5 dicas para otimizar a conversão (CRO) da sua Landing Page

O marketing digital e o Inbound Marketing utilizam muito as landing pages para conseguir captar mais leads e converter mais ações dentro das suas estratégias. E isso não é por acaso, afinal elas têm o poder de transformar simples visitantes ou leitores em leads e possíveis clientes.

Mas, é claro que para que isso aconteça a sua otimização deverá ser perfeita, sem deixar margem de dúvidas sobre as ações esperadas do visitante, e nem provendo distrações ou itens mal planejados e elaborados que façam com que o usuário desista da conversão.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então veja as dicas importantes que trouxemos e que podem modificar o nível de conversão na sua landing page!

1. Evite formulários chatos e longos

Os formulários são itens importantes dentro de uma estratégia de captação de leads, permitindo que você tenha mais informações sobre essas pessoas (inclusive de contatos). Porém, você precisa se colocar no lugar do visitante ao criar os formulários da sua landing page.

Afinal, não tem nada mais chato do que ter que preencher um formulário extremamente longo apenas para baixar um e-book gratuito, por exemplo, ou ainda ter que reescrever todos os seus dados cada vez que você acessar uma landing page diferente da mesma empresa.

Usar a função “autocompletar” e enxugar as questões dos formulários, deixando apenas aquelas que são realmente essenciais para a sua estratégia, é algo extremamente importante e que evitará que o seu usuário desista da conversão.

2. Call-to-actions claros

Os call-to-actions (CTAs) são primordiais dentro de uma landing page, afinal são eles que mostram ao visitante o que ele deverá fazer em termos de conversão, por isso os mesmos precisam estar bem claros e chamativos no site, permitindo que, na primeira “batida de olho” o seu lead já saiba o que deverá fazer.

Tente criar botões com textos claros (como clique aqui, baixe aqui, compre agora, etc.) e com cores diferentes do restante do seu design, chamando a atenção para a ação. Outra dica é evitar que o botão apenas apareça depois de rolar a página. Quando seu usuário acessar a landing page, ele já deve ter claro a ação que deverá tomar, sem ter de procurá-la.

Outro ponto é tentar evitar o excesso de CTAs que podem confundir o lead. Se a sua landing page indica que ele deve clicar em vários botões para baixar um e-book, solicitar um orçamento ou fazer uma compra – ele pode se sentir confuso e não saber muito bem o que deverá fazer, fechando a página e desistindo do seu site.

3. Atenção ao design

O design de uma landing page deve estar focado em entregar o que o usuário espera. O que isso significa? Que animações, efeitos visuais ou conteúdos dinâmicos devem ser esquecidos.

É muito importante que, ao acessar a sua landing page, seu usuário já identifique rapidamente do que ela se trata, o que ele deve fazer e quais os passos deverá tomar (como preenchendo um formulário ou “ticando” alguns itens em uma tabela, por exemplo).

Por isso, invista em um design limpo, com fundo de cor neutra, fontes em tamanhos agradáveis para leitura e um bom conjunto de cores. E, claro, não se esqueça de fazer uma landing page responsiva – afinal não tem experiência pior do que tentar acessar um conteúdo via smartphone ou tablet e não conseguir sequer ler do que o mesmo trata.

4. Evite textos longos e confusos

Ao contrário de um blog post ou de um e-book, a landing page não deve priorizar o conteúdo em si, mas sim a ação esperada do usuário. Por isso, evite aqueles conteúdos enormes e maçantes, com uma linguagem distante e confusa.

Use frases curtas, na ordem direta e com verbos que indiquem ação. Explique de forma resumida o que o usuário terá acesso ao fazer a conversão, se for uma landing page de vendas, explique de maneira sucinta as formas de pagamento e entrega e sempre use uma linguagem acessível e próxima do seu usuário.

Caso seja muito necessário incluir informações adicionais (como a política de compras do seu e-commerce, por exemplo, ou as regras de determinada promoção) use um hiperlink dentro do seu conteúdo para uma página específica apenas com esse texto, evitando “poluir” a sua landing page com informações adicionais.

Lembre-se que, na sua landing page, todo o conteúdo deve ser focado na conversão. Por isso, ofereça apenas as informações vitais para que o lead tome a sua decisão e faça a ação que você espera.

Algumas ideias de conteúdos que você pode abordar de forma clara e direta são:

  • razões para que o usuário faça a conversão;
  • benefícios do seu produto, serviço ou conteúdo rico a ser baixado;
  • motivos para fechar a compra;
  • benefícios agregados ao participar de determinada promoção;
  • informações sobre o produto que está sendo vendido;
  • foto ou vídeo de destaque demonstrando o uso do seu produto ou ainda um compilado de opiniões de outros usuários;
  • informações simples sobre as formas de pagamento;
  • entre outros.

5. Faça testes

A melhor maneira de saber se a sua landing page está realmente otimizada para a conversão é testando-a. Você pode realizar testes A/B variados, modificando a ordem das informações, a cor dos botões do CTA, incluindo ou excluindo determinadas partes da sua landing page, entre outros.

Somente a partir desses testes você será capaz de definir, por exemplo, qual o melhor posicionamento para cada informação considerando os estudos de eye-tracking (que afirmam que levamos 15 segundos para extrair as informações principais de um site), ou ainda as cores e o design que mais ajudam a converter.

Além dessas dicas, também é muito importante que a sua landing page seja compatível com diversos navegadores, que não tenha pop-ups, banners e outros que possam “roubar” a atenção do usuário direcionando o tráfego para outro site, que seja leve e fácil de ser carregada e que tenha envolvimento com o visitante.

E, então, com essas dicas ficou mais fácil tornar a sua landing page um verdadeiro sucesso de conversão? Se você quer ter resultados ainda mais profissionais, venha conversar com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudá-lo!

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