Embora o número de empresas que usem o marketing de conteúdo esteja em franco crescimento, ainda existem muitos empresários que têm certo receio em adotar essa estratégia digital.

Muitos ainda acreditam que essa prática apenas é usada para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa e, embora essa seja uma vantagem bastante atrativa, ela não é a única.

Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e entender se essa é a melhor opção para o seu negócio? Continue a leitura!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo trabalha com a mesma premissa do inbound marketing: ele busca atrair seus clientes até o seu negócio, através da disseminação sistêmica e planejada de conteúdos altamente informativos, engajadores e que criem valor para esse público.

Ao invés de tentar vender um produto a qualquer custo, o marketing de conteúdo visa criar um relacionamento com essas pessoas, modificando totalmente a percepção que elas têm do seu negócio.

Assim, as metas do marketing de conteúdo são bem mais amplas do que apenas melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca e ajudar o SEO, e englobam outras ações como atrair, reter, engajar e gerar receita para o seu negócio. Interessante, não é mesmo?

E isso acontece porque, a partir desse conteúdo focado, o cliente passa a se relacionar com a sua marca e ele não se vê apenas como um “target”, mas sim como alguém importante para o seu negócio.

Essa relação é extremamente importante para o marketing de conteúdo, porque é a partir dela que os clientes se tornam fiéis e se transformam em verdadeiros fãs e propagadores da sua empresa, compartilhando seus conteúdos e indicando o seu negócio para outras pessoas.

Quais as vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer?

Melhora no relacionamento com os clientes

Como dissemos, esse relacionamento com os clientes é algo extremamente importante para o marketing de conteúdo e é um dos focos de todas estratégias de conteúdo.

A partir do momento que o seu cliente se sente importante para a sua empresa, as chances que ele seja impactado pela concorrência diminuem. Isso significa mais fidelidade e mais relacionamento com o seu negócio.

Melhora a imagem da sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, ser visto como referência no seu setor é extremamente importante e um fator decisivo para muitos clientes. Neste post, explicamos porque sua empresa deve se tornar uma referência em seu mercado de atuação.

Com a produção focada e constante de conteúdos, é possível melhorar a presença digital do seu negócio e o relacionamento com seus clientes, fazendo com que a sua marca se destaque das demais e passe a ser vista como uma autoridade dentro do seu nicho.

E como isso é feito? Para se tornar referência em uma área é essencial que a sua empresa seja lembrada. Quanto mais informação de qualidade você oferecer aos seus possíveis clientes, mais “fresca” a sua marca ficará na memória e na afetividade dessas pessoas.

Ao oferecer conteúdo rico e ajudar seus clientes nas suas demandas, você está se colocando como uma empresa parceira e ajudando a modificar a imagem que essas pessoas têm de você. Veja tudo que é preciso saber para conquistar uma posição de autoridade no mercado.

Reduz os custos de aquisição de cliente (CAC)

Todo empreendedor sabe que, para conseguir novos clientes, é preciso investir. Infelizmente, as mídias tradicionais podem ser bem caras e nem sempre é possível ter uma noção exata de qual o retorno elas estão trazendo para as suas estratégias.

Com o marketing de conteúdo, aliado a estratégias de SEO, você conseguirá atingir um público maior (e mais específico) e diminuir os seus custos de CAC, tornando toda a sua estratégia mais eficiente e aumentando o retorno sobre o seu investimento.

Existem muitas maneiras de conseguir isso, como criando material rico e informativo para atrair novos clientes, ou desenvolvendo conteúdos focados nos seus públicos-internos, para que eles passem a divulgar o seu trabalho e também atrair novos clientes. O Inbound Marketing pode ajudar sua empresa a evitar altos custos de aquisição de novos clientes, sabia mais neste post.

Influencia na decisão de compra

Os consumidores estão modificando a forma como fazem negócio. Se antes era difícil um consumidor ter informações antecipadas sobre a empresa e o mercado, hoje a realidade é outra.

Com a internet, é muito comum que as pessoas pesquisem sobre o produto ou serviço antes de fecharem o negócio, principalmente quando essa compra é de um valor alto ou de um bem importante para ela.

Isso significa que, se você não tem presença digital e nem oferece conteúdo a essas pessoas, a sua empresa poderá ser mau vista aos olhos de vários potenciais clientes que podem acabar fechando negócio com a concorrência, justamente porque ela está mais presente, oferece mais conteúdos e é vista como autoridade no seu setor.

Além disso, o marketing de conteúdo permite que você passe a se relacionar com os seus possíveis clientes de maneira muito mais efetiva, direcionando-o dentro do funil de vendas, conquistando a confiança dessas pessoas e tornando-o muito mais propenso a comprar de você. Veja as oportunidades geradas com a mudança no comportamento de compra dos consumidores.

Otimiza o pós-venda

As estratégias de marketing de conteúdo não servem apenas para atrair os clientes, mas também para continuar se relacionando com essas pessoas, mesmo depois de elas terem fechado negócio com você.

Isso significa uma maior tendência à fidelização de clientes e por isso o pós-venda é extremamente importante. Nesse sentido, o conteúdo pode ser usado de várias maneiras, como ajudando a tirar as possíveis dúvidas com o uso do produto ou dando dicas para aproveitar ao máximo as potencialidades do que foi adquirido, por exemplo.

É neste momento que a sua empresa demonstrará que o cliente ainda é importante para ela, dando atenção a essa pessoa e oferecendo conteúdos interessantes que façam com que ela: compre de novo de você e dissemine a sua marca, indicando-a para amigos, conhecidos e familiares.

Permite que você venda a preços mais altos

Já imaginou poder vender os seus produtos ou serviços com valores mais elevados que o da concorrência e mesmo assim continuar mantendo seus clientes?

Isso é possível quando as pessoas que compram de você passam a enxergar valor na sua marca e a entendê-la como algo diferenciado dentro do setor.

Como o marketing de conteúdo ajuda a melhorar o seu relacionamento com os clientes e a penetração da sua marca, ele também pode ajudar você a vender com um valor mais alto.

Conteúdos ricos e informativos ajudam a aumentar a confiança dos clientes, melhora o relacionamento e ainda torna o seu negócio autoridade no seu setor, itens essenciais na diferenciação da sua marca e capazes de agregar valor extra ao que você comercializa.

E, então, já está convencido de que o marketing de conteúdo pode ajudar o seu negócio? Se você gostou desse conteúdo, curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas interessantes como essa!