Os Principais Usos de Chatbots nas Empresas

Saiba como os chatbots têm sido incluídos na rotina de empresas em busca de aprimorar processos e resultados.

Tendência em processos de automação que objetivam aprimorar o relacionamento entre empresas e clientes fazendo com que as taxas de conversão aumentem, a tecnologia chatbot está cada vez mais presente na rotina de pequenas, médias e grandes organizações. 

Isso aconteceu pelo sucesso do chatbot quando o assunto é atender um grande volume de clientes diariamente, esclarecendo dúvidas, sugerindo produtos e serviços, identificando tipos de clientes, além de conhecer mais profundamente as necessidades de cada consumidor: isso tudo de maneira personalizada e exclusiva para cada usuário. 

Além disso, a ascensão do chatbot permitiu integrar diversas plataformas de atendimento, seja em sites ou aplicativos, como é o caso da utilização do WhatsApp Business API, o que torna o contato ainda mais acessível e prático, melhorando a experiência de um lead. 

Quer saber quais são os principais usos de chatbots nas empresas? Continue a leitura! 

Conversão de Leads

O potencial índice de conversão de leads com a implantação de chatbots chama a atenção de empresas para a prospecção de novos clientes, de modo que o negócio possa ser consideravelmente expandido. 

Isso acontece pelo diálogo que é construído pelo bot com o cliente, de modo que ele seja envolvido com os produtos e serviços oferecidos e conheça de modo personalizado como a empresa pode atender às suas necessidades. 

Chatbot como estratégia de Marketing Digital

O uso do chatbot como ferramenta de marketing digital está relacionado à oferta de conteúdos personalizados aos clientes com base nas informações disponibilizadas durante o diálogo e o histórico de compras se o lead já tiver efetuado alguma anteriormente. 

Desse modo, o lead recebe indicações de produtos, links de acesso a blogs ou landing pages, exclusivamente de modo personalizado para suas necessidades individuais.  

Atendimento qualificado 

O chatbot acabou com o tempo de retorno das empresas aos clientes, assim como eliminou grandes volumes de contatos pendentes, melhorando a experiência de atendimento dos usuários. 

Com a automação, os leads recebem respostas a qualquer momento do dia durante toda a semana. Para os clientes que têm a rotina sobrecarregada em horários comerciais, agora poderão contatar o chatbot em um sábado a noite e serem respondidos imediatamente. 

Agendamentos

Agendamentos de consultas, visitas e reuniões são marcados de forma prática com o auxílio de chatbots, que identificam o melhor horário para atendimento em conjunto com o usuário e a disponibilidade da empresa. 

Desenvolvimento de pesquisas

Tão importante quanto os outros usos, o desenvolvimento de pesquisas por meio do chatbot tem se expandido no meio empresarial. Respostas dos clientes que eram adquiridas em formulários de e-mails e pesquisas de opinião agora são feitas durante os diálogos com o chatbot, de modo mais espontâneo e natural. 

Ter documentado inúmeros tipos de pesquisas faz com que a empresa planeje o aprimoramento de algumas áreas, aumentando as chances de prospecção de novos clientes.

Agora que você conhece as principais funções da tecnologia chatbot no ambiente empresarial, acesse nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos sobre as melhores ferramentas de automação para aprimorar seus negócios.

banner chatbot

Somos parceiros certificados de empresas que são referência no mercado nacional e internacional

Logo Zenvia
RD Station
Pipefy
Tray

Fale com especialista

Vamos conversar sobre como as tecnologias digitais podem ser aplicadas para transformar sua empresa.

Ir ao Topo