Tudo o que você precisa saber sobre como conquistar um posição de autoridade no mercado

Nós já falamos aqui sobre a importância de ser referência no mercado e o quanto isso pode ajudar a sua empresa a vender mais (e com uma margem de lucro maior), conquistar novos clientes e fidelizar os que já possui.

Mas, a principal dúvida dos empresários é sobre como realmente conseguir conquistar uma posição de autoridade no mercado – e quais estratégias são efetivas nesse sentido.

Se você também compartilha dessa dúvida, continue a leitura do texto e saiba todos os passos para modificar o seu posicionamento de mercado e se destacar. Confira!

Entenda a diferença entre autoridade e visibilidade

Antes de passarmos às dicas é importante que você compreenda uma diferença essencial entre autoridade e visibilidade. Isso porque muitas pessoas acreditam que produzindo uma grande quantidade de conteúdo (como vídeos, blog posts, infográficos e outros) estarão construindo sua autoridade, e isso é parcialmente verdadeiro.

Não adianta apenas “estar na rede”, com um volume massivo de conteúdo, se ele não for focado e orientado para atingir quem realmente interessa: seu público-alvo.

Para que você seja percebido como uma autoridade é importante que as pessoas que se relacionam com a sua marca consigam aproveitar o seu conteúdo e por isso toda a sua estratégia deve ser focada nessas pessoas.

Assim, quanto mais você investir em conhecer o seu público-alvo, seus dilemas, demandas e problemas, mais fácil será para você criar um conteúdo que crie engajamento, que resolva os problemas das pessoas e que ajude a construir a sua autoridade.

Como construir minha autoridade no mercado?

Agora que você já compreendeu que, muito mais do que criar conteúdo, você precisa planejar e focá-los nos dilemas dos seus possíveis clientes, é preciso ir mais além e pensar em estratégias que ajudem a sua empresa a chegar lá. Veja algumas dicas importantes:

1. Use o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia muito eficiente para quem pretende se diferenciar da concorrência e ainda criar uma relação de proximidade com seu público.

Diferente das técnicas tradicionais de marketing, o Inbound não objetiva vender um produto, mas sim, uma ideia. A intenção é munir o seu futuro consumidor com todas as informações de que ele necessita sobre o mercado, o seu produto ou serviço e a sua empresa – ajudando-o a decidir quando e como realizar a compra.

Por isso, o Inbound Marketing não é agressivo. Você criará um espaço altamente informativo e interessante para que o seu cliente chegue até o seu blog ou site e consiga encontrar todas as informações de que necessita, e, assim, passe a se relacionar com a sua empresa de uma maneira diferenciada, indo muito além do que uma relação simples de consumo.

Justamente por essas características o Inbound Marketing é capaz não só de aumentar as suas vendas, mas também de conquistar e cativar os seus clientes, tornando-os verdadeiros fãs da sua empresa e ajudando você a “vender” o seu negócio para outras pessoas, que passam a se identificar com seus valores.

ebook Inbound Marketing

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2. Crie conteúdos focados e que ensinem algo

Uma das bases do Inbound Marketing é a produção de conteúdo para ajudar o seu site a se posicionar melhor nos mecanismos de busca e também para criar uma relação entre seus possíveis clientes e a sua empresa.

Mas, esse conteúdo não deve ser criado sem nenhuma estratégia. Para que ele seja encarado de maneira realmente inovadora e diferente pelos seus possíveis clientes é preciso que ele agregue informações.

Por isso, pesquise muito entre seus clientes reais e crie uma “buyer persona” – que é a representação do seu cliente ideal. Identifique os principais problemas, seus hábitos de consumo, as dúvidas que possuem sobre o seu mercado, seus dilemas e dificuldades para fecharem negócio e outras questões.

A partir dessas constatações, crie conteúdo de maneiras diversificadas e que ajude essas pessoas, com dicas interessantes e gratuitas. Esse valor informativo é visto pela sua clientela como algo de valor e você passa a ser encarado como uma empresa diferenciada, com “algo a mais a oferecer” e alguém que pode ser buscado pelos clientes quando eles precisam de uma solução efetiva.

3. Use estudos de caso

Saiba que, dentro da sua estratégia de Inbound Marketing, nem todos os clientes estão no mesmo estágio de decisão para a compra. Enquanto uns estão apenas tomando contato com a sua empresa, outros podem visitar o seu blog em busca de informações cruciais para fechar negócio.

Para essas pessoas, os estudos de caso podem funcionar como verdadeiros divisores de água, fazendo com que elas acabem se decidindo pela sua empresa em detrimento da concorrência.

Assim, escolha alguns dos casos mais interessantes da sua empresa e mostre como seus produtos ou serviços ajudaram a modificar a vida de pessoas reais – e o quanto eles podem ajudar a modificar a realidade do seu possível cliente.

Mostrar que você é capaz de gerar resultados para outras pessoas é uma forma excelente de se firmar como autoridade no seu setor.

4. Trabalhe a sua reputação

A reputação de uma empresa é essencial para quem deseja se tornar autoridade e melhorar o seu posicionamento estratégico. Para trabalhá-la você precisará se relacionar com outros profissionais e empresas.

O networking dentro e fora do mundo digital é essencial em qualquer estratégia e deve ser cultivado. Nas suas estratégias de marketing digital, você pode buscar parcerias com sites e blogs importantes do seu segmento, criando conteúdos especiais para essas plataformas.

Não se esqueça de marcar presença nas redes sociais, participando de fóruns e debates do seu setor e, claro, indo além do que os blogs posts: dando palestras, criando webinars, escrevendo para revistas da sua área, participando de eventos, oferecendo cursos profissionalizantes na sua área e se tornando uma verdadeira autoridade no seu meio.

Conclusão

Não existe uma fórmula mágica para se tornar uma autoridade. Para ser referência no mercado é preciso compreender muito bem a sua clientela, estar atento as suas necessidades e ter uma estratégia de marketing que ofereça resultados, conteúdo informativo e, claro, que trabalhe a sua presença em diversos meios – inclusive o digital.

Com essas dicas, ficou mais fácil ser referência no mercado? Se você gostou desse conteúdo e quer melhorar o seu posicionamento estratégico, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como.

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