Estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação para a maior parte das empresas.

Porém, é preciso entender que fazer uma boa gestão de redes sociais não envolve apenas criar publicações periódicas, mas sim desenvolver uma estratégia e um posicionamento, sabendo quais resultados esperar com essas ações.

Se você quer transformar a sua gestão de redes sociais e ter resultados mais expressivos, continue lendo este post e veja as dicas importantes que separamos.

A importância da estratégia na gestão de redes sociais

Antes de fazer o seu primeiro post é fundamental que você tenha uma estratégia clara e definida, sabendo quem são os seus clientes, em quais redes sociais eles estão, que tipo de conteúdo mais consomem e, acima de tudo, porque você está investindo nessa mídia.

Assim, comece definindo seus objetivos, que podem ser variados como:

  • aumentar o conhecimento da sua marca;
  • melhorar o engajamento com seu público-alvo;
  • conhecer melhor o seu cliente;
  • divulgar seus produtos e promoções;
  • aumentar a base de clientes e prospects;
  • desenvolver um canal de comunicação com seus clientes;
  • entre outros.

A partir daí pense quem são seus clientes e quais redes sociais essas pessoas mais usam. Por exemplo, se você é uma empresa B2B, ter uma ação mais forte e estratégica no LinkedIn pode ser muito mais interessante do que investir massivamente no Instagram que, embora seja a segunda rede social mais usada no Brasil, pode não ter relevância para o seu público.

E a única forma de conseguir descobrir isso é fazendo pesquisas, seja conversando diretamente com seus clientes e perguntando quais redes sociais eles mais usam, seja ainda de maneiras indiretas, como coletando informações com as suas equipes de vendas.

Defina o que, quando e como postar

Agora que você já definiu em quais redes sociais investir e quais são os seus objetivos, comece a pensar nos tipos de conteúdos que produzirá. Leve em consideração as preferências do seu público e também a rede social escolhida.

Se você for usar as suas redes sociais para gerar mais leads ou tráfego para o seu site, é uma ótima ideia postar links para seus conteúdos ricos ou para o seu blog, por exemplo.

Quem deseja começar a conhecer melhor seu público-alvo pode pensar em posts com perguntas, que ajudam a entender quem são e o que querem essas pessoas.

Você ainda poderá criar posts específicos sobre promoções ou até conteúdos virais pensando em formas de propagar ainda mais a sua marca, atraindo mais seguidores.

Lembre-se, contudo, que o principal objetivo de qualquer estratégia deve ser sempre criar engajamento com a sua marca. Assim pense em conteúdos que promovam essa interação e, claro, que tenham relação com quem curte sua marca.

Uma boa dica é a regra dos 80-20. Ou seja, produza 80% de conteúdo voltado para as necessidades e os dilemas do seu público-alvo e apenas 20% de conteúdo institucional.

Tenha frequência e poste nos horários certos

Não adianta criar uma estratégia e simplesmente abandonar as postagens. Para que você consiga ver os resultados é muito importante ter frequência, mas sem sobrecarregar o usuário.

Para quem tem um blog, divulgar esses conteúdos nas redes sociais pode ser uma ótima ideia para atrair mais tráfego e leads. Você pode postar um mesmo post blog 3 vezes em cada rede social, por exemplo, uma postagem no mesmo dia em que o blog post foi lançado, outra daqui uma semana, novamente daqui duas semanas e por último depois de 1 mês.

Claro que esses conteúdos devem ser evergreen, ou seja, aqueles sem “data de validade” e que podem ser acessados em qualquer data que continuarão informativos.

Além de postar frequentemente é importante também saber quais são os horários de maior movimento na sua página. Lembrando que não existe um horário padrão, já que isso dependerá muito das características do seu público.

Você pode descobrir essa resposta analisando as métricas das suas redes sociais. No Facebook Insights, por exemplo, é possível analisar os dias da semana e os horários em que seus seguidores estiveram mais conectados e programar suas postagens para esses momentos, aumentando as chances de visualização e de interação.

Interaja com o seu público

Uma gestão de redes sociais eficiente é aquela que sabe conversar com o seu público. Se alguém fez uma pergunta, é imprescindível dar uma resposta, bem como responder a todas as interações nos chats e também saber lidar com as críticas negativas que sempre podem surgir.

Se, por exemplo, alguém fizer um comentário ruim sobre uma experiência com a sua empresa, ao invés de apagá-lo, tente entender o que aconteceu e reverter a imagem negativa, como oferecendo desconto na próxima compra, frete grátis, entre outros atrativos e, claro, sempre se desculpando pelo ocorrido.

Deixar uma pergunta sem resposta pode mostrar que você não se preocupa com o seu público, algo ruim para a sua marca e a sua empresa. Evite também as respostas automáticas que são notadas de forma negativa pelo público.

Monitore suas redes sociais

Como saber se o valor investido está realmente trazendo resultados reais ao seu negócio? A melhor maneira é fazendo um monitoramento preciso de todas as suas redes sociais, acompanhando as métricas fundamentais para os seus objetivos.

Se um dos seus objetivos era gerar mais lead, você pode analisar via Analytics qual a origem do seu tráfego e entender quais redes sociais estão ajudando mais na sua estratégia.

Existem muitas outras métricas que você pode usar, como compartilhamento dos posts, engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos,etc.), número de vendas geradas por meio das promoções ou postagens, número de novos seguidores, acessos no site ou cadastros em uma landing page e assim por diante.

É sempre importante que essas métricas sejam analisadas de forma integrada. Por exemplo, pode ser que o número de novas curtidas em uma determinada rede social esteja aumentando sistematicamente, mas ela não tem contribuído para que mais pessoas acessem o seu site. Isso pode indicar que sua estratégia não está tão efetiva.

Pode ser ainda que essas pessoas que curtem sua página sejam de cidades ou até países distantes de onde você atende, o que pode significar problemas na hora de criar suas estratégias ou até seus anúncios.

Analisar continuamente as suas métricas indicará quais são seus erros e acertos e ajudará a deixá-las mais bem alinhadas com seus objetivos.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil fazer a sua gestão de redes sociais? Aproveite e baixe o nosso e-book sobre marketing no Facebook e torne suas estratégias ainda mais eficientes!

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