Os Chatbots vão substituir aplicativos? Entenda quais são as vantagens para sua empresa

Saiba como os chatbots estão inseridos nos negócios e quais os principais benefícios para sua empresa.

É interessante analisar a evolução dos aplicativos e o modo como os chatbots têm se colocado no dia a dia dos usuários. 

Se em algum momento os apps eram o destaque de inovação, com funcionalidades exclusivas e diferentes para cada aplicativo, hoje em dia a tecnologia dos bots é uma grande aposta para ocupar esse lugar.

Um dos principais motivos que fez o chatbot ocupar essa posição está relacionado às preferências dos usuários, que agora esperam funcionalidades integradas e objetivas, sem complicações.

Quer entender mais sobre como os chatbots tornaram-se destaques, a posição dos aplicativos na rotina dos usuários e conhecer as vantagens dessa tecnologia para sua empresa? Continue a leitura! 

O uso dos aplicativos

Diferente de como eram vistos no início, com o passar dos anos os aplicativos não eram apenas um canal para visualizar a pura inovação tecnológica. 

Seu uso passou a ter relação direta com a necessidade de praticidade e rapidez dos usuários, especialmente com aplicativos como Facebook, WhatsApp e Uber. 

Por isso, o cenário que apresenta o desenvolvimento de um aplicativo para uma empresa mudou: os usuários não querem baixar um app para cada ação que desejam executar. 

Com isso, cabe à empresa avaliar a funcionalidade do aplicativo para o cliente, considerando se é viável a utilização do app para determinadas ações ou não. 

A posição dos chatbots

Com a necessidade de praticidade e rapidez, o chatbot passa a ganhar espaço na rotina dos usuários através de uma plataforma de chat integrado. 

Outro benefício que intensifica o destaque dos bots está ligado à possibilidade de atualizações e evoluções rápidas, permitindo que o bot se desenvolva de maneira dinâmica (especialmente em modelos que utilizam inteligência artificial).

Com isso, os usuários podem fazer contato com sua empresa sem precisar baixar um novo aplicativo: basta iniciar a conversa em apps de mensagens, como o WhatsApp, do mesmo modo que fariam com outro contato. 

O WhatsApp em parceria com os Chatbots

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, chegando a marca impressionante de 99% dos smartphones do país, de acordo com pesquisas. 

Isso indica que a grande maioria dos clientes de uma empresa estão presentes no aplicativo. 

Desse modo, integrar o contato do seu negócio com a tecnologia chatbot no WhatsApp pode facilitar o dia a dia do seu cliente. 

Seja em empresas de alimentação delivery, hotéis ou consultas médicas, o usuário não precisa mais de um aplicativo para cada um desses contatos, já que eles poderão estar integrados no WhatsApp Business API

Vantagens para sua empresa

As maiores vantagens da utilização dos bots para sua empresa são: 

  • Praticidade: como destacamos, a praticidade de integrar o contato em um único canal é um dos principais desejos dos consumidores. 
  • Custos reduzidos: seu negócio não precisará de grandes equipes de atendimento, com vários aparelhos telefônicos: os bots respondem inúmeros usuários simultaneamente, evitando filas de espera. 
  • Funcionalidades: atendimento, agendamentos, ofertas de conteúdos, pesquisas e muitos mais: os bots estão preparados para atender as maiores necessidades de relacionamento da sua empresa.

 Agora que você sabe como os chatbots estão inseridos entre as maiores tendências tecnológicas e como isso pode impactar no desenvolvimento da sua empresa, assine nossa newsletter e não deixe de ficar por dentro de todas as novidades. 

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