Mesmo com a grande influência da internet atualmente, muitas pessoas ainda têm dúvida se investir em marketing digital é vantajoso. Abaixo confira como você pode divulgar o seu negócio na internet e os benefícios!

A internet revolucionou a maneira de se fazer negócios, principalmente quando se trata da divulgação. Se antes o marketing bem feito era um recurso viável apenas para grandes empresas e personalidades, hoje, ele é mais democrático e pode ser adequado para empresas de diversos tamanhos e diferentes orçamentos.

Atualmente, não é mais necessário desembolsar valores exorbitantes para divulgar o seu negócio em veículos de comunicação tradicionais, como a televisão e rádios, por exemplo.

Além de ser um meio mais barato, a internet, também, permite que as informações circulem mais rapidamente e para um público bem segmentado.

Sendo assim, o Marketing Digital é essencial para empresas que querem construir uma imagem sólida perante o seu público e destacar-se em meio a concorrência.

Continue lendo para saber quais as vantagens do Marketing Digital e como você pode utilizá-lo nos negócios!

Por que investir em Marketing Digital?

Segundo ​pesquisa​ feita pela Agência Brasil, três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a cerca de 134 milhões de pessoas consumindo diversas informações, inclusive ofertas de produtos e serviços.

Esses números expressivos mostram que as empresas que utilizam a internet e suas ferramentas têm maiores chances de aumentar a quantidade de negócios fechados e de forma mais rápida.

Pense da seguinte forma: o meio odontológico já é competitivo, com a internet essa competição ficou ainda mais acirrada. Sendo assim, uma clínica odontológica é especializada em ​lente de contato dental​ e mesmo que esse procedimento seja popular atualmente, fazer ofertas e anúncios não está sendo efetivo.

Bom, antes de fechar negócio uma pessoa que esteja querendo colocar ​lente nos dentes​ ​vai fazer uma ampla pesquisa sobre o procedimento para decidir se quer mesmo fazê-lo e quais são as clínicas mais confiáveis.

Para que a clínica odontológica em questão seja a escolhida, ela precisa garantir que quando o possível cliente esteja na fase de consideração ela seja a fonte das informações. Para isso, é preciso produzir um conteúdo de qualidade e fazer com que ele chegue até ela.

Sendo assim, o Marketing Digital tem por objetivo divulgar o seu negócio na internet, captando clientes de forma espontânea, usando informações relevantes com isca e sem uma prospecção invasiva.

Vantagens do Marketing Digital

A seguir, listamos algumas vantagens que fazem do Marketing Digital a base de um negócio próspero:

Custo-benefício

Anteriormente, os meios de comunicação de massa era reservados à empresas de grande porte com orçamentos grandes disponíveis para o marketing.

Esse cenário mudou completamente com a chegada da internet e do Marketing Digital, atualmente é possível que empresas de todos os tamanhos e tempo de mercado aproveitem desse recurso.

Isso porque, o orçamento dedicado ao Marketing Digital pode facilmente ser adaptado para o tamanho da empresa, suas necessidades e recursos disponíveis.

Agilidade na implementação

Essa vantagem está ligado aos inúmeros veículos disponíveis em um só lugar e a não necessidade de uma grande equipe para fazer o trabalho de Marketing Digital.

Apesar de você conseguir fazer a divulgação online sozinho é recomendado que um profissional seja responsável por isso . Entretanto, uma única pessoa pode elaborar e programar campanhas sozinhas usando as ferramentas disponíveis na internet.

Ainda utilizando o exemplo da clínica odontológica: o consultório está lançando novas formas de se fazer o ​implante dentário​ ​ou quer impulsionar os tratamentos feitos com ​aparelho invisível preço​ na clínica.

Em um único dia é possível fazer:

  • Programar uma campanha no Google Adwords;
  • Lançar uma campanha nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram;
  • Elaborar peças publicitária para a internet;
  • Entre outras coisas.

Ganhar autoridade de marca

Lembra quando dissemos, lá na introdução desse conteúdo, que o Marketing Digital ajuda as empresa a construir uma imagem sólida? Pois é, essa imagem está ligada a autoridade da marca.

Essa autoridade é construída, por sua vez, por meio de conteúdos veiculados em blogs corporativos, sites e mídias sociais. Esses conteúdos tem por objetivo resolver dúvidas, esclarecer temas importantes e mostrar que o seu negócio domina o assunto do seu mercado.

Desta forma, você se torna uma referência para os clientes, que passam a confiar mais na sua marca. Formadores de opinião, veículos de comunicação e, até mesmo, concorrentes começam a citar você em seus conteúdos te dando uma publicidade que, muitas vezes, é gratuita.

Segmentar o público

Ao contrário dos veículos tradicionais, que veiculam a publicidade para um público generalizado, na internet é possível falar diretamente com quem interessa para a sua empresa.

A internet permite com que seus anúncios e publicações cheguem às pessoas que se interessam pela sua área de atuação.

Isso acontece porque o próprio usuário fornece as informações necessárias para que ele receba ofertas e conteúdos específicos. Essa coleta de informações pode ser feita pelo preenchimento de formulários ou por meio dos cookies do navegador (eles rastreiam os passos dos usuários na internet).

Assim, você não perde tempo e nem dinheiro falando com quem não irá fechar negócio com você.

Algumas ferramentas do Marketing Digital

As ferramentas listadas a seguir são alguns exemplos de como você pode utilizar o Marketing Digital.

  • Blog:​ Ao criar um blog você terá um espaço próprio para falar diretamente com o seu público. Além disso, ele exige um baixo investimento e inúmeras possibilidades de tamanho, formato e complexidade de conteúdos;
  • Vídeos: ​Essa é uma forma mais rápida e dinâmica de falar com atuais e futuros clientes;
  • Webinars: ​Nesse formato é possível combinar cursos com tutoriais de como usar o seu produto ou de como funciona o mercado no qual você atua. Ótima forma de conferir ao seu negócio autoridade.
  • Redes Sociais: ​Principal recurso utilizado em estratégias de Marketing Digital. As redes sociais são imprescindíveis para aproximar as empresas de seus clientes;
  • E-mail: ​Ideal para captação e fidelização de clientes;
  • SEO: ​Conjunto de estratégias que farão os seus conteúdos aparecerem entreas primeiras colocações nos sites de busca.

Impulsione o seu negócio por meio da internet!

Com esse conteúdo ficou claro a importância do Marketing Digital para o mercado atual e a infinidade de possibilidades que ele oferece às empresas.

Você poderá, independentemente do tamanho do seus negócio, se destacar em meio às grandes empresas mesmo sem contar com a mesma verba.

Lembre-se que fazer marketing na internet é uma questão de planejamento e estudo, por isso, não deixe de ficar por dentro das novidades dessa área!

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto.

    1 Response to "Marketing digital, devo adotar essa estratégia para o meu negócio ?"

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