O inbound marketing já é uma realidade em inúmeros negócios, sendo responsável por mais de 90% dos cliques na web, segundo dados reunidos pelo “Viver de Blog”.

Com uma metodologia diferente, esse tipo de marketing não busca vender um produto a todo custo, mas sim, relacionar-se com o cliente, oferecer conteúdo de valor e, eventualmente, ofertar algum produto ou serviço.

A mudança na forma de encarar o marketing está totalmente relacionada às alterações pelas quais nossa sociedade tem passado, com um volume de informações disponível muito maior e uma consciência mais ampliada sobre seu poder de compra.

Justamente por tudo isso, o inbound marketing tem sido responsável por aumentar o resultado de vendas e de percepção de imagem de inúmeras marcas. Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura.

Por que o seu negócio deve investir em Inbound Marketing?

Talvez você já tenha lido um pouco sobre o inbound marketing, mas não esteja assim tão convencido de que essa é uma boa solução para o seu negócio, afinal de que forma confiar em uma estratégia que não se baseia em vender diretamente seus produtos ou serviços?

Na verdade, as técnicas usadas pelo inbound são muito mais efetivas do que as usadas pelo marketing tradicional, justamente por se basearem em gatilhos mentais importantes para esse novo consumidor.

Ao oferecer informações, conteúdo e relacionamento com seu cliente, ele passa a nutrir sentimentos positivos em relação à sua marca, aumentando consideravelmente as chances de compra e de fidelização.

O melhor é que o inbound pode ser usado para praticamente todos os tipos de negócio, como B2B, B2C, consultorias, empresas de tecnologia, de serviços, entre outros.

E sabe por que essa metodologia tem tido tanto sucesso com públicos e estratégias diferenciadas? Porque o inbound compreende as necessidades e os desejos desse novo consumidor, estando atento e integrado às novas tecnologias e às novas formas de fazer negócio, oferecendo o que o seu cliente deseja e quando ele quer – sem criar interrupções no seu dia.

ebook Inbound Marketing
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Quais são as premissas fundamentais do inbound marketing?

O inbound marketing se baseia em 4 princípios fundamentais: atrair, converter, fechar e encantar.

Na prática, o que buscamos é:

  • atrair visitantes desenvolvendo conteúdos ricos e estratégias que ajudem a aumentar o tráfego orgânico do seu site, blog ou e-commerce, fazendo com que mais pessoas fiquem sabendo da existência do seu negócio;
  • transformar esse visitante em um cliente, atraindo os leads com “conteúdos isca” (como e-books, webinars, planilhas e outros), assinatura de newsletter e assim por diante, buscando que esse lead passe a se relacionar com a sua marca e a entender os produtos e serviços que você oferece;
  • quando o seu lead já estiver convencido de que a sua empresa é autoridade no setor, de que ela oferece os melhores produtos ou serviços para a sua necessidade, ele passará a fechar a compra com você;
  • encantar é continuar se relacionando com esse cliente, oferecendo outros produtos ou serviços que possam lhe interessar, conteúdos altamente informativos, promoções e descontos e assim por diante, buscando fidelizar essa pessoa e transformá-la em uma promotora da sua marca, ajudando a conquistar ainda mais clientes.

Para isso são usadas inúmeras ferramentas como conteúdos em blog, materiais ricos, engajamento nas mídias sociais, promoções específicas, entre outros.

As estratégias dependerão, obviamente, do tipo do seu negócio, das características dos clientes que você deseja atrair e reter e também do seu mercado.

Como essas premissas se transformam em vendas e benefícios?

Na teoria tudo é muito bonito, mas você não acredita que na prática essas estratégias tragam resultados reais?

Pois saiba que atualmente quase 80% das pessoas realizam busca online antes de se decidirem por uma compra e dessas a maior parte considera importante à opinião de outros usuários sobre a marca em questão.

Além disso, empresas que possuem um blog próprio com conteúdo relevante possuem 55% mais procura na rede, o que ajuda a aumentar de forma significativa o contato dos clientes com a marca.

Mas, se você ainda desconfia desses números, pense na sua realidade hoje em dia. Quantas vezes, ao assistir televisão com a família, você não usa o momento dos comerciais para buscar sobre algum assunto do seu interesse nos mecanismos de busca?

Quantas vezes, antes de comprar um item de valor elevado ou que você considerava importante, a internet não foi uma fonte de pesquisa e de informação valiosa para a sua decisão de compra?

As gerações mais novas estão ainda mais conectadas e o smartphone transformou totalmente a relação das pessoas com a internet.

Estar na rede somente não basta, os consumidores querem ter um relacionamento com as marcas que consomem, querem conteúdo informativo e possuem um grande poder de compra, já que podem fazer negócio com empresas de todo o mundo, a qualquer instante do dia ou da noite.

Compreender essa mudança de mentalidade é essencial para que o seu negócio venda mais e melhore o posicionamento da sua marca perante seus públicos de interesse.

O inbound marketing não é invasivo. Ele se propõe a oferecer soluções para seus clientes, no momento em que eles desejam, e a se relacionar de maneira assertiva com essas pessoas, modificando a percepção que elas têm da sua marca, agregando mais valor ao seu negócio e aos seus produtos.

Quais os resultados que o inbound marketing pode trazer para o meu negócio?

Lógico que aumentar as vendas é algo extremamente importante, mas o inbound marketing pode trazer muitos outros benefícios ao seu negócio, como:

  • maior engajamento e envolvimento com a sua marca;
  • destaque perante os concorrentes;
  • base de clientes fiéis e que ajudam a trazer novos clientes para o seu negócio;
  • educar a clientela, permitindo que ela enxergue valor no seu produto ou serviço e entenda sobre o seu mercado;
  • comunicação mais eficaz com seus clientes e potenciais clientes;
  • economia, já que o inbound é 62% mais barato do que as estratégias de outbound marketing;
  • possibilidade de resultados mais mensuráveis e capacidade de modificar as estratégias enquanto elas ainda estão se desenvolvendo;
  • redução do custo com a equipe de vendas.

E, então, já está convencido de que investir em inbound marketing é a melhor solução para o seu negócio? Venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo a atingir seus objetivos!

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