Artigo originalmente publicado no blog da ACIC www.acicampinas.com.br, em 29/05/2017.

O consumidor moderno utiliza-se, cada vez mais, da Internet no celular ou computador, para buscar informações sobre os produtos e serviços que deseja adquirir. Nesse contexto de mudança do comportamento de compra do consumidor, muitas empresas têm adotado estratégias de marketing digital para estabelecer uma forte presença na Internet, aumentar sua visibilidade e alavancar as vendas.

Atualmente, os consumidores não dispõem apenas de jornais, revistas e TV, quando querem comprar um imóvel, carro, eletrodoméstico ou uma viagem. Isso ficou no passado. Hoje, existem inúmeras fontes de informação disponíveis a um clique de distância e, literalmente, na palma da mão.

Sites de busca na Internet, como o Google, sites de empresas concorrentes, sites que comparam preços, blogs e redes sociais, como o Facebook e LinkedIn. Esses são exemplos do universo de ferramentas que o consumidor pode utilizar para buscar informações sobre as características de produtos, serviços associados, dicas relacionadas ao uso do produto, preços e, o mais importante, avalições e comentários de outros clientes.

Diante disso, é fundamental que as empresas encontrem formas inteligentes de atuar nos canais digitais que são relevantes para o seu negócio. A presença na Internet, com um site institucional ou uma página na rede social, é apenas o primeiro passo.

É preciso mais para a empresa que aspira a diferenciação de suas marcas e quer se destacar digitalmente, tornando-se relevante para o seu público-alvo e entregando valor para encantar e fidelizar clientes.

Para isso, o marketing digital apresenta um amplo leque de possibilidades, que quando combinadas estrategicamente, são utilizadas pela empresa para aumentar sua visibilidade e relevância digital, bem como contribuir para alavancar as vendas.

Veja quais são essas estratégias de marketing digital que podem fazer a diferença no seu negócio.

Estratégias de marketing digital para ganhar visibilidade e aumentar as vendas

Website Responsivo

Atualmente, o smartphone se consolidou como o principal meio de acesso à Internet pelos brasileiros. Segundo o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, do IBGE, 92% dos domicílios brasileiros acessaram a internet por meio do celular, enquanto que 70% dos domicílios o fizeram através do computador.

Diante desse cenário, o website responsivo, ou mobile friendly, torna-se essencial para construção de uma forte presença na Internet. O site responsivo se adapta automaticamente em qualquer dispositivo, como computador, celular ou tablet.

Ele muda a aparência, disposição e priorização dos elementos do site, conforme o tamanho da tela, melhorando a experiência do consumidor. Além disso, o website responsivo é um dos fatores considerados pelo Google para classificação do site nos resultados de buscas.

Mídia paga online

A mídia paga online, ou link patrocinado, é uma estratégia de marketing digital interessante para as empresas que estão começando a construção de sua presença na Internet e que desejam alcançar seu público-alvo. Essa é uma forma rápida de atrair visitantes para o website ou redes sociais.

O Google Adwords é a ferramenta do Google para criação e gestão de campanhas pagas, por meio de anúncios que aparecem com destaque, logo no inicio da página, quando o consumidor realiza a busca de determinada palavra-chave.

Outra ferramenta interessante é o Facebook Ads, que possibilita a criação e gestão de campanhas pagas no Facebook de forma segmentada para seu público-alvo. Essas campanhas podem ter com objetivo aumentar as curtidas na página, divulgar uma oferta específica ou mesmo levar o consumidor para o website da empresa.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma estratégia muito utilizada pelas empresas que pretendem melhorar o posicionamento do seu website nos mecanismos de busca. Dessa forma, a empresa é mais facilmente encontrada pelo consumidor e passar a ter visitantes no site de forma orgânica.

O conteúdo que pode ser produzido abrange desde artigos para o blog da empresa, até ebooks, whitepapers, infográficos, templates e vídeos. É fundamental que esse conteúdo seja relevante e entregue valor para o público-alvo da empresa.

Adicionalmente, a produção de conteúdo tem como objetivo criar um relacionamento com os consumidores. Porém, para isso é preciso obter as informações de contato através de mecanismos como assinatura de newsletter ou páginas de captura para disseminação de ebooks ou outros materiais.

SEO – Search Engine Optimization

SEO ou otimização de mecanismos de busca, pode ser definido como um conjunto de técnicas que tornam o website da empresa mais fácil de ser “lido e compreendido” pelo Google, fazendo com que ele entenda que o conteúdo é relevante e o site é confiável.

Essas técnicas contribuem para geração de tráfego orgânico e gratuito para o website, bem como para aumentar a credibilidade da empresa perante seus consumidores.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para uma estratégia de marketing digital. Com ele, a empresa pode construir um relacionamento sistemático com sua base de contatos, ao oferecer informações de valor, dicas relacionadas aos seus produtos e serviços e ofertas promocionais.

Além disso, o e-mail marketing permite que a empresa mantenha contato frequente com seus possíveis compradores, criando proximidade e aumentando a retenção de clientes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia de marketing digital utilizada pelas empresas para entender o comportamento de compra do consumidor e construir um forte posicionamento na Internet, de modo a influenciar a decisão de compra do seu público-alvo.

Essa metodologia propõe a criação de uma relação de confiança com o público-alvo, através do marketing de conteúdo, atraindo os consumidores até a empresa. A partir disso, captura-se as informações de contato e mantem-se um relacionamento sistemático, conduzindo potenciais clientes até o momento ideal de compra.

O Inbound Marketing tem ajudado as empresas a atingirem inúmeros objetivos, como melhorar a penetração da marca, conseguir novos clientes e se posicionar como uma autoridade do setor. Este post apresenta alguns benefícios que essa metodologia pode trazer para a sua empresa.

Assim, a aplicação dessas estratégias de marketing digital, quando direcionadas aos objetivos de negócios da empresa e voltadas para atender às necessidades reais do consumidor moderno, contribuem significativamente para uma maior visibilidade da empresa na Internet, crescimento das vendas e, consequentemente, para construção de vantagem competitiva sustentada em seu mercado de atuação.

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