Os vídeos têm ganhado importância continuamente nas estratégias de marketing digital, ajudando as empresas a disseminarem conteúdo de maneira muito mais interativa, facilitando o contato com os seus clientes e reduzindo os ruídos comunicacionais.

Não é à toa que hoje eles são considerados como o futuro do conteúdo na internet e já atuam na base das estratégias de Inbound Marketing de muitas empresas. Justamente por isso, o uso do webinar tem se tornado uma poderosa ferramenta, tanto na captação, como na conversão de leads.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Mas, o que é um webinar?

Webinar é uma junção dos termos web based + seminar, que em tradução livre significa seminário baseado em rede. Na prática, ele se configura como uma palestra, conferência ou seminário on-line, de curta duração (no máximo 1h30), com a possibilidade de interação ao vivo com quem está assistindo a transmissão, via chats online.

É possível usar uma infinidade de formatos para se realizar um webinar, dependendo do público que você deseja atingir e, claro, da capacidade técnica dos seus times. Você pode transmitir um webinar apenas com um computador e uma webcam e fazê-lo via Youtube, Skype ou até mesmo pelo Facebook.

Como o webinar atua na minha estratégia de Inbound Marketing?

O webinar é uma poderosa ferramenta de comunicação que permite que você fale diretamente com seus leads, ajudando a se qualificarem e também promovendo maior conversão.

Imagine que você poderá falar diretamente com as pessoas que desejam comprar do seu negócio, explicando as vantagens do seu produto, ensinando-os a usarem, ou até mesmo educando esses leads sobre o seu mercado (e fazendo com que eles enxerguem muito mais valor no serviço ou produto que você oferece).

Mas, não é só. O webinar também ajuda na fortificação da imagem do seu negócio, ao oferecer conteúdo rico e informativo de maneira gratuita, o seu público-alvo passa a ver a sua empresa como especialista no setor, confiando nas soluções que você oferece.

O webinar ainda pode ser usado na captação de leads, junto de uma landing page otimizada, servindo como isca de conteúdo rico, tal qual um e-book, porém com um nível de atratividade muito maior, afinal seus leads poderão interagir com você, tirando dúvidas e dando sugestões ao vivo, com uma interatividade muito maior.

Quais as vantagens de usar o webinar na minha estratégia digital?

Ainda não está convencido de que o webinar é uma importante ferramenta dentro de qualquer estratégia de marketing digital? Então veja algumas vantagens importantes que farão você mudar de ideia:

  • versatilidade: o webinar pode ser usado em praticamente todas as etapas do funil de vendas, tanto na captação, como na nutrição e também na conversão de leads;
  • interatividade: como o webinar é transmitido ao vivo, o seu público pode interagir muito mais com você do que através da leitura de um e-book, por exemplo, tornando os resultados muito mais interessantes para ambos os lados;
  • custos reduzidos: ao contrário de outras ferramentas de atração e captação de leads, os webinars têm custo praticamente zero, afinal eles podem ser transmitidos por inúmeras redes sociais e demandam apenas uma webcam;
  • conteúdo reutilizável: os webinars não “morrem” quando as transmissões terminam, eles podem ser editados em vídeos aproveitáveis dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo, ou ainda servirem de fonte para blog posts, e-books, infográficos e outros;
  • maior alcance geográfico: se ao realizar uma palestra física, a sua empresa apenas consegue atrair leads que moram próximo de você, com um webinar é possível se comunicar com pessoas interessadas no seu negócio de qualquer parte do mundo, levando a sua marca muito mais longe;
  • número ilimitado de participantes: um evento físico, além da limitação geográfica, ainda conta com a limitação física de espaço, impedindo que um grande número de pessoas participem do seu evento, já em um webinar isso não existe – afinal qualquer pessoa conectada à internet poderá assisti-lo;
  • possibilidade de personalização: como diversos tipos de estratégias usadas no marketing de conteúdo, os webinars também podem ser personalizáveis de acordo com as demandas e os interesses das suas personas, tornando-os ainda mais focados e aumentando o seu grau de atratividade e de conversão.

Como fazer um bom webinar para minha empresa?

Já está convencido de que o webinar pode ser a ferramenta que faltava para tornar as suas estratégias de marketing digital muito mais eficientes? Então veja o passo a passo que montamos para criar webinars que realmente tragam resultados.

Planeje o webinar

Como em tudo nas suas estratégias digitais, o webinar também precisa ser planejado adequadamente. Para isso, você deverá focar em quais personas deseja atingir, as principais dúvidas que elas possuem, a etapa em que se encontram no funil de vendas, qual é a função do webinar (atrair, reter, converter), entre outros.

Não se esqueça de pensar em um bom dia e horário, de acordo com o perfil da sua persona. Se você pretende falar com empresários, fazer um webinar no horário comercial pode não ser uma boa ideia. Não se esqueça de pensar nas maneiras de divulgação, como mídias sociais, e-mail marketing para a sua base de leads ou landing page.

Defina o tema principal

O tema é o que fará com que as pessoas desejam participar do seu webinar (e a resolução desse é que fará com que os participantes sintam ou não confiança no seu negócio).

Assim, pense com cuidado nesse ponto e analise:

  • quem é a sua persona;
  • quais as principais dúvidas ou problemas que eles possuem;
  • quais temas têm maior engajamento no seu blog ou nas suas mídias sociais;
  • quais temas permitem uma interatividade maior através do webinar.

Pense também em maneiras de tornar a sua apresentação mais atrativa e interessante, evitando apresentações em Power Point com muito conteúdo em texto, por exemplo.

Defina a plataforma correta

Pensar na plataforma que você usará para o webinar também é fundamental, garantindo qualidade a sua transmissão e facilidade para que seus leads a acessem. Se a maior parte dos seus leads usa o Facebook, por exemplo, fazer uma transmissão na sua página ou no seu grupo pode ser mais interessante do que um hangout no Google.

Divulgue

Não adianta ter um tema ótimo, uma apresentação super bacana e a plataforma correta se ninguém estiver online para assistir. Um webinar de sucesso é aquele divulgado corretamente, assim, se esforce nesse sentido.

Você pode usar a sua lista de contatos para divulgar o evento por e-mail marketing (com tempo de antecedência suficiente para que todos se planejem), usar as suas redes sociais, criar uma landing page, fazer anúncios no Adwords e no Facebook ADS, entre outros.

Como você viu, o webinar é uma ferramenta extremamente importante em qualquer estratégia digital, favorecendo o engajamento dos seus leads e melhorando a comunicação com seu público-alvo.

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