Chatbot: o que é e quais os benefícios para a minha empresa?

A tecnologia não para de evoluir e uma dessas possibilidades é a inteligência artificial. Embora em um primeiro momento ela pareça distante, existem muitas empresas que já contam com essas soluções e que têm visto resultados bem promissores, principalmente no que diz respeito ao atendimento e ao relacionamento com o público.

Entre essas possibilidades está o chatbot. Mas, você sabe o que ele é e, principalmente, de que maneira pode ajudar a sua empresa? Continue a leitura!

Chatbot: o que é?

Para explicar o que é o chatbot, basta pensar na Siri, da Apple. Ela é um programa capaz de interagir com as pessoas e ainda tomar várias ações, como fazer ligações, pesquisar algo na internet e até contar uma piada.

A Siri é um chatbot. Ou seja, um programa desenvolvido para simular uma conversa humana e até tomar algumas ações pré-estipuladas, podendo ser usado em diversas situações dentro de uma empresa, como no SAC e até na hora de responder a algumas dúvidas nas mídias sociais.

A grande sacada de um chatbot é que, mesmo que você faça uma pergunta de uma maneira não programada pelo sistema, ele conseguirá gerar uma resposta correta, garantindo a usabilidade.

Isso somente é possível graças ao uso da inteligência artificial, que pode ser mais ou menos complexa, dependendo do uso que o chatbot terá.

Quais as vantagens de usar um chatbot na empresa?

Como dissemos, um chatbot pode ser usado em muitos setores dentro de uma empresa e possui basicamente duas grandes vantagens: automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público.

Além disso, os chatbots estão disponíveis 24 horas, o que permite que o seu cliente consiga, por exemplo, abrir um chamado a qualquer momento do dia ou da noite, e até resolver algumas demandas mais simples, sem a necessidade de um funcionário.

Porém, é claro, ele não pode substituir o atendimento humano, já que existem demandas complexas que um chatbot não poderá resolver e corre-se o risco da imagem da sua empresa ficar manchada com algumas pessoas.

Maior possibilidade de relacionamento

O relacionamento mais intenso com os seus clientes é um dos principais benefícios do chatbot. Mas como isso funciona? Bem, com um chatbot você poderá enviar mensagens diretamente aos seus clientes ou futuros clientes, pelo Messenger, Skype ou outros aplicativos.

No marketing, os chatbots podem ser usados para gerar novos leads, melhorar o relacionamento, fechar uma venda e até dar uma atenção especial no pós-venda, ajudando a fidelizar a clientela.

Com o tempo, os chatbots podem “aprender” como se comunicar melhor com as pessoas, identificando os melhores horários para enviar as mensagens e até a maneira de formular as sentenças.

Onde posso usar um chatbot na empresa?

As possibilidades de uso dos chatbots são imensas. Veja algumas ideias.

Atendimento ao cliente

Os SACs são os que mais usam chatbots, principalmente para questões iniciais ou dúvidas muito comuns. Afinal, a maioria dos serviços de atendimento ao cliente possui dúvidas repetitivas e esses processos podem ser automatizados com inteligência artificial.

Porém, vale lembrar que em casos mais complexos, é fundamental a presença de um funcionário, completando o atendimento. Contudo, certamente esse funcionário gastará menos tempo, já que grande parte das dúvidas foram respondidas pelo chatbot.

Relacionamento com clientes e possíveis clientes

Dentro da área do marketing, os chatbots são muito importantes, principalmente se você trabalha com uma estratégia de inbound marketing ou marketing de conteúdo.

Os bots podem entreter seu público e oferecer muitos conteúdos para quem está começando a conhecer a sua empresa ou o seu nicho, interagindo com eles de uma maneira completamente diferente.

Falar diretamente com os usuários

Nem sempre seus clientes ou leads desejam instalar um aplicativo para poder falar com a sua empresa. Os chatbots são uma alternativa, funcionando como um verdadeiro canal de relacionamento aproveitando aplicativos de conversa que os usuários já possuem, como o Messenger do Facebook, o Telegram, o Gtalk e assim por diante.

Além disso, você reduz a curva de aprendizado. Ou seja, como as pessoas já conhecem esses aplicativos, as chances de elas interagirem com o seu robô aumentam, melhorando a usabilidade da tecnologia.

Compartilhar informações entre suas equipes

A comunicação interna também pode ser favorecida com o chatbot. Basta criar robôs com acesso restrito a equipes e integrá-los nos softwares de trocas de mensagens entre grupos fechados, por exemplo o Slack.

Nesse caso, você pode tanto criar conversas entre pessoas, como usar o chatbot para enviar respostas automáticas ou dados específicos, melhorando a comunicação entre as suas equipes, principalmente para quem trabalha com freelas ou remotos.

Automatizar as vendas

Embora esse cenário ainda não seja muito comum aqui no Brasil, lá fora ele já tem sido usado com bastante relevância.

Um exemplo é o Uber. Você pode solicitar um motorista enquanto conversa com outra pessoa pelo Messenger. Seu amigo poderá enviar um endereço pelo chat, você clica nele e solicita um motorista do Uber. Não é bacana?

No Brasil, algumas empresas já estão usando essa tecnologia. A Natura desenvolveu um chatbot para aumentar as vendas pelo Facebook, a Avon criou um programa focado nas futuras e atuais revendedoras e a Localiza Hertz permite que você alugue um veículo pela própria fan page no Facebook.

Você pode ainda usar um bot para:

  • marcar consultas/ horários, sincronizando-o com o Google Agenda;
  • vender de forma ativa, sincronizando o bot com o seu estoque e com plataformas de pagamento;
  • abrir atendimentos;
  • analisar estágios de funil para campanhas de inbound marketing;

Como você viu, existem inúmeras possibilidades de usar um chatbot no seu negócio. O importante é definir muito bem qual será o objetivo com o uso dessa tecnologia e pensar em qual tipo de chatbot você deverá investir.

Se a ideia é usá-lo para tarefas mais simples, é possível trabalhar com uma tecnologia baseada em perguntas pré-definidas e comandos fechados. Agora para questões mais complexas, como vendas e interações de marketing, é preciso de uma opção mais robusta e com respostas que variam de acordo com as interações do usuário.

Você gostou de saber mais sobre o chatbot? Conheça as melhores ferramentas de chatbot do mercado. Aproveite e compartilhe o nosso post com os seus amigos nas suas redes sociais!

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