Como a sua equipe comercial pode vender mais com o Inbound Marketing?

Nós já falamos bastante aqui sobre vários benefícios e vantagens do Inbound Marketing, mas você sabia que ele é uma ótima ferramenta quando o assunto é aumentar as suas vendas?

Muitos gestores até entendem que o Inbound Marketing pode ajudar a atrair mais tráfego e a se relacionar melhor com a sua base de leads, mas não conseguem ver o grande potencial que essa estratégia possui para ampliar os seus lucros.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura e saiba como as estratégias Inbound podem ajudar o seu negócio a lucrar muito mais.

O funil de vendas e a qualificação dos leads

Como você já sabe, toda estratégia de Inbound Marketing é baseada em 4 etapas: atrair, converter, gerar vendas e monitorar. Ora, se uma das próprias etapas do funil é vender então claramente essa ferramenta é voltada para isso. Mas como? Através da qualificação dos leads.

Os leads são todas àquelas pessoas que de alguma forma se relacionaram com a sua marca e lhe ofereceram voluntariamente seus contatos de e-mails, seja assinando sua newsletter ou seja, ainda, baixando um material rico do seu site.

A partir da captura desse contato, o Inbound Marketing prevê a nutrição do lead, entendendo em qual etapa da jornada do comprador ele se encontra e enviando materiais focados que o ajudem a entender melhor sobre o seu problema, a se educar sobre o mercado ou produto que você oferece e, claro, a seguir adiante dentro da jornada.

Na prática isso significa que, você poderá atrair, por exemplo, um lead que ainda não sabe se quer fazer negócio com a sua empresa. Mas, graças à sua nutrição e aos conteúdos relevantes e focados nos problemas e dúvidas desse lead, a pessoa começa a entender melhor o seu problema e a solução que você oferece.

Com o tempo e com o aprofundamento e o conhecimento maior que esse lead tem sobre o seu mercado e a sua empresa, ele acaba, finalmente, pronto para ser passado ao setor de vendas, que apenas o abordará neste momento – aumentando as chances de fechar negócio.

Após a compra realizada, a estratégia ainda não terminou, pois é aí que começa a parte de monitoramento. Ou seja, a nutrição de leads continua sendo importante, no sentido de oferecer um pós-venda e ainda de sondar esse lead para a possibilidade de fechar novos negócios ou de indicar a sua empresa, oferecendo bônus, brindes e promoções exclusivas.

ebook Inbound Marketing

Mas, por que essa estratégia é realmente eficiente?

Após ler toda essa explicação você pode estar achando que a estratégia é muito simples e que, por não ter nenhuma abordagem “agressiva”, talvez não funcione. A verdade, é que o uso do Inbound Marketing nas vendas é muito potente – porque você muda o foco da comunicação e passa a valorizar o tempo e a opinião do seu cliente.

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter notado que estamos sempre falando sobre o quanto os consumidores estão mudando. Com o avanço da internet, as pessoas têm muito mais informação disponível e não aceitam mais aquelas comunicações e propagandas impositivas.

E isso é bem fácil de perceber. Pense em você mesmo. Quando vai comprar um televisor ou um smartphone, por exemplo, dificilmente você o faz só pelo preço. É normal pesquisarmos sobre a marca, o modelo, a tecnologia, os benefícios e os reviews de outros usuários – e a partir de tudo isso, formamos a nossa opinião e fechamos a compra.

Pois é justamente essa a grande diferença do Inbound Marketing. Ele compreendeu que o consumidor deseja que as empresas se comuniquem de uma maneira diferenciada, oferecendo todas essas informações e o ajudando a se decidir por determinado negócio.

Muitas pessoas podem pensar “mas se eu estou dando todas essas informações gratuitas, quem garante que ele não comprará da concorrência?”. E a resposta é o relacionamento.

O seu lead não tem um relacionamento com a sua concorrência, mas com a sua empresa. É ela quem entende os seus dilemas e dúvidas, quem envia periodicamente conteúdos ricos que o ajudam no dia a dia, quem envia e-books e promove webinars gratuitos e quem está presente na vida dele.

É claro que, após entender a importância do seu produto ou serviço, e se decidir por fechar negócio ele vai preferir comprar da empresa com a qual ele se relaciona e com a marca que ele acredita e que é importante para ele, do que com a concorrência.

Bônus extra: a fidelização

Além de gerar vendas, as estratégias de Inbound Marketing ainda possuem uma vantagem a mais: o aumento da taxa de fidelização. E, novamente, o motivo para isso é o relacionamento.

Lembra do funil de vendas? Como dissemos, ele não termina quando a venda fechada. A fase de monitoramento e acompanhamento desse lead é muito importante. O seu atendimento após a venda e o seu interesse em ouvir a opinião do cliente e em fidelizá-lo fará toda a diferença no processo.

Afinal, quem não gosta de ser bem tratado e de se sentir importante? Se você continua nutrindo esse lead e se relacionando com ele, se oferece benefícios exclusivos e se ainda pede uma “ajuda” indicando a sua marca, as chances de esse lead continuar comprando de você são muito altas.

Isso significa um alto poder de fidelização e de clientes que se tornarão fãs da sua marca – reduzindo as chances de promoções e outras oscilações dos concorrentes e do próprio mercado impactarem negativamente no seu negócio.

A importância da integração da equipe de vendas

Embora a maior parte da nutrição de leads seja feita de maneira automática, existem alguns cuidados que você precisa tomar para que a sua estratégia realmente traga benefícios as suas vendas, como:

  • separar os leads adequadamente dentro do funil de vendas e também pelos interesses que ele possui (através dos conteúdos que consome ou das dúvidas que possui);
  • entender muito bem as suas personas para produzir e enviar conteúdos que realmente sejam focados e interessantes para elas;
  • alinhar a sua equipe de vendas, para que eles apenas abordem os leads que já se encontram na etapa final do funil, aumentando as chances de conversão;
  • nunca deixar de monitorar um lead e caso o contato seja “perdido”, sempre enviar algum e-mail buscando entender o motivo e retomar a relação.

Como você viu, o Inbound Marketing pode ser uma estratégia extremamente eficiente para aumentar as suas vendas, desde que ela seja aplicada adequadamente e seguindo os passos básicos de definição de personas e nutrição de leads.

Gostou desse conteúdo? Quer começar uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa? Venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

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