contato@biz2digital.com.br / (19) 9 7818-2900 

Fale com especialista

Como Automatizar o Funil de Vendas?

Início/Inbound Marketing/Como Automatizar o Funil de Vendas?

Entenda os principais aspectos para fazer a automatização do funil de vendas. 

O Funil de Vendas é um modelo estratégico que corresponde ao caminho percorrido por um cliente em potencial, identificando sua jornada de compra. 

Ele é desenvolvido para analisar pontos que partem desde o primeiro contato de um visitante com determinada empresa, até a compra de produtos ou serviços. 

Para que a observação possa ser feita mais detalhadamente, o funil é dividido em 4 etapas: 

  • No topo, estão os visitantes da página. Em seguida, os leads, que depois se tornam oportunidades. Por último, as vendas efetivas, que correspondem a menor parte do funil. 

Essas etapas são relacionadas à ações de marketing que objetivam desenvolver conteúdos e estratégias que atraiam usuários para a etapa final de vendas. 

No topo do funil, o direcionamento das estratégias é voltado para o momento em que os clientes identificam determinada necessidade e cabe à empresa fornecer conteúdos que ensinam o cliente para que ele avance na jornada de compra. 

No meio do funil, são desenvolvidas estratégias que ocasionam o reconhecimento do problema pelo cliente, assim como a consideração pela resolução. 

Na última etapa, o fundo do funil é o momento em que os leads já foram qualificados o suficiente para se tornarem clientes em potencial e confiam na empresa para realizar a compra. 

Entenda como funciona a automatização do funil de vendas

A automação de marketing é responsável por identificar o momento da jornada de compra em que o cliente está, de acordo com seu comportamento dentro de um site. 

A partir dessa identificação são desenvolvidas estratégias que direcionam o conteúdo ideal para o lead que está naquela posição, fazendo com que ele avance para as etapas mais estreitas do funil. 

O fluxo da ferramenta de automação é importante quando proporciona ao cliente conteúdos relevantes que agreguem entendimento ao possível lead em potencial. 

Desse modo, garantindo o conteúdo correto no momento certo, o lead se torna cada vez mais qualificado para seguir em frente. 

O que é importante na automatização do funil de vendas

O processo de automação do funil de vendas passa por etapas que envolvem atrair o cliente, converter, relacionar, vender e analisar. 

Desse modo, partindo do ponto que esse procedimento oferece a possibilidade de nutrir um relacionamento de maneira automática, é indispensável que sejam oferecidos ao lead conteúdos depois da venda. 

Isso garante a empresa a oportunidade não só de retorno do cliente, como também de indicações e recomendações para novos leads em potencial. 

Planejar e entender a jornada de compra de um cliente, suas preferências e principais necessidades é de extrema importância para o sucesso do seu negócio. 

A ideia de qualificá-lo antes de ter o contato direto com um vendedor, que faz parte do fundo do funil, oferece maior credibilidade e relevância à sua empresa, potencializando as chances de venda.

Agora que você já entende tudo sobre a automatização do funil de vendas, acesse nosso blog e conheça mais dicas sobre esse tema. 

Além de aprimorar o relacionamento com clientes em potencial, a automação é uma estratégia que impacta diretamente os níveis de venda de sua empresa.  

Geração de Leads

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Agende uma reunião
Ir ao Topo