Navegando pela internet talvez você já tenha notado o aumento crescente dos números de blogs atrelados a site de empresas diferentes. Mas você sabe qual a importância dessa ferramenta dentro de uma estratégia de inbound marketing?

Quando bem planejado e gerido, o blog e o marketing de conteúdo podem ser aliados importantes tanto na sua captação de lead como na melhora do posicionamento e da autoridade do seu domínio.

Ficou interessado? Continue lendo este post!

Como o blog ajuda nas estratégias de inbound marketing?

O blog é um canal de comunicação importantíssimo em qualquer estratégia digital, principalmente se você está investindo em inbound marketing. Veja algumas vantagens que ele pode trazer.

Ajuda a se comunicar com seus potenciais clientes

A principal vantagem do blog é o fato de ele ser um canal de comunicação totalmente gerido pela sua empresa e capaz de fazer uma “ponte” direta entre a sua marca e os seus potenciais consumidores.

Isso significa que você poderá criar conteúdos variados, de diversos tamanhos e formatos, ajudando a educar sua clientela sobre o seu nicho de mercado, produto ou serviço e ainda oferecendo informações valiosas para essas pessoas.

Tudo isso contribui significativamente para a imagem que as pessoas têm da sua empresa e também para a forma como se relacionam com a sua marca. Assim, quando elas precisarem do produto ou do serviço que você vende, tenderão a fechar negócios com você e não com a concorrência, justamente pelo relacionamento prévio que já possuem com a marca.

Melhora o posicionamento e a autoridade do seu site

Quando alguém faz uma pesquisa no Google ou em outros mecanismos de busca, os “robôs” por trás desses sites fazem uma varredura completa na internet, procurando por sites que tenham relevância com a palavra-chave pesquisada.

São vários os pontos analisados, entre eles o quanto o site em questão é confiável, o tamanho do conteúdo e a predominância da palavra-chave e dos seus sinônimos, o número de links que esse site recebe e também para qual links apontam, entre outros.

Isso garante que, ao retornar os resultados, a pessoa que fez a pesquisa encontrará informações valiosas, verdadeiras e de acordo com a sua questão inicial.

Por isso, manter um blog atualizado, otimizado e com conteúdos relevantes, atualizados e sem plágio é fundamental. Quanto mais conteúdo bom o seu blog tiver, maior relevância e autoridade o seu domínio terá.

O que isso significa? Que as chances de o seu site figurar nas primeiras posições do Google para pesquisas de palavras-chaves referentes ao seu nicho de mercado aumentarão.

Ou seja, mais pessoas conseguirão encontrar e ter contato com a sua marca, aumentando também as chances de fechar novos negócios.

Aumenta a captação de leads

Os leads são extremamente importantes em qualquer estratégia de inbound marketing. A palavra faz referência àquelas pessoas que deixaram espontaneamente os seus contatos para a sua empresa em troca de algum material ou de informação.

Quanto mais leads você tiver, mais poderá trabalhá-los dentro do funil de vendas e assim passar os mais “preparados” a sua equipe de vendas, fechando mais negócios.

Se você não tem um canal de comunicação com o seu cliente, ou depende basicamente das redes sociais, ficará muito difícil colocar em prática essa captação de leads. Mas com um blog isso é totalmente diferente.

Existem várias ações bacanas que você poderá fazer, como manter um cadastro ativo na sua newsletter, desenvolver materiais ricos para serem baixados, criar grupos específicos de discussão e assim por diante.

Quando as pessoas têm contato com o seu blog e com o tipo de informação que você veicula, elas têm mais segurança em passar o seu contato de e-mail, afinal sabem que receberão em troca informação rica e de qualidade – e não um monte de spam.

Diante desses contatos, você poderá começar a desenvolver um fluxo de nutrição de leads, enviando e-mails sistematicamente com indicações de conteúdos relevantes para essas pessoas e direcionando-as dentro do funil de vendas.

Quanto mais informações elas tiverem sobre o seu mercado e as suas soluções, mais preparadas estarão para serem abordadas pelas equipes de vendas, facilitando na hora de os seus vendedores fecharem o processo de compra.

Ajuda a entender quem são os seus clientes

Com um blog você também poderá monitorar quais conteúdos são mais acessados, comentados e compartilhados. Essa interação é fundamental e ajuda você a entender quem são seus clientes e as dúvidas que eles possuem.

Por exemplo, se você é um contador e tem um blog no qual a maioria dos comentários e acessos são sobre imposto de renda para empresas, você pode entender que as pessoas que acessam o seu site são basicamente empresários – desenvolvendo serviços específicos para esse nicho ou ainda formas de divulgação mais adequadas.

Você também poderá monitorar os comentários, entendendo quais são as dúvidas que costumam afligir os seus clientes e desenvolver conteúdos voltados para explicar essas questões.

Se você vende softwares e recebe no seu blog muitos comentários sobre a relevância de usar um ERP em uma empresa, poderá perceber que seu público ainda não entende muito bem o seu nicho de mercado e, muito provavelmente, isso esteja se refletindo nas vendas mais baixas.

Portanto uma campanha com conteúdos voltados a educar a sua clientela sobre a importância de usar a tecnologia poderá ajudar a tornar mais fácil o trabalho dos seus vendedores.

Como conseguir todos esses resultados com o meu blog?

Depois de ler o tópico anterior, você já está decidido a atrelar um blog ao seu site? Mas saiba que para conseguir todos esses resultados é fundamental ter alguns cuidados básicos como:

  • entender quem é o seu público-alvo criando personas bem definidas;
  • desenvolver conteúdos de forma periódica, com uma boa otimização das palavras-chaves e sem plágio;
  • fazer uma boa divulgação do seu blog, como por meio das suas redes sociais ou do e-mail marketing;
  • trabalhar com conteúdos ricos e landing pages favorecendo a captura de leads;
  • definir corretamente as palavras-chaves e também trabalhar com as de cauda longa (aquelas que formam frases ou expressões maiores);
  • atrelar os conteúdos do seu blog a sua estratégia de inbound marketing;
  • sempre ficar de olho nas métricas e nos comentários;
  • utilizar CTAs adequados;
  • criar conteúdos para todas as etapas do funil de vendas;
  • adequar a sua linguagem a persona e não ficar preso em conteúdos muito técnicos (lembre-se que você está criando conteúdo para seus consumidores e não para outros especialistas do seu setor, salvo nos casos de empresas B2B);
  • fazer pesquisas e prestar atenção nos conteúdos que estão mais bem classificados nas palavras-chaves que você deseja usar;
  • criar conteúdos que sejam realmente relevantes e instrutivos para as pessoas;
  • pensar na escaneabilidade e na facilidade de usar o seu blog;
  • criar um blog responsivo e que use técnicas de SEO.

Depois de ler este conteúdo, você já está convencido da importância do blog em qualquer estratégia de inbound marketing? Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook e LinkedIn) para receber outras dicas bacanas como esta!

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