Quando falamos em marketing digital e estratégias de inbound marketing pode ser comum abordarmos o tema “automação de marketing”. Mas, apesar disso, nem todas as pessoas sabem exatamente ao que se refere esse termo e nem como usá-lo adequadamente dentro das suas estratégias.

E essa falta de conhecimento pode se reverter em dificuldades de escalar suas ações, de educar seus leads e de prepará-los dentro da jornada do comprador, sobrecarregando desnecessariamente sua equipe de vendas e reduzindo o potencial das suas ações de inbound marketing.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto? Confira as informações que trouxemos.

Mas, afinal, o que é automação de marketing?

Embora a automação de marketing seja fundamental em qualquer estratégia de marketing digital ainda existe muita confusão sobre esse termo. Será que só agendar algumas postagens nas mídias sociais já é uma automação? Ou programar para seguir de volta no Twitter?

Ainda que essas sejam ações automatizadas, ou seja, feitas sem a interação humana, elas não são apenas uma pequena parcela do potencial da automação de marketing. Esse conceito é um pouco mais amplo e engloba entender e agir de forma personalizada e escalável com todos os leads que você captura nos seus diferentes canais online.

Ficou muito difícil? Pense na sua nutrição de leads. É através da automação de marketing que você classifica esses contatos e programa envios automáticos de conteúdos personalizados, que ajudem essas pessoas a se guiarem dentro do funil de vendas e a virarem clientes do seu negócio.

Mas, não é só isso. Existem outras ações que também podem ser feitas de maneira automatizada e escalável, como administrar todas as redes sociais da empresa, gerenciar as campanhas de mídia paga (Adwords e Facebook Ads), Analytics e muito mais.

Para cada uma das suas necessidades dentro da estratégia de marketing digital é possível criar ações automatizadas que facilitam o seu dia a dia e ainda potencializam os seus resultados, evitando falhas e esquecimentos e ainda aumentando o seu tempo livre para focar em criar novas ações para expandir suas estratégias.

Por que eu devo investir em automação de marketing?

Bom, depois de ler o tópico anterior você já deve ter em mente algumas vantagens trazidas pela automação de marketing, não é mesmo? Veja em detalhes.

Aumentar as vendas

Qual estratégia de marketing digital não objetiva gerar mais vendas e receitas? Com a automação de marketing isso é possível, principalmente quando usada para nutrir seus leads de maneira efetiva e guiá-los dentro do funil de vendas.

Isso significa, por exemplo, conseguir trabalhar aquele contato que ainda não está pronto para comprar de você, seja porque no momento ele não tem mais orçamento disponível ou porque ainda não entende direito como seu produto ou serviço funciona, oferecendo informações relevantes para que ele se torne seu cliente.

Assim, quando esse lead estiver preparado e for abordado pela sua equipe de vendas, as chances de ele fechar negócio serão muito maiores, melhorando a sua taxa de conversão. Outra vantagem é que, quanto mais preparado o lead estiver, mais propenso ele estará a comprar itens ou serviços de valores maiores, aumentando o seu lucro.

Reduzir o custo de aquisição de clientes

Atrair clientes nunca é uma tarefa fácil e costuma ser uma das partes mais caras das estratégias digitais. Mas, com a automação, toda a preparação do lead para a compra é feita de maneira automática, reduzindo consideravelmente a necessidade de mão de obra e os custos envolvidos.

Como a maior parte do trabalho é feita pelo sistema, suas equipes de vendedores podem trabalhar com mais leads, já que eles estarão mais preparados e propensos a compra.

Melhorar a retenção e as indicações

Um lead mais preparado, com certeza tem maiores chances de sucesso e assim acaba se tornando mais fiel ao seu negócio. Clientes satisfeitos acabam indicando mais a sua empresa para outras pessoas, ampliando os resultados das suas estratégias.

Além disso, você ainda poderá pensar em formas de automatizar o seu pós-venda, solicitando para que seus clientes compartilhem ou indiquem a página de serviços da sua empresa para a sua rede de contatos, por exemplo.

Como implantar a automação de marketing nas minhas estratégias?

Já está convencido de que a automação de marketing é uma excelente ferramenta para ampliar seus resultados? Pois saiba que diferentes softwares de automação podem oferecer diferentes funcionalidades – que podem ser mais ou menos interessantes dependendo do seu caso e das suas necessidades.

Veja algumas possibilidades:

E-mail marketing e nutrição de leads

A nutrição de leads com o disparo de e-mail marketing ainda é um dos usos mais comuns da automação de marketing. Com softwares específicos, você pode realizar testes A/B, por exemplo, programando disparos em horários diferentes, com títulos distintos e outros.

Essa é uma forma bem interessante de descobrir mais sobre o seu público, como as landing pages que ele mais gosta, os CTA’s que mais funcionam, os melhores horários para seus envios e assim por diante.

Com a automação, você poderá ainda colocar formulários personalizados com preenchimento automático para clientes já conhecidos, conteúdos dinâmicos, responsivos e muito mais.

Mídias Sociais

Outra opção muito interessante é automatizar algumas das suas ações nas mídias sociais, como criando votações, promoções e premiações que ajudam a engajar o seu público e aumentar o alcance da sua marca.

É possível, por exemplo, sortear um brinde entre os usuários que se cadastrarem em uma landing page ou que realizarem determinada ação, ou ainda enviar um desconto exclusivo para àqueles que indicarem seu negócio para outros três amigos.

Gerenciamento dos leads

Muitas plataformas de automação permitem o acompanhamento em tempo real dos seus leads, com diversos triggers que ajudam a otimizar suas ações.

O que isso significa? Que a partir dessas informações, você poderá pensar em promoções e ofertas muito mais específicas de acordo com o comportamento do seu usuário, aumentando as chances de conversão.

Lembre-se que a segmentação é a base de qualquer estratégia de marketing digital, por isso, direcionar suas campanhas para as pessoas certas, no momento adequado é muito importante.

Integração com CRM

Os softwares de CRM podem ser uma “mão na roda” para os seus vendedores, organizando os leads e agilizando o processo – e ainda é possível integrar a sua plataforma de marketing a esses sistemas.

Isso significa possibilidade de sincronização de dados, com novas oportunidades de vendas incluídas diretamente no CRM, organizando objetivos, atividades e todas as informações relevantes sobre àquele lead.

Como você pode notar, a automação de marketing é extremamente crucial em qualquer estratégia de inbound marketing, sendo, muitas vezes, o propulsor do sucesso das suas campanhas.

Já está convencido da importância dessa automação? Quer uma estratégia digital que lhe traga resultados reais? Venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

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