A Agendor é uma startup paulistana que comercializa um aplicativo de CRM e gestão comercial que hoje é bastante conhecido de diversos empresários. A solução permite organizar melhor os contatos, gerenciar as oportunidades de negócio e expandir as vendas.
Atualmente, a Agendor tem mais de 20 mil clientes espalhados por todo o país. Porém, até chegar a essa marca invejável, a empresa teve que passar por algumas mudanças – e entre elas está a adoção de um software de automação para o inbound marketing.
O resultado? Um aumento expressivo de 300% no número de novos clientes. E as metas não param por aí: agora a Agendor quer conseguir um aumento de mais de 500% nesses números. Quer saber como isso foi possível? Continue a leitura!
O problema da Agendor
Mesmo com um bom produto, a Agendor não conseguia captar de forma adequada clientes. Em 2011, eles começaram a investir em uma estratégia de marketing de conteúdo, visando informar e educar a sua clientela sobre a solução que eles apresentavam.
O problema é que a empresa não conseguia segmentar os leads cadastrados no blog e na newsletter, e nem automatizar as suas ações de marketing, tornando esses leads pouco úteis na estratégia de marketing e não conseguindo convertê-los em vendas.
Isso é algo muito comum com quem começa a investir em inbound marketing, acreditando que apenas gerar conteúdo frequentemente e de qualidade fará todo o trabalho – o que não é verdade.
Por isso, o pessoal da Agendor notou que precisava de uma ferramenta que proporcionasse uma automação de marketing, segmentando esses leads pelo funil de vendas e disparando automaticamente e-mails, fazendo a nutrição correta e passando os leads de fundo de funil para as equipes de vendas.
A automação de inbound marketing como solução
A solução encontrada foi investir em uma plataforma que proporcionasse a automação de inbound marketing, no caso usando a RD Station. Porém, a escolha e a transação para esse software não foi simples.
Júlio Paulillo, co-fundador da Agendor, contou ao site da RD que, mesmo na fase de contratação, ainda existiam dúvidas se o software realmente auxiliaria nas demandas da empresa e se permitira a Agendor ter um controle maior dos seus leads.
Mas, com o uso da plataforma, eles conseguiram:
- gerenciar todas as ações de marketing;
- acompanhar a evolução dos leads dentro do funil de vendas;
- automatizar as ações de marketing, como o disparo de e-mails;
- ter acesso a informações importantes sobre esses leads, tornando suas ações mais bem direcionadas.
Outra mudança foi o uso de materiais ricos com landing pages específicas, como e-books, whitepapers e webinars. Com essa ação, a captação de leads se tornou mais assertiva, facilitando na hora de segmentar os leads e começar a nutri-los, direcionando-os dentro do funil de vendas.
Assim, quando um lead se cadastra para receber um e-book sobre determinado tema, automaticamente ele já é enquadrado em uma das “linhas” da empresa e passa a receber conteúdos relacionados apenas com a sua área de interesse, melhorando o relacionamento entre o lead e a empresa e aumentando as chances de conversão.
A nutrição de leads também passou a ser feita de forma automática, com disparos de e-mails segmentados com sugestões de blogposts, cursos, e-books e outros conteúdos que vão proporcionando mais conhecimento sobre o tema ao lead – até que ele esteja pronto para ser passado à equipe de vendas.
Quando esse lead chega ao time de vendas, esses profissionais têm acesso a um número muito maior de informações, como as “linhas” e os “produtos ou serviços” que ele mais se interessa, tornando mais fácil o processo de compra.
A ferramenta ainda permitiu que a equipe da Agendor conseguisse ter uma visão centralizada de todas as suas ações de marketing, entendendo quais estão trazendo melhores resultados e evitando perder dinheiro investindo nas que não trazem retorno.
Resultados: 300% mais clientes e metas ainda mais ousadas
Após investir na automação de inbound marketing associado a um bom trabalho de marketing de conteúdo, a Agendor conseguiu resultados expressivos, aumentando em 300% a sua base de clientes.
Outro benefício citado pelo time é a redução do ciclo de vendas, que agora tem um tempo 300% menor. E isso só foi possível porque as soluções tecnológicas permitiram a empresa entender exatamente qual era o seu ciclo de vendas e assim torná-lo mais otimizado.
No final, a Agendor conseguiu desenvolver uma verdadeira máquina de vendas, com ações importantes na captação, segmentação e nutrição dos leads, melhorando a sua base de clientes e tornando o momento de abordagem dos vendedores mais preciso, o que traz uma taxa de conversão mais alta.
Apesar de todos esses benefícios, o pessoal da Agendor não pensa em parar por aí. A meta, agora, é aumentar em 500% a base de clientes, com um crescimento 5 vezes superior ao ano anterior.
E, claro, que para isso eles vão continuar investindo em estratégias de inbound marketing.
Como o inbound marketing pode ajudar a minha empresa?
A Agendor não é um case isolado de sucesso. Assim como ela, existem inúmeras empresas grandes e pequenas aumentando as suas vendas com o inbound marketing, afinal, a maior parte dos consumidores hoje busca por informações na internet – e saber captar o contato dessas pessoas e contatá-las de forma adequada é fundamental para o sucesso.
Com o inbound marketing, você poderá:
- melhorar a penetração da sua marca;
- tornar a sua empresa uma autoridade dentro do seu setor;
- expandir a sua base de clientes;
- conquistar clientes de diversas partes do país e do mundo;
- melhorar o relacionamento com os seus clientes;
- criar uma base de clientes fiéis e que falam bem da sua marca e da sua empresa indicando seus produtos e serviços;
- ter mais controle sobre todas as suas ações de marketing;
- investir melhor o seu recurso para o marketing, reduzindo os seus custos e tendo mais retorno;
- aumentar as suas vendas.
Já está convencido de que o inbound marketing é a solução que faltava no seu negócio? Então conheça um pouco mais da nossa metodologia e dos nossos serviços e traga a sua marca para uma parceria de sucesso!