilitar processos. Hoje existem diversas ferramentas que podem auxiliar o processo de trabalho das empresas, desde a identificação de falhas e problemas até a busca por soluções.

Algumas dessas ferramentas podem exigir um pouco de tempo e planejamento para serem implementadas na empresa e custos iniciais, mas se considerarmos os ganhos de produtividade que a empresa terá o empenho inicial será totalmente válido.

Um exemplo de ferramenta que é capaz de gerar grande aumento da produtividade é o melhor ERP para pequenas empresas que possibilita o maior controle sobre diversos setores da empresa como recursos financeiros, estoque, emissão de notas fiscais, vendas efetuadas, cadastros de clientes e fornecedores, fluxo de caixa e muito mais. Além disso, a ferramenta gera relatórios personalizados sobre as informações registradas no sistema de maneira simples e rápida, em qualquer lugar ou horário.

O sistema de Gestão Empresarial ajuda a organizar a empresa e acompanhar os resultados com segurança e praticidade.

Com essas dicas sua empresa conseguirá aumentar a produtividade dos funcionários e terá mais chances de competir no seu mercado de atuação.

Implementação Pipefy