A sua empresa precisa aumentar as oportunidades de vendas e você está em busca de novas ideias para atingir esse objetivo? Pois saiba que o Inbound Marketing pode lhe ajudar.

Através de uma estratégia diferenciada e que busca se relacionar de maneira mais próxima com o seu consumidor, o Inbound Marketing tem sido a escolha de marcas grandes e pequenas, ajudando a aumentar o volume de vendas, a facilitar o trabalho das equipes comerciais e ainda a melhorar o posicionamento da sua marca perante os concorrentes.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir se essa é a solução ideal para a sua empresa? Continue a leitura!

O que é Inbound Marketing?

Talvez você não conheça essa terminologia, mas com certeza já se deparou com muitas empresas que a utilizam no seu dia a dia. Embora, em um primeiro momento, algumas pessoas possam encarar o Inbound como algo complicado, na verdade ele é bastante simples.

A ideia central é adotar estratégias que visem atrair visitantes para o seu site, transformando-os em clientes e promotores da sua marca – ajudando você a vender ainda mais e a conquistar uma posição de autoridade perante a sua concorrência.

Para isso, são usadas técnicas importantes como: SEO, marketing de conteúdo, blogs corporativos, e-mail marketing, materiais ricos e outras.

O grande diferencial do Inbound Marketing é que ele se preocupa em entender as necessidades do seu cliente e oferecer soluções, criando um relacionamento com essas pessoas.

Enquanto o marketing tradicional busca vender apenas produtos, invadindo os momentos privados dos consumidores (como por meio de um comercial na TV ou um pop-up em um site), o Inbound busca atrair os seus possíveis clientes com um conteúdo altamente focado em suas necessidades, vendendo soluções e a ideia que constrói a sua marca.

Para o Inbound, mais importante do que perturbar os seus consumidores com anúncios indesejados, é criar uma relação duradoura com a marca, conquistando novos consumidores e fazendo com que esses desejem se transformar em propulsores, compartilhando seus conteúdos e indicando a sua empresa para outras pessoas.

ebook Inbound Marketing
ebook Inbound Marketing

Como o Inbound Marketing pode aumentar as minhas oportunidades de vendas?

Depois dessa explicação, você já deve ter notado de que forma o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a vender mais, não é mesmo?

Criando relacionamentos com seus clientes, você poderá ampliar a penetração da sua marca e ajudar a firmá-la na mente dos consumidores, os quais ainda passarão a compartilhar seus conteúdos e a indicar o seu negócio para outras pessoas – como uma propaganda boca a boca, porém no meio virtual.

Mas, não é só isso. Ao criar conteúdo focado nas necessidades do seu público-alvo, você está educando a sua possível clientela, e assim ela terá mais chances de valorizar o seu produto ou serviço.

Por isso, quando o cliente busca o contato da sua empresa, ou quando as suas equipes de vendas fazem contato com esse lead, as chances de ele fechar o negócio aumentam, pois o consumidor já está convencido de que o seu produto é de qualidade e que a sua marca é diferenciada.

Isso acontece justamente devido a essa relação de confiança que os leads criam com a sua marca. Ao visitar seu blog e encontrar conteúdos que resolvam suas questões, esse possível cliente passa a criar uma conexão com a sua marca, que será alimentada através da nutrição de leads (feita a partir de contatos que essa pessoa lhe disponibiliza, como um cadastro para baixar um e-book ou assinando a newsletter).

A partir desse contato, suas equipes alimentarão esse possível cliente com conteúdos que sejam interessantes para ele, estabelecendo uma relação de confiança e ainda ajudando esse lead a compreender melhor o seu mercado e a sua empresa.

Quando ele decidir fazer negócio com alguma empresa do seu nicho, as chances de ele comprar de você aumentam muito, afinal ele já se relaciona com a sua empresa e a vê como uma marca diferenciada e uma verdadeira autoridade no setor.

Como adotar uma estratégia de Inbound Marketing para a minha empresa?

Ficou interessado em todos esses benefícios, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, nós vamos lhe ajudar!

O primeiro passo é sempre buscar compreender exatamente quem são as pessoas que compõem o seu público-alvo. Reúna o máximo de informações que conseguir sobre elas, como:

  • Sexo;
  • Faixa etária;
  • Remuneração e grau de escolaridade;
  • Formas que consome conteúdo;
  • Principais problemas e dúvidas;
  • Formas como a sua empresa pode ajudá-las;
  • Itens que são importantes para que essas pessoas decidam por uma compra (como confiança na empresa, preço, profissionalismo e outros).

A partir disso:

1. Defina seus objetivos

Por que você está montando uma estratégia de Inbound Marketing? Você deseja aumentar suas vendas, melhorar o posicionamento da sua marca, atrair novos clientes, aumentar a conversão de leads em clientes? Saber o que se espera é essencial para que uma estratégia funcione.

2. Pense no seu funil de vendas

O funil de vendas, ou a jornada do comprador, é o “caminho” que o seu possível cliente percorre até fechar negócio com você.

Por isso, você deverá pensar em conteúdos para quem está chegando no seu blog e conhecendo a sua empresa e suas soluções, para quem já possui um nível de conhecimento, mas ainda não sabe se deve fechar negócio com você e para quem precisa de apenas um “empurrãozinho” para decidir entre a sua marca ou a concorrência.

Com um funil de vendas bem alinhado, as taxas de conversão aumentam e a sua estratégia Inbound começa a gerar mais resultados.

3. Contrate uma agência especializada

Se você não possui muitos conhecimentos na área de marketing, nem profissionais capacitados no seu time para montarem e executarem uma estratégia Inbound, o melhor é contar com uma agência especializada nesse segmento.

Mas, fique atento, e escolha aquela que realmente trabalhe com Inbound Marketing e que tenha resultados reais dentro dos objetivos que você possui.

Depois dessa explicação, você deseja adotar uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo a vender mais.

Agendar reunião Inbound Marketing